- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por
Ricardo Portilho Proni.
-
AutorPosts
-
25 de agosto de 2008 às 7:05 pm #82503
klarc
ParticipanteComo deletar datafiles de uma tablespace sem precisar reiniciar o banco?
Eu fiz o seguinte:
Alter database datafile “/u01/dados/dat01.dbf” offline drop;
Depois deletei os dados fisicamente.Só que há um problema, quando eu faço a consulta
select name from v$datafile;os datafiles que deletei continuam sendo referenciados pelo banco.
Há alguma forma de remover os datafiles?
Grato
Saulo Alencar25 de agosto de 2008 às 7:13 pm #82504vieri
ParticipanteDROP TABLESPACE tablespace_name INCLUDING CONTENTS AND DATAFILES ;
ta arriscado vc levar um exceptions no drop da tablespace que vc apagou um datafile a “marretada” rs .
abços grupo GPO!
25 de agosto de 2008 às 7:33 pm #82505Marcio68Almeida
Participante[quote=”vieri”:237tlnu1]DROP TABLESPACE tablespace_name INCLUDING CONTENTS AND DATAFILES ;
[/quote]
Precisa ver se ele tem a intenção de remover a tablespace ou apenas o datafile que compôe a tablespace…
O fato de estar registrado não quer dizer que seja um problema…
Está impactando em algo ??25 de agosto de 2008 às 9:35 pm #82506vieri
ParticipanteEstá bem continue apoiando usuários deletar datafiles na mão…
😯 8)Quanto a dropar toda tablespace é uma obviedade para uma pessoa que está administrando ORACLE que irá perder todos datafiles.
8)
➡
25 de agosto de 2008 às 9:55 pm #82507Marcio68Almeida
Participante[quote=”vieri”:qf7z6vxs]Está bem continue apoiando usuários deletar datafiles na mão…
Quanto a dropar toda tablespace é uma obviedade para uma pessoa que está administrando ORACLE que irá perder todos datafiles.
[/quote]
Não apoio pessoas inesperientes a fazer “coisas” na mão, pois é perigoso…
Nem tudo o que é óbvio para nós é tão claro assim para quem está chegando agora… Neste caso, podem acreditar que, se a tablespace for destruída os dados serão remanejados para outra tablespace…
Por mais absurdo que isso possa parecer, já ouvi essa pergunta, portanto não despreso nenhum absurdo…
🙄26 de agosto de 2008 às 6:31 pm #82511vieri
ParticipantePensando por esse ponto de vista você tem razão Márcio.
Oque me irrita é empresas ecomizarem em DBA’s, colocando o pobre coitado do programador pra tomar surrar em Oracle.
Tenho o maior prazer de ajudar quem está começando.
Mas o minimo que essas empresas poderiam fazer é contratar uma consultoria pra fazer uma visita uma vez na semana. Até mesmo para as pessoas que não sabem Oracle adquirir expertise.
não concorda ?abraçoss
26 de agosto de 2008 às 9:48 pm #82522Marcio68Almeida
ParticipanteConcordo plenamente, estou montando minha empresa de consultoria em Bancos de Dados que é para suprir essas necessidades…
10 de outubro de 2008 às 4:48 pm #83137klarc
Participante[quote=”vieri”:3imaaocl]Pensando por esse ponto de vista você tem razão Márcio.
Oque me irrita é empresas ecomizarem em DBA’s, colocando o pobre coitado do programador pra tomar surrar em Oracle.
Tenho o maior prazer de ajudar quem está começando.
Mas o minimo que essas empresas poderiam fazer é contratar uma consultoria pra fazer uma visita uma vez na semana. Até mesmo para as pessoas que não sabem Oracle adquirir expertise.
não concorda ?abraçoss[/quote]
Bom dia.
Obrigado a todos pelas respostas.
Mas o meu objetivo é excluir apenas um datafile que foi criado com a nomenclatura errada e que nao precisará ser usado.
Há alguma forma de REMOVER APENAS O DATAFILE DENTRE MUITOS da tablespace??Desde ja agradeço.
11 de outubro de 2008 às 3:13 pm #83155Ricardo Portilho Proni
ParticipanteSe alguma vez esse datafile teve dados, ou seja, se vc criou dados na tablespace após a criação deste datafile, vc NÃO poderá apaga-lo, só a tablespace inteira.
Se o problema for espaço em disco, tente dar um RESIZE nele.
ALTER DATABASE DATAFILE ‘/caminho/do/datafile.dbf’ RESIZE 1GB; -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.