Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 3 meses atrás por edersondesouza.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Doug
    Participante

Galera, a empresa para qual eu trabalho tem um cliente que possui duas bases de dados…
      Uma para desenvolvimento e outra para produção..
      Não sei o que o cara lá queria fazer, só sei que ele pegou os control files de produção e os jogou para desenvolvimento, sendo assim ele sobrepos os arquivos do desenvolviomento, e sendo assim, o bd nao sobe mais.
      Alguem poderia me dar uma dica do que pode ser feito para recuperar esses arquivos, ou sera que ele perdeu a base de dados ????

obs- ele ñ faz backup do banco de desenvolvimento…….

abs….

Marcio68Almeida
      Participante

Primeira coisa a fazer é colocar o cara num pelourinho e encher ele de chicotadas…
        Os arquivos de control files são os que indicam em que posição o banco se encontra naquele instante…
        Não havendo backup, fic aum pouco mais complicado…
        você pode retirar os arquivos de control files existentes, pois nada tem a ver com o banco..
        tente iniciar o banco NOMOUNT
        veja que erro que dá…
        sei que há uma maneira de recuperar o controlfile…

Doug
        Participante

blz…. vou tentar e mando o resultado ….

seria possivel eu fazer import da base de produção, criar um novo banco(des) e importar os dados para o novo(des)??
          att

souza
          Participante

Sim, se você criar um novo banco pode recuperar tudo com o import.

Marcio68Almeida
            Participante

[quote=”Doug”:1bttx426]seria possivel eu fazer import da base de produção, criar um novo banco(des) e importar os dados para o novo(des)??
              att[/quote]
              Se você possui a mesma estrutura de diretórios, você pode fazer uma cópia full da produção em desenvolvimento e simplesmente subir o desenv…

Doug
              Participante

sim..poderia ser ma cópia full, mas por exemplo… como eu faço para mudar o nome do banco ??
                ou melhor…eu crio um novo banco e apenas importo as tabelas???
                brigadu

gustavodesa
                Participante

Doug,

Você pode criar um novo banco utilizando a ferramenta DBCA da Oracle.
                  Posteriormente você vai criar as tablespaces, os schemas e conceder os grants que existiam no database antigo.

Depois você vai fazer o import no novo database. Você pode fazer o import dos schemas conforme segue no exemplo abaixo:

imp system/senha@alias fromuser=user01, user02, user03 touser=user01, user02, user03 file=arquivo_exp_full.dmp log=arquivo.log statistics=none

Espero que te ajude !!

edersondesouza
                  Participante

Depois de dar muita porrada no cara que fez isso (perdoa ele, porque é normal acontecer esses surtos) hehehehehe. Seria interessante você manter um dos control files loge dos outros dois. Para que algo desse tipo, não aconteça novamente:

1 – Faça uma cópia do seu spfile para um arquivo pfile(que é o arquivo de parametros do oracle). Assim se vc fizer algo de errado nos parametros, poderá subir o banco pelo pfile, e retornar o mesmo.

SQL> create pfile=’/u01/app/oracle/product/10.2.0/dbs/pfileBKP.ora’ from spfile;

2 – Segue exemplo para mover o control_file para outro lugar:

a)SQL>Shutdown immediate
                    b)Copiar via SO, um dos control_files para outro HD ou outro caminho(No exemplo seria o control03.ctl
                    c)SQL>startup nomount
                    d)SQL> alter system set control_files=’/u01/app/oracle/oradata/ftc/control01.ctl’, ‘/u01/app/oracle/oradata/ftc/control02.ctl’, ‘/u03/oradata/ctrlfiles/control03.ctl’ scope=spfile;
                    e)SQL>shutdown immediate
                    f)SQL>startup

Obs: Sou muito novato em Oracle, então peço aos experts que me corrijam se eu escrevi besteira.

At.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.