- Este tópico contém 11 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 4 meses atrás por
Regis Araujo.
-
AutorPosts
-
29 de outubro de 2010 às 4:15 pm #96650
DBA_LUCAS
ParticipanteCaros amigos ,
Estou com um problema que esta me deixando de cabeça quente , e eu ja tentei de tudo , vou me explicar:
Tenho um servidor Oracle com as configurações: Linux , core 2 duo , 8 GB de memoria RAM , e com 3 hd de 1 tera e meio !
Nele tenho criado 30 tablespace para os usuarios e 1 tablespace temporaria , tenho +- 60 base de dados nele , porem alguns datafiles de determinadas tablespaces estao corrompendo , gerando o erro:ORA-27072: Erro de entrada/saida no arquivo
Linux-x86 Error: 34: numerical result out of range
Additional information: 4
Additional information: 523518
Additional information: 40960
ORA-00003: Erro oracle : 604 encontrado
ORA-00604: Ocorreu um erro no nivel 1 sql recursivo
ORA-01115: erro de IO ao ler o bloco de arquivo (bloco #)
ORA-01110: 230 do arquivo de dados : ‘/02/app/oracle/oradata/oracle/tek.dbf’Eu ja tentei de tudo , este erro estava dando , ai formatamos o servidor ,trocamos os hds e msm assim continuou dando o erro , entao comecei a criar apenas datafiles de 5g no max , msm assim não resolveu , e este erro da apenas qdo estamos importando uma base ou executando algo no banco tipo uma procedure…
alguem tem alguma ideia ????
29 de outubro de 2010 às 4:26 pm #96652Peterson
ParticipanteLucas, você está usando ASM? Esses discos estão em RAID? Qual o RAID?
29 de outubro de 2010 às 4:32 pm #96653DBA_LUCAS
ParticipanteO que seria ASM ? como assim RAID ? rsrsrs
29 de outubro de 2010 às 4:48 pm #96654Peterson
ParticipanteASM = Automatic Storage Management. É um recurso do Oracle onde você fornece um disco “cru”, ou seja, sem sistemas de arquivos ao SGBD e ele cria um sistema de arquivos proprietário da Oracle. Esse modelo de armazenamento faz com que seja feito um controle redundante dos arquivos. Quando não se usa ASM o sistema operacional faz o controle de permissões, blocos etc etc do arquivo através do seu sistema de arquivos (NTFS, FAT, ext3, Raiser etc) e o Oracle faz o tratamento do arquivo também.
Usando o ASM você entrega ao Oracle um disco sem sistemas de arquivos. Nesse dispositivo ele cria o sistema de arquivos da Oracle e elimina essa redundância.
Você pode definir mecanismos de replicação de dados, ou simplesmente “somar o tamanho de discos distintos em uma unidade de armazenamento única”. Isso é feito por meio de RAID.
Exemplo:
RAID 0 = você tem 2 discos de 10G cada, com RAID0 você cria uma unidade de armazenamento de 20G sem tolerância a falhas.
RAID 1 = você tem 2 discos de 10G cada, com RAID1 você cria uma unidade de armazenamento de 10G com tolerância a falhas de 1 discoe por aí vai…
29 de outubro de 2010 às 4:50 pm #96655Peterson
ParticipanteLucas,
Sei que ninguém é louco de ficar “dedando” um ambiente de produção, mas
sugiro que estude muito bem o seu ambiente (estrutura de armazenamento, RAIDS, como está implementado o ambiente no sistema operacional, como são feitos os backups etc) antes de fazer alterações no ambiente de producão.29 de outubro de 2010 às 4:53 pm #96656DBA_LUCAS
ParticipanteMe ajudem a verificar o que for necessario , pois nao sei como verificar o que estao me falando , sei dizer que os backup sao feitos por imp normal e as vezes por datapump …
29 de outubro de 2010 às 5:02 pm #96657Ishii
ParticipanteOlá,
Acho melhor usar o DBVerify. Acho que com isso pode resolver o problema do bloco corrompido e iniciar sua instância.
[]s Ishii
ps: procure no google sobre como usar o comando conforme seu SO.
29 de outubro de 2010 às 5:04 pm #96658Peterson
ParticipanteLucas,
Import e Export são backups lógicos. Eles possuem dados lógicos extraídos do banco (tabelas, índices, stored procedures etc). Mas eles não vão te ajudar no caso de arquivos corrompidos. Nesse caso você precisaria estar fazendo backups físicos.
Backups físicos podem ser feitos copiando os arquivos de dados, arquivos de logs, arquivos de controle etc com a instância down. São os chamados backups consistentes do tipo cópia. Pode-se também fazer backups inconsistentes, isso quer dizer que são backups feitos com o banco de dados aberto, para isso você deve usar a ferramenta RMAN.29 de outubro de 2010 às 5:07 pm #96659DBA_LUCAS
ParticipanteO objetivo do backup sera apenas para ter o backup neh !??
Mas em questao do erro que esta ocorrendo , o que podemor fazer ?29 de outubro de 2010 às 5:43 pm #96661jspaulonci
ParticipanteProblema dificil e genérico, precisa estar em loco para uma análise melhor mas vamos tentar
Lucas, você checou todos os pré-reqs de configuração do Linux antes da Instalação ?
Essa mensagem apareceu em qual operação ?
Poste para nós uma parte do alert dessa instância, com a mensagem do erro e também uma meia hora de alert antes do erro.
29 de outubro de 2010 às 5:57 pm #96662DBA_LUCAS
ParticipanteTipo que tava acontecendo ja tem um tempo , ai formatamos a maquina , instalamos tudo de novo , trocamos o hd , mas msm assim o datafile vem a corromper , ai fico sem sabe , pq ate onde eu sei isso éproblema de hardware , mas as configurações do meu servidor é o suficiente.
como eu verifico o arquivo de alert ?29 de outubro de 2010 às 6:50 pm #96664Regis Araujo
ParticipanteLucas.. boa tarde..!
Bom.. vamos lá..!!
Datafiles não corrompem de uma hora para outra.. primeiro.. qual sua versão de banco de dados ?
Como você sabe que o problema é de HardWare ?
Vc está encontrando algum erro ORA-0600 ? Se sim, quais os parametros do erro?
Ja tive problemas de corrompimento de objetos dentro do banco, mas era um BUG do Oracle, onde ele corrompia o dado em memória e quando havia o checkpoint ele corrompia o objeto na base.. !!
Será que realmente corrompeu o datafile ? Será que não é permissão no disco ou diretório que está errada ?
Esta máquina é exclusiva para o Oracle?
Com relação ao arquivo Alert.log, vc pode ter ele em 2 locais.. dependendo do seu banco de dados..!!
Se vc esta utilizando OFA fica assim:
10g:
ORACLE_BASE/admin//bdump/alert_.log
11g:
ORACLE_BASE/diag/rdbms///trace/alert_.log
Posta os erros que aparecem no Alert para nós..!!
Abraços..!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.