- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 1 mês atrás por
Mixelsjce.
-
AutorPosts
-
1 de fevereiro de 2009 às 1:41 am #85003
Mixelsjce
ParticipanteBom galera! Sou novo aqui e sempre frequento o forum de vcs, sempre acho resposta quando estou com duvida, tem de tudo que preciso, mas agora nao achei nada….
Seguinte, eu tenho uma maquina com 4GB de ram e que queria deixar o mesmo com 2 instancias (uma de @teste e outra @produção) mas nao sei como fazer o mesmo, o que eu tentei foi alterar tnsnames.ora (no servidor) colocando um alias como teste, mas nao deu certo.
Na hora de conectar, conectou mas toda modificação que eu fazia no “@teste” a alteração ia pra “@produção” e nao era assim que eu tava querendo. Quero fazer qualquer alteração sem afetar a “produção”.Hj trabalho com banco Oracle 9i(estudo)10g,XE, só que faço comandos basicos como criar tablespaces, usuarios, import, export, backups, etc…Esta duvida é pro meu estudo próprio e quem sabe , posso usar na empresa, ja que sou o “DBA” de lá….rsrs
Será que alguém poderia me dar uma ajuda? 😮
Desde já agradeço.
[]’s
Michel1 de fevereiro de 2009 às 1:45 am #85004Mixelsjce
ParticipanteAH!
Versão do Oracle 10g R2
Windows server 2000
Maq. Core 2 duo (2ghz) 4GB ram1 de fevereiro de 2009 às 12:06 pm #85005Ricardo Portilho Proni
ParticipanteColoca aqui seu tnsnames para vermos…
2 de fevereiro de 2009 às 2:23 pm #85010David Siqueira
ParticipanteCara se eu bem entendi o que tu escreveu me parece que você apenas adicionou uma entrada nova no seu TNSNAMES com o alias de Teste , porem o SID deve estar apontado para a base de produção, o ideal seria tu criar uma nova instance baseada na estrutura da produção como SID diferenciado da produção, assim quando tu conectar na base de teste estará de fato apontando para uma base de dados diferente da produção, porém meu amigo dessa forma tu vai gerar uma certa concorrencia de Hardware, visto que serão duas instancias de propositos bem diferenciados, o ideal seria que a Instancia de TESTE ficasse em máquina diferente da instancia de PRODUÇÂO para não haver contenções ou até mesmo concorrencia de Harware, como acesso a disco, uso de memória etc e tal…Veja direitinho e poste aqui caso tenha problemas.
Abcs.
David3 de fevereiro de 2009 às 2:04 am #85039Mixelsjce
ParticipanteIsso mesmo, só mudei o ALIAS para TESTE . Bom, irei considerar isto que vc disse, David, mas irei postar o tnsnames pra vcs ver se seria isso mesmo.
——TNSNAMES———–
ORACLE =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.121.92)(PORT = 1521))
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = ORACLE)
)
)EXTPROC_CONNECTION_DATA =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1))
)
(CONNECT_DATA =
(SID = PLSExtProc)
(PRESENTATION = RO)
)
)TESTE =
(DESCRIPTION =
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = ORACLE)
)
)[]’s
Michel
3 de fevereiro de 2009 às 2:07 am #85040Mixelsjce
ParticipanteTambém não entendi muito o lance do SID….Terei que adicionar o mesmo que o da produção????
Desde já agradeço pela ajuda ae….
[]’s
Michel4 de fevereiro de 2009 às 12:48 am #85060klarc
ParticipanteDiferenças :
I)
ORACLE =
(DESCRIPTION =
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = ORACLE)
)
)II)
TESTE =
(DESCRIPTION =
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = ORACLE)
)
)No item I) você colocou um ALIAS chamdo ORACLE que acessa o Banco Oracle(pois o Service_Name é igual a ORACLE) do servidor HOST = 192.168.121.92 .
No Item II) você colocou o ALIAS como TESTE que acessa o Banco Oracle (Service_Name = ORACLE) do servidor HOST = 192.168.121.92.
Percebeu que apesar de o Alias ser diferente(um é ORACLE e o outro é TESTE) você acessa a mesma base(Service_name e host do I são iguais ao II) ?
Quais informações o lado Cliente necessita saber do Servidor para que estabeleça uma conexação entre Oracle client e o Oracle server?
R: o lado cliente precisa das seguintes informações :
protocolo
porta
Host
Service nameEssas são as 4 informações que o lado cliente necessita para se conectar ao Servidor Oracle.
Para conseguir essas informações (Resolução de Nomes) há Algumas maneiras:
Conexao Fácil
Nomeação Local (TNSNAME.ora)
Nomeação por Diretório
Nomeação ExternaVocê está usando o tipo de conexão chamada Nomeação Local.
Aprofunde seu conhecimento nesse assunto, através de livros da própria Oracle.
4 de fevereiro de 2009 às 9:16 pm #85084David Siqueira
ParticipanteBoa tarde rapaziada, é exatamente isso que o Klarc disse, apesar de você estar utilizando um alias para sua entrada nova de TNS names, eu aconselho você a criar uma nova instance que seria uma cópia da produção, porque imagine o seguinte cenário, o usuário entra pelo alias de TESTE, pressupõe-se que teste é algo que você possa fazer o que bem entende , porém no seu caso esse “TESTE” é também a produção, se algum user alterar alguma coisa, mesmo que esteja logado na base com pelo TNS que utiliza o alias teste ele irá influenciar dieretamente na sua produção, o que não seria nada bom para seu empego..hehehehe!!!
Abração!!!
5 de fevereiro de 2009 às 2:07 am #85088Mixelsjce
ParticipanteOw Galera, vlw mesmo!!!
Como o Klarc disse, irei me aprofundar mais mesmo neste assunto. Então no meu caso seria colocar a instance de TESTE em outra máquina mesmo (devido a concorrencia de hardware, etc), pq eu qeria fazer tudo numa maquina só. Mas ja entendi o conceito.
Obrigado pela força ae gente!!!
[]’s
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.