Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 9 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 8 meses atrás por Ricardo Portilho Proni.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    C-S-R
    Participante

Boa tarde pessoal,

Tenho 2 bases ( 1 de produção e 1 de desenvolvimento/testes ).

Preciso de um processo que todo dia a base de desenvolvimento seja substituída pela base de produção.

Dessa maneira posso liberar uma base para os desenvolvedores fazerem seus testes e até meus eu fazer os testes de atualização do banco de dados.

Gostaria de alguma dica de qual a melhor forma de fazer isso. Estava pensando em uma rotina de EXPDP e IMPDP, porém os bancos não são tão pequenos e esse processo pode levar algum tempo.

Agradeço a ajuda de todos

At
      Cesar

rman
      Participante

@C-S-R

Você pode utilizar o Datapump ou o RMAN.

Se a ideia é fazer um clone da instancia de produção use o RMAN, o tempo vai ser menor, mas se você tem outras coisas na base de teste, use o Datapump.

Quanto tempo o Datapump está levando para importar?

Douglas Paiva de Sousa
        Participante

Sugiro utilizar o RMAN (Duplicate database) eu utilizo aqui e é exatamente da mesma forma que você precisa, se você tiver acesso ao MetaLink veja a nota 388431.1, ela explica o passo a passo de como fazer este procedimento.

rman
          Participante

@C-S-R

Esqueci de mencionar, verifique as versões dos dois bancos, se for utilizar o RMAN as versões devem ser a mesma, isso incluem os patchset e CPU, exemplo: 10.2.0.4.0. Essa restrição é devido o RMAN fazer backup físico, o Datapump faz backup lógico.

Bom, o banco de dados de homologação DEVE ter a mesma versão do banco de dados de produção, mas como nem sempre os ambientes estão estruturado de maneira correta… 😯

mpvargas
            Participante

@DPaiva
              você poderia me passar como você implementou isso na sua empresa?
              tentei realizar esse procedimento mas não deu muito certo…
              a minha principal dúvida era que ao finalizar o restore com o RMAN, eu não conseguia acessar novamente o banco de produção com o RMAN, tinha que registrar o banco de produção novamente no catálogo do RMAN…

Avatar photoAndré Luiz Dutra Ontalba
              Participante

Oi amigo. Se for Oracle 11g uma técnica legal que você pode usar é o Database Replay. Acho interessante e ajuda bastante. Para o pessoal eu crio desta forma e eles sempre tem um ambiente atualizado.

Att
                André

Fábio Prado
                Participante

Se for Oracle 11G, acho que o jeito mais fácil de replicar é utilizar o Active Database Duplicate. Se vc optar por utilizá-lo no 11G, ele não precisa ter backup prévio, ele faz a cópia do BD no momento em que vc iniciar o procedimento!

Database Replay não precisa ser utilizado se vc quer apenas uma cópia do BD de produção. Database Replay é mais que isso, vc deve utilizá-la para reproduzir testes mais específicos e complexos, como por exemplo se vc migrar de Single Instance para RAC e quer saber como o BD irá se comportar após migração!

[]s

Fábio Prado
                  http://www.fabioprado.net

C-S-R
                  Participante

Opa. Muitas ideias novas.

O que preciso é exatamente um clone da base do dia anterior.

Dessa maneira os desenvolvedores sempre terão uma base para testar suas alterações.
                    Nesse caso o clone tera a mesma versão de Oracle.

Para mim vai ocorrer da produção ser Oracle 10g e o clone Oracle 11g em alguns casos.
                    Esse processo é para ganhar tempo, quando chego antes dos teste preciso atualizar minha base com a do dia anterior, e automatizando isso na madrugada ganho tempo.

O Primeiro caso parece que é possivel mas e o segundo?

Mais uma vez obrigado pela ajuda

At
                    Cesar

rman
                    Participante

@C-S-R

Resumindo:

10g -> 10g = RMAN ou Datapump
                      10g -> 11g = Datapump

Ricardo Portilho Proni
                      Participante

Clone via RESTORE de RMAN, Clone via DUPLICATE, EXP / IMP, EXPDP / IMPDP, todos são formas de se duplicar a base UMA vez.

Para não ter que fazer isto todo dia, Snapshot Standby. É um recurso do Data Guard, não vi se você tem Enterprise.
                        No Snapshot Standby, você transforma um Standby em um servidor de homologação, aberto para gravação, com um comendo.
                        Com outro comando, você sincroniza ele com a Produção, perdendo o que você fez na homologação.

Dá até para deixar as viradas na crontab / Task Scheduler.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.