- Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 2 meses atrás por
neves07.
-
AutorPosts
-
21 de dezembro de 2010 às 10:05 pm #97392
neves07
ParticipantePessoal,
Estou com o seguinte dilema, tenho duas instâncias criadas em minha máquina e estou acessando via tnsname.ora, quando realizo a conexão no sqlplus (Ex.: sqlplus sys@orcl as sysdba) consigo me conectar normalmente, entretanto quando já estou logado e tento mudar para qualquer usuário (Ex.: conn system) recebo o seguinte erro:
SQL> conn system
Enter password:
ERROR:
ORA-12162: TNS:net service name is incorrectly specifiedPara mim não é interessante setar o ORACLE_SID no .bashrc ou profile, pois tenho 2 instâncias e hora estou me conectando com orcl e outra hora estou conectado com o orcl2.
Já verifiquei alguns parametros no tnsnames.ora, sqlnet.ora e no listener.ora para ver se ajudava, mas não obtive sucesso.
Segue minha configuração no tnsname.ora:
ORCL =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = xxx.xx.xx.xx)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVER=DEDICATED)
(SERVICE_NAME = orcl)
(SID=orcl)
(INSTANCE_NAME=orcl)
(GLOBAL_NAME=orcl)
)
)ORCL2 =
(DESCRIPTION =
(CONNECT_DATA =
(SERVER=DEDICATED)
(SERVICE_NAME = orcl2)
(SID=orcl2)
(INSTANCE_NAME=orcl2)
(GLOBAL_NAME=orcl2)
)
)Alguém poderia me dar uma força para ver se é possível executar este tipo de conexão?
Obrigado!
21 de dezembro de 2010 às 10:09 pm #97393Ishii
ParticipanteOlá,
Como você tem outra configuração no tnsnames.ora você tem que informar então qual alias está se referindo:
conn system@orcl
Enter password:Ou
conn system@orcl2
Enter password:Acho que não tem como saber sem informar qual SID está sendo redirecionado…
[]s Ishii
21 de dezembro de 2010 às 10:17 pm #97394neves07
ParticipanteIshii,
O que eu acho estranho é que existem certas configurações no tnsnames.ora e elas parecem que não são reaproveitadas nesta nova conexão sem passar o alias(@SID).(SERVICE_NAME = orcl)
(SID=orcl)
(INSTANCE_NAME=orcl)
(GLOBAL_NAME=orcl)[ ]’s
21 de dezembro de 2010 às 10:27 pm #97395Ishii
ParticipanteOlá,
O Alias que me refiro é o do tnsnames.ora
PODIASERQQ1 =
(DESCRIPTION =
(CONNECT_DATA =
(SERVER=DEDICATED)
(SERVICE_NAME = orcl)
(SID=orcl)
(INSTANCE_NAME=orcl)
(GLOBAL_NAME=orcl)
)
)Nesse caso a conexão ficaria
conn system@podiaserqq1
Enter PasswordEsse alias apenas se refere ao que vem após o sinal de “=” e a cada nova conexão deve ser informado.
[]s Ishii
21 de dezembro de 2010 às 10:47 pm #97397neves07
ParticipanteOpa,
Sim concordo contigo, o alias pode ser qualquer um. Mas ainda continuo com a mesma dúvida, se eu posso ou não fazer essa conexão interna após já ter me conectado via tnsnames.
Obrigado.
21 de dezembro de 2010 às 11:05 pm #97398rwarstat
ParticipanteNeves,
Quando no tnsnames.ora tu possui mais de uma instância configurada e deseja se conectar em qualquer uma das instâncias, é obrigatório colocar o alias dessa conexão.
[]´s
Roberto21 de dezembro de 2010 às 11:16 pm #97399Sousa04
ParticipanteO esquema é passar a string mesmo.
$ sqlplus /nolog
SQL*Plus: Release 10.2.0.1.0 – Production on Ter Dez 21 17:04:05 2010
Copyright (c) 1982, 2005, Oracle. All rights reserved.
SQL> connect sgdcp
Enter password:
ERROR:
ORA-12162: TNS:net service name is incorrectly specifiedWarning: You are no longer connected to ORACLE.
SQL> connect sgdcp@desenv
Enter password:
Connected.
SQL>22 de dezembro de 2010 às 2:23 pm #97400leandrolbs
Participanteacho que entendi sua duvida:
Você já está logado:
SQL> conn sys@alias as sysdba
Conectado.
SQL>
Depois disto, vc quer trocar de usuário, e conectar novamente zsem informar o @alias certo?!…não tem jeito.
SQL> disco;
Desconectado do Oracla DataBase.....[...]
SQL> conn system@alias
SQL>
22 de dezembro de 2010 às 5:20 pm #97412neves07
ParticipanteOpa,
Acredito que realmente é necessário passar o alias do tnsnames, mesmo depois de conectado, pois assim fica claro a identificação para qual das instâncias vai ser concluída a conexão, sendo que dentro do arquivo tnsnames.ora é possivel se conectar com qualquer um dos aliases, e possivelmente senão for passado este parametro a conexão não vai entender para qual dos aliases você está querendo.
Agradeço a todos pelas respostas!!!
😀
Abraços
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.