Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    leo_jf
    Participante

Falar nisto, alguem poderia tirar uma duvida:
      tenho 3 colunas: cpnj, cpf e tipo
      Quero criar uma constraint, não uma trigger, para que qdo a pessoa digitar tipo =1 ( cpnj) a coluna de cpf fica desabilitada.
      Alguém ja fez isto, ou sabe se tem como fazer?
      Pergunto isto pq um usuário, sem é um usuario chato, quer fazer isto mas gostaria que fosse através de constraint.
      Alguém sabe?

Marcio68Almeida
      Participante

Isso que você está falando é programação de FORMs e não de banco…
        A menos que não tenha entendido sua questão…

leo_jf
        Participante

Sim! Em forms é bem simples.
          Mas o cliente quer saber se ele consegue fazer esta validação por constraint
          Ex: contraint teste ( cnpjf = 1) …
          Mas se eu fizer um “if” na constraint da erro.
          O que quero eh que a constraint habilite ou desabilite as colunas cnpj ou cpf dependendo do que eu colocar na coluna tipo.
          Maior viagem isto, eu acho que é impossivel mas não custa eu tentar, via forum, se eh possivel tal loucura.

DanielB
          Participante

Forms es una herramienta de desarrollo(desenvolvimento) de software orientada a eventos cuyo lenguaje de programacion base es el pl/sql.
            Para que se produzcan efectos de deshabilitacion de columnas a nivel de digitacion de datos se debe resolver mediante programcion pl y los eventos que forms proporciona(triggers de forms en este caso)
            Las constraints son restricciones de integridad a nivel de la base de datos, que validan o referencias o checks, pero eso no inhabilita o habilita el ingreso de campos en una pantalla(janela) de ingreso de datos.
            Lo unico que se puede hacer con constraints es impedir determinados valores de datos en los campos a los cuales afecta la constraint, idem comn triggers de la base.
            Entiendo que estas manejando dos conceptos bien distintos.
            Espero haber sido claro

leo_jf
            Participante

Bom dia Daniel,
              no hablos espanhol muito bem não.
              Poderia escrever em inglês, por favor.
              Do you speak english?

DanielB
              Participante

vou tentar en mal portugues e muito de portuñol(portunhol)
                Forms e uma ferramenta pra desenvolvemento de software.
                O lenguaje de programaçao e Pl/SQL.
                E orientada a eventos(events). Pra que vc possa desabilitar colunas tem que programar seus triggers, issa e a forma de fazer as cossas no forms.
                As constraints sao restriçoes de integridade, a nivel do banco do dados, mais nao ai manera de com uma constraint desabilitar colunas (items) no forms. Sao coisas diferentes. Umas no banco do dados, outra na aplicaçao forms. Uma cosa e programaçao de navegaçao, que e a cosa que vc quer e outra e as restriçoes no banco. Sao independientes. Desculpe meu idioma, mais meu ingles e ruim tb.
                Espero haber quitado sua duda

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.