- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 11 meses atrás por
Sousa04.
-
AutorPosts
-
13 de abril de 2010 às 9:35 pm #93635
thiagofm
ParticipanteAmigos,
Surgiu a necessidade de criar uma nova instancia de homologação em uma maquina que ja possui uma instancia para desenvolvimento
Estou procurando material sobre como faze-lo, alguem tem algum passo a passo?
outra coisa, gostaria de saber como ficam os parametros de kernel do linux (/etc/sysctl.conf)
e como fica a SGA nas duas instancias
sendo que ambas vão estar no ar simultaneamentese alguem possuir algum link com os detalhes ou algum documento oficial eu agradeço
ambiente : oracle enterprise linux 5
banco: oracle 10gObrigado
13 de abril de 2010 às 9:40 pm #93636MauroLacerda
Participante13 de abril de 2010 às 9:45 pm #93637hudsona
ParticipanteThiago
Os parâmetros de kernel vão continuar o mesmo,
você não vai instarlar o oracle novamente, você vai somente criar outra instância.
Você vai ter que dimensionar a sua SGA sabendo que agora vão ser duas instâncias no ar.
Para criar outra instância, basta chamar o dbca,depois de setar todas as variaveis, caso elas já não estejam setadas.Depois você vai criar uma nova instância , e definir onde vai ficar os arquivos e etc,etc,etc
O dbca você tem opção de incluir essa instância no listener, enfim é tranquilo.
Se preocupe com as questões de performance do servidor,se ele aguentar mais uma instância, mais usuários em cima dele,
se vai ter memória pra isso,se tem espaço em disco, os novos datafiles vão ficar no mesmo filesystem ….etc.Mas criar a outra instância é a etapa mais facil.
13 de abril de 2010 às 10:19 pm #93638thiagofm
ParticipanteMuito obrigado…
Mais quanto a SGA resta a duvida, sigo antes eu tinha uma sga com 4GB agora vou ter que dividir esses 4gb iniciais entre as 2 instancias?Ou seja colocar 2GB em cada, ou 1GB em uma e 3GB na outra?
obrigado
13 de abril de 2010 às 11:55 pm #93640Peterson
ParticipanteOlha, você terá 2 instâncias e 2 databases na mesma máquina. Conceitualmente, você terá 2 servidores Oracle no mesmo hardware, porém usando os mesmos arquivos binários do SGBD.
Sendo assim, você deve pegar a memória total que você tem nesse hardware, calcular quanto o sistema operacional, os outros serviços e softwares hospedados nessa máquina consumirão. O restante da memória você aloca para as instâncias de acordo com a demanda prevista para cada, ou seja, se em uma é necessário mais recursos que a outra, você faz uma divisão em partes desiguais, favorecendo a instância que demandará mais.Não tem mistério!
😉
14 de abril de 2010 às 12:03 am #93641hudsona
ParticipanteComplementando as recomendaçãoes?
Te aconselho a criar um listener para cada instância.
Se possivel coloque os datafiles em outro filesystem ou ainda outro disco,não deixe os dois na mesmo local.De resto é só seguir o que falamos e tendo dúvidas poste aqui.
14 de abril de 2010 às 12:13 am #93642thiagofm
Participantemuito obrigado amigos
essa semana vou comecar a instalação e qualquer duvida posto aquiabraços!
20 de abril de 2010 às 1:43 am #93707Sousa04
Participantequando instalei duas intancias em um único servidor tive que recriar meu listener e meu tnsnames.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.