Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 11 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por jspaulonci.
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Bom dia pessoal, fiz implementação para uso do catalogo do RMAN para minhas bases bases de produção, porem, a base do catalogo está sofrendo deadlocks, eu já mudei os horários para entrada dos backups, porem o problema persiste.
      No meu caso eu criei um catalogo para ser usado para todas as bases, alguem já passou por isso ? Devo criar um catalogo para cada base ?

Obrigado

vieri
      Participante

Quando trabalhei em empresa com muitas bases Oracle,
        nos tinhamos 3 catalogos do RMAN.
        Tipo cada catalogo para 10,20 bases por exemplo.

Acho que não é boa prática muitassss bases no mesmo catalogo,
        pode interferir na performance pois ficara muito grande e com muito DML.

Cria um novo catalogo, e move metade das instâncias pra lá!

😆

jspaulonci
        Participante

Então Vieri, a questá é…..

Estou trabalhando somente com 3 bases, ou seja , é muito pouco para estar dando deadlock

Concorda ?

vieri
          Participante

É pouco sim… Já vi lugares com Dezenas.

consegue olhar na no trace que foi gerado, o DML responsável pelo
            Deadlock. Dependendo da tabela que for podemos identificar em que momento o RMAN ta recebendo deadlock, se é no backup mesmo
            ou em algum comando administrativo tipo delete obsolete,
            delete archivelog all, ou algo do genêro.

jspaulonci
            Participante

Então Vieri, eu estava testando com a base xyz, em outro máquina e tal…. porem a minha base em produção também é xyz, aí o que eu fiz
              fui no ambiente de homologação e dei unregister database do catalogo, até agora não deu mais.

O trace do deadlock eu não tenho mais, pois eu limpei, (burrice minha, é que eu estava implementando uma rotina de limpeza de traces) porem o deadlock ocorria na tabela CKP do owner do catalogo.

Vou aguardar, o último deadlock foi ontem as 15:26, mas meu turno é das 06:00 as 15:00, vamos aguardar.

De qualquer forma muito obrigado, espero que o unregister database funcione.

vieri
              Participante

essa base de homologação foi criada com restore a partir
                da de produção com mesmo DBID?

Poque provavelmente o DBID que deve ser o filtro dos DML’s e não o nome Global da instância.

Se for o mesmo DBID pode justificar os Deadlock’s, mesmo assim acho
                isso uma falha no RMAN. Deadlock é problema de aplicação e não do banco, derrepente este é um pequeno BUG resolvido no 11G.

vieri
                Participante

E ai paulo o unregister funcionou ?

e essa base que vc fez o unregister vai fazer backup via control-file?

[]s

jspaulonci
                  Participante

Bom dia Vieri, só estou atualizando o post agora pois na quarta tive alguns problemas, quinta eu fui em um evento da Oracle,

bom, o unregister não resolveu não, aí eu abri um chamado na Oracle, de-repente como vc bem lembrou existe algum bug de aplicação que nem eles saibam, quanto aquele banco ele é de homologação, vou fazer backup dele pelo controlfile mesmo.

Vamos aguardar o posicionamento da Oracle

jspaulonci
                    Participante

Então Vieri, ….. o chamado da Oracle sugeriu a incidência de bug conforme descrito no documento abaixo, vamos ver se resolve, hoje a noite deu pau denovo.

Doc ID 779096.1)

jspaulonci
                      Participante

Vieri, resolveu o problema de deadlocks, bastou criar os indices no schema do catalogo.

CREATE INDEX tfatt_i_sck on tfatt(start_ckp_key)
                        CREATE INDEX tfatt_i_eck on tfatt(end_ckp_key)

vieri
                        Participante

Legal!

Mas estes indices são criados por padrão ou especificos para esse bugzinho ?

jspaulonci
                          Participante

Acredito que deveriam ser criados por padrão, já que o procedimento normal não funcionou.

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
                          • Você deve fazer login para responder a este tópico.