Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 2 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    klarc
    Participante

Como deletar datafiles de uma tablespace sem precisar reiniciar o banco?

Eu fiz o seguinte:

Alter database datafile “/u01/dados/dat01.dbf” offline drop;

Depois deletei os dados fisicamente.Só que há um problema, quando eu faço a consulta
      select name from v$datafile;

os datafiles que deletei continuam sendo referenciados pelo banco.

Há alguma forma de remover os datafiles?

Grato
      Saulo Alencar

vieri
      Participante

DROP TABLESPACE tablespace_name INCLUDING CONTENTS AND DATAFILES ;

ta arriscado vc levar um exceptions no drop da tablespace que vc apagou um datafile a “marretada” rs .

abços grupo GPO!

Marcio68Almeida
        Participante

[quote=”vieri”:237tlnu1]DROP TABLESPACE tablespace_name INCLUDING CONTENTS AND DATAFILES ;
          [/quote]
          Precisa ver se ele tem a intenção de remover a tablespace ou apenas o datafile que compôe a tablespace…
          O fato de estar registrado não quer dizer que seja um problema…
          Está impactando em algo ??

vieri
          Participante

Está bem continue apoiando usuários deletar datafiles na mão…
            😯 8)

Quanto a dropar toda tablespace é uma obviedade para uma pessoa que está administrando ORACLE que irá perder todos datafiles.

8)

Marcio68Almeida
            Participante

[quote=”vieri”:qf7z6vxs]Está bem continue apoiando usuários deletar datafiles na mão…

Quanto a dropar toda tablespace é uma obviedade para uma pessoa que está administrando ORACLE que irá perder todos datafiles.
              [/quote]
              Não apoio pessoas inesperientes a fazer “coisas” na mão, pois é perigoso…
              Nem tudo o que é óbvio para nós é tão claro assim para quem está chegando agora… Neste caso, podem acreditar que, se a tablespace for destruída os dados serão remanejados para outra tablespace…
              Por mais absurdo que isso possa parecer, já ouvi essa pergunta, portanto não despreso nenhum absurdo…
              🙄

vieri
              Participante

Pensando por esse ponto de vista você tem razão Márcio.
                Oque me irrita é empresas ecomizarem em DBA’s, colocando o pobre coitado do programador pra tomar surrar em Oracle.
                Tenho o maior prazer de ajudar quem está começando.
                Mas o minimo que essas empresas poderiam fazer é contratar uma consultoria pra fazer uma visita uma vez na semana. Até mesmo para as pessoas que não sabem Oracle adquirir expertise.
                não concorda ?

abraçoss

Marcio68Almeida
                Participante

Concordo plenamente, estou montando minha empresa de consultoria em Bancos de Dados que é para suprir essas necessidades…

klarc
                  Participante

[quote=”vieri”:3imaaocl]Pensando por esse ponto de vista você tem razão Márcio.
                    Oque me irrita é empresas ecomizarem em DBA’s, colocando o pobre coitado do programador pra tomar surrar em Oracle.
                    Tenho o maior prazer de ajudar quem está começando.
                    Mas o minimo que essas empresas poderiam fazer é contratar uma consultoria pra fazer uma visita uma vez na semana. Até mesmo para as pessoas que não sabem Oracle adquirir expertise.
                    não concorda ?

abraçoss[/quote]

Bom dia.

Obrigado a todos pelas respostas.
                    Mas o meu objetivo é excluir apenas um datafile que foi criado com a nomenclatura errada e que nao precisará ser usado.
                    Há alguma forma de REMOVER APENAS O DATAFILE DENTRE MUITOS da tablespace??

Desde ja agradeço.

Ricardo Portilho Proni
                    Participante

Se alguma vez esse datafile teve dados, ou seja, se vc criou dados na tablespace após a criação deste datafile, vc NÃO poderá apaga-lo, só a tablespace inteira.

Se o problema for espaço em disco, tente dar um RESIZE nele.
                      ALTER DATABASE DATAFILE ‘/caminho/do/datafile.dbf’ RESIZE 1GB;

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.