- Este tópico contém 15 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 1 mês atrás por
DBA_LUCAS.
-
AutorPosts
-
19 de janeiro de 2012 às 6:06 pm #102536
DBA_LUCAS
ParticipanteBoa tarde Amigos ,
Estou precisando fazer uma comunicação entre dois bancos de dados distintos, preciso fazer a integração entre um banco de dados ORACLE e um banco de dados SQL SERVER , onde meu banco de dados ORACLE ira inserir dados no banco de dados SQL SERVER.
Alguem sabe me dizer uma forma para fazer isso ?
Obrigado,
att,
19 de janeiro de 2012 às 6:28 pm #102537rman
Participante@DBA_LUCAS
Não sabia que era possível via dblink, mas pesquisando um pouco tem a solução dblink + odbc.
Segue um artigo com maiores detalhes.
http://www.dba-oracle.com/t_database_li … oracle.htm
Nunca fiz o procedimento, se der certo da um retorno.
19 de janeiro de 2012 às 7:21 pm #102538leandrolbs
Participantea um bom tempo executei esse procedimento. funciona perfeitamente na epoca era server2005 e 10g;
Se pesquisar no nosso forum encontrara cases iguais e com sucesso
19 de janeiro de 2012 às 8:41 pm #102539DBA_LUCAS
ParticipanteMe ajuda nessa entao leandro , ja que você ja fez uma vez… os passos são:
- Instalar o Oracle drivers ODBC no servidor (o seu banco de dados Oracle local) que irá acessar o banco de dados SQL Server remoto usando o link banco de dados
***Ja instalei o oracle database 11G
- Configurar a conexão ODBC no banco de dados Oracle local usando o Windows ODBC Data Source Administrator
***????
- Testar os drivers ODBC para garantir que a conectividade é feita ao banco de dados SQL Server.
***????
- Garantir que o seu parâmetro global_names é definida como False.
***????
- Configurar os serviços do Oracle Heterogêneos através da criação de um arquivo initodbc.ora no banco de dados Oracle.
***????
- Modificar o arquivo Listener.ora.
SID_NAME é o DSN para o banco de dados remoto.
ORACLE_HOME é o real caminho do arquivo da Oracle casa.
PROGRAMA diz Oracle para utilizar os serviços heterogêneos.SID_LIST_LISTENER =
(SID_LIST =
(SID_DESC =
(SID_NAME=Cas30C) — Enter the DSN on this line
(ORACLE_HOME = c:oracle10gdb) — Enter your Oracle home on this line
(PROGRAM = hsodbc) ) )***O que é o DSN ? Meu oracle home é a pasta do oracle tipo c:Oracle ?
- Modify the Tnsnames.ora file. This is the Oracle database installation accessed by the users to connect to the ODBC drivers
(DESCRIPTION=
(ADDRESS_LIST=
(Address=(PROTOCOL=TCP)
(HOST=
— (Server x)
(PORT=1521))) — Enter the port on which the server x Oracle installation
— is listening
(CONNECT_DATA=(SID=Cas30c)) – Enter the DSN name
(HS=OK) — Enter this value. It tells Oracle to use hetergeneous services
)***Continuo sem saber o que é DSN .
- Atualizar o Listener em banco de dados Oracle locais.
***????
- Criar um link de banco de dados sobre a instalação do Oracle locais que acessa a conexão heterogêneos, que, por sua vez, se conectar ao SQL Server.
***???
- Executar uma instrução SQL Server select a partir da instalação do Oracle usando o link banco de dados.
***???
Preciso muito resolver isso …
19 de janeiro de 2012 às 9:06 pm #102540Regis Araujo
Participante@DBA_LUCAS
Cara.. DSN é o nome que vc deu para a conexão com ODBC, quando vc vai no “administrador de fontes de dados ODBC” vc cria uma conexão usando o driver ODBC para o SqlServer.. e lá vc da um nome para ela.. será este nome que vc vai colocar onde pede o DSN.
DSN => Data Source Name
- Configurar a conexão ODBC no banco de dados Oracle local usando o Windows ODBC Data Source Administrator
R: Caminho Windows: Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Fontes de Dados (ODBC) -
Testar os drivers ODBC para garantir que a conectividade é feita ao banco de dados SQL Server.
R: Quando vc criar uma conexão ODBC vc tem a opção de realizar um teste de conexão.. colocando usuário e senha..!! -
Garantir que o seu parâmetro global_names é definida como False
R: Show parameter global_names
alter system set global_names=false;
*Garanta q isto não irá afetar o funcionamento de algum dblink q haja no seu ambiente…
Lucas, somente lembrando que o Transparent Gateway é uma option do Oracle.. então vc tem q garantir q esta opção esteja instalada no banco…
Uma maneira mais facil é vc fazer o inverso.. conectar do SqlServer ao Oracle..!!
Abraços..!
19 de janeiro de 2012 às 9:34 pm #102541leandrolbs
Participanteseria legal utilizar nosso forum como fonte de pesquisa tbm..
acho que achará os caminhos…
https://profissionaloracle.com.br/module … =sqlserver
19 de janeiro de 2012 às 11:02 pm #102547burga
ParticipanteSó no item 7, você terá que trocar o hsodbc por dg4odbc, pois está utilizando o 11g.
20 de janeiro de 2012 às 3:16 pm #102559DBA_LUCAS
ParticipanteEu criei o DSN para uma base de dados sql server e realizei o teste de conexão que concluiu com exito , qual o proximo passo ?
20 de janeiro de 2012 às 3:17 pm #102560DBA_LUCAS
ParticipanteComo crio o initodbc.ora ?
23 de janeiro de 2012 às 4:22 pm #102571diegolenhardt
Participanteoutra solução só pra constar, seria fazer com java-source procedure
😀
23 de janeiro de 2012 às 4:50 pm #102572DBA_LUCAS
ParticipanteContinuo sem saber como cria o INITODBC.ORA , alguem pode me ajudar ?
23 de janeiro de 2012 às 4:50 pm #102573DBA_LUCAS
ParticipanteContinuo sem saber como cria o INITODBC.ORA , alguem pode me ajudar ?
23 de janeiro de 2012 às 5:09 pm #102574rman
Participante@DBA_LUCAS
INITODBC.ORA não é o arquivos de parâmetros de inicialização do banco ? No artigo a instancia deve ser chamar ODBC.
2 de fevereiro de 2012 às 7:15 pm #102663DBA_LUCAS
ParticipanteTem sim, se for , fiquei na duvida pois o arquivo é INITORCL.ORA , mas o que eu modifico dentro dele ?
2 de fevereiro de 2012 às 7:25 pm #102664rman
Participante@DBA_LUCAS
Segue o passo a passo detalhado de cada item:
http://www.dba-oracle.com/t_heterogeneo … server.htm
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.