Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 10 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por Marcos Braga.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    luizhumb
    Participante

Estou querendo colocar o servidor de aplicação em um data center, porém estou com dúvidas referente ao qual empresa contratar, a priori pensei na LocalWeb, em virtude, da confiabilidade, porém caso alguém tenha utilizado esse serviço de outra empresa e que possa indica-lá.

Outra questão é qual serviço de internet contrataram? Utilizaram um link da Embratel? Porque quero evitar ao máximo problema com queda da dsl e também um custoxbenefício interessante.

Ishii
      Participante

Olá,

Acho que você deve ir visitar as instalações dos datacenters antes. Isso ajuda no processo de escolha. Conhecer fisicamente ajuda a ter uma idéia melhor dos serviços que eles oferecem. Conheço a Diveo, Alog e Tivit. Cada um tem vantagens e desvantagens.

Sugiro mesmo montar uma matriz de pesos sobre os itens importantes. Exemplo: (Gerador Redundante: Peso 2, Link via rádio: Peso 5, Preço: peso 8 etc) e depois dar notas para os itens depois das visitas. Com uma média ponderada dos pesos e notas fica mais fácil visualizar uma escolha racional.

[]s Ishii

Peterson
        Participante

Ishii,

É importante definir o nível de disponibilidade que você precisa na sua empresa. Vai ser o Armagedom se sua aplicação ficar fora do ar por algum tempo? Pese tudo antes de decidir e como nosso amigo Luiz disse, visite as instalações do datacenter. Dependendo da cidade que vc está tem muitas opções, mas caso localização do datacenter não seja um problema, aí vc pode escolher um em qualquer lugar do país, só avaliar preço.
          Em Belo Horizonte está sendo construído um da Ativas, ainda em Minas tb tem o CTBC, em SP vc tem diversas opções. Informe-se sobre os chamados “tiers” e pondere o que melhor lhe atende.

att,

Peterson

luizhumb
          Participante

O grande problema que no meu estado não conheço quem forneça essa serviço e ir para outro estado visitar os data center é complicado.

Por isso se possível gostaria que indicassem quais empresas contrataram esse serviço e se gostaram do serviço contratado e do atendimento prestado.

Peterson
            Participante

Putz, troquei os nomes da galera aí no post.

Bom Luiz, e o seu estado é?????

luizhumb
              Participante

Sem problema, o meu estado é Goiás.

Peterson
                Participante

Goiás não conheço nada cara, mas o datacenter da CTBC é em Uberlândia, acho q não é muito longe né?

luizhumb
                  Participante

A questão de visitar será complicada, em virtude, da distância, por isso estive pensando entre LocaWeb e Uol, porém os custos estão elevados, ainda mais devido a licença do Oracle.

Peterson
                    Participante

Você está orçando colocation ou simplesmente hospedagem de serviços?

Ishii
                      Participante

Olá,

Peterson, sem problemas no nomes 🙂

Luiz, com relação a localização, isso sempre será um problema. Estive em Goiânia em 2001/2002 para um projeto e me lembro que era difícil mesmo achar um bom data center na região. Acho que hoje, você poderia procurar em Brasília, pela proximidade e talvez até pela quantidade de provedores de qualidade em Brasília.

Caso não seja o mais adequado ainda para a sua empresa. Vejas as opções que lhe agrada mais e poste aqui que o pessoal coloca as opiniões…

[]s Ishii

Marcos Braga
                        Participante

Olá luizhumb e pessoal,

Não querendo desmerecer os datacenters brasileiros, há uns 4 anos, na empresa onde trabalhava, contratamos um datacenter fora do Brasil (o nó onde contratamos foi Miami), chamada Peer1.

O que nos levou a contratar a Peer1 foi o link (40MB a preço de banana), redundância e acabou ficando mais barato alugar os servidores do datacenter do que comprar servidores (mesmo lá fora), porque as atualizações poderiam ser efetuadas com um custo mínimo quando necessário.

Visitei, em Brasilia, o Cyber Data Center (antiga Brasiltelecom), e existe redundância de no break, energia, link e serviços a escolha. Infelizmente os preços são exorbitantes (mesmo colocation).

No fim das contas…, entre CDC e Peer1, ganhou a Peer1 pelo link, modelo de atualização de hardware e mais importante: preço. O acesso aos servidores foi irrestrito (root), pois não contratamos profissionais do Datacenter para efetuarem manutenção no S.O. e banco. O que não impedia do datacenter efetuar alguma manutenção no S.O. caso precisássemos (óbviamente a um custo, pois não estava contratado).

Creio que é isso, um pouco da minha experiência para ajudar (ou atrapalhar) na decisão.

[]s
                          Braga

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.