Pular para o conteúdo
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    bbarroso
    Participante

Prezados

Alguém poderia me ajudar, pois aqui na empresa tenho várias instâncias pois o TNS NAMES está configurado local, e queria colocar na rede para facilitar a administração, no ORACLE 9i eu consegui pois alterei no REGEDIT a SEQUENCIA NET 80 apontando para a rede, mais na ORACLE 10G não estou conseguindo.

Bruno Soares Barroso

Participante

Bruno, boa tarde!

Só para eu entender sua dúvida.. vc quer que o TNSNAMES das máquinas Client seja um unico para qualquer que seja a versão do seu banco/Instância correto?

Se for isto, basta vc configurar seu TNSNAMES com as informações de cada Instância…

SRV_BANCO8I =
        (DESCRIPTION =
        (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Server8i)(PORT = 1521))
        )
        (CONNECT_DATA =
        (SERVICE_NAME = BANCO8I)
        )
        )

SRV_BANCO9I =
        (DESCRIPTION =
        (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Server9i)(PORT = 1521))
        )
        (CONNECT_DATA =
        (SERVICE_NAME = BANCO9I)
        )
        )

SRV_BANCO10G =
        (DESCRIPTION =
        (ADDRESS_LIST =
        (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Server10g)(PORT = 1521))
        )
        (CONNECT_DATA =
        (SERVICE_NAME = BANCO10G)
        )
        )

Lembrando que você terá dificuldade dependendo da versão do client oracle que você tiver instalado nas suas máquinas client…

Abraços…

David Siqueira
        Participante

Se não for isso que o Regis disse, crie uma variavel de ambiente chamada TNS_ADMIN, aponte ela pra um local de rede comum a todos os seus clients e coloque um arquivo de TNSNAMES padrão com as entradas corretas nesse mesmo diretório, com isso você não precisa configurar individualmente os TNSNAMES.ORA das maquinas, basta que todos enxerguem esse diretório compartilhado e que tenham a variavel TNS_ADMIN em suas máquinas.

Abcs.

David.

bbarroso
          Participante

Cara,

é isso mesmo que eu quero mais já criei variavel de sistema e de usuario mais nao deu certo será que tem alguma coisa no registro que tenho que alterar?

Bruno Soares Barroso

[quote=”Drbs”:1it46c6o]Se não for isso que o Regis disse, crie uma variavel de ambiente chamada TNS_ADMIN, aponte ela pra um local de rede comum a todos os seus clients e coloque um arquivo de TNSNAMES padrão com as entradas corretas nesse mesmo diretório, com isso você não precisa configurar individualmente os TNSNAMES.ORA das maquinas, basta que todos enxerguem esse diretório compartilhado e que tenham a variavel TNS_ADMIN em suas máquinas.

Abcs.

David.[/quote]

Rodrigo Almeida
            Participante

O que o David acabou de sugerir é um modo de realizar essa tarefa.

Acrecente apenas a variável HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREORACLETNS_ADMIN e passar o caminho que quer ler o TNSNAMES.ORA compartilhado. Resolve o seu problema.

Mas, caso queira realizar essa tarefa para melhor administrar as entradas de TNSNAMES, seja por novos bancos de dados, alterações de IP, HOSTNAME, portas e etc, sugiru a implementação de LDAP na sua rede e posteriormente configurar o Oracle Directory (Antigo Oracle Names) para facilitar isso e não precisa mexer nos clientes, apenas no arquivo sqlnet.ora uma única vez.

Se optar em utilizar a variável no REGEDIT, deverá colocar esse script no netlogon do usuário de rede para todos pegarem o valor de tnsnames ou criar um batch e executar na máquina do usuário para incluir o registro.

Abraços,
              Rodrigo Almeida

bbarroso
              Participante

Eu já testei também, mais mesmo assim não funciona, nem consigo conectar pelo sqlplus.

Bruno Soares

[quote=”alphamek”:8vmvpjgu]O que o David acabou de sugerir é um modo de realizar essa tarefa.

Acrecente apenas a variável HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREORACLETNS_ADMIN e passar o caminho que quer ler o TNSNAMES.ORA compartilhado. Resolve o seu problema.

Mas, caso queira realizar essa tarefa para melhor administrar as entradas de TNSNAMES, seja por novos bancos de dados, alterações de IP, HOSTNAME, portas e etc, sugiru a implementação de LDAP na sua rede e posteriormente configurar o Oracle Directory (Antigo Oracle Names) para facilitar isso e não precisa mexer nos clientes, apenas no arquivo sqlnet.ora uma única vez.

Se optar em utilizar a variável no REGEDIT, deverá colocar esse script no netlogon do usuário de rede para todos pegarem o valor de tnsnames ou criar um batch e executar na máquina do usuário para incluir o registro.

Abraços,
                Rodrigo Almeida[/quote]

Participante

Salve Senhores.. Boa tarde..

Desculpe a demora.. esta corrido aqui no trampo…

Bom Bruno.. vc quer um diretório de TNSNAMES único.. entendi..

Bom.. faltou apenas mais uma observação na informação que o David e o Rodrigo passaram.. Você deve fazer assim…

Dento do Regedit.. HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREORACLEHOME0-> botão direito do mouse.. Novo->Valor da Sequencia.. ai vc adiciona o TNS_ADMIN.. depois da um duplo click na chave TNS_ADMIN e adiciona o caminho do seu TNSNAMES da rede…

Ahh.. no meu regedit a “pasta” é HOME0 .. ve como está no seu.. é a mesma “pasta” que tem o SQLPATH, ORACLE_HOME_NAME.. ORACLE_HOME_KEY…

Abraços..

David Siqueira
                  Participante

Boa Regis, esses são os passos parceiro, se vc tiver mais de uma Oracle Home na sua máquina , antes de mudar no regedit identifique a qual pasta ela pertence e adicione o VALOR DE SEQUENCIA como o Regis orientou.

Abcs.

David

Participante

Opa.. Valeu David..

Só para complementar a informação do David… Para consultar a qual pasta ele pertence.. va dentro do diretório ORACLE_HOME/bin/oracle.key este é um arquivo tipo reg.. vai estar escrito apenas assim..

SOFTWARE/ORACLE/HOME”x”

Onde o “x” será o complemento do seu home… no regedit…

Abraços..

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.