Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 9 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por Emersonmartins.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Emersonmartins
    Participante

Olá galera.

Como seria depois de criar uma trigger para disparar um email depois de executada uma instrução sql de update em uma tabela de funcionarios em um campo especifico como o salario.

rwarstat
      Participante

Emerson,

Pelo que entedi, tu está querendo enviar um e-mail depois que o campo salario for atualizado, correto?

Abraço,
        Roberto

fsitja
        Participante

Fuja de envio de e-mail por trigger.

Imagina o que acontece em caso de rollback ou erro.

Como que você vai dar rollback no e-mail?

Faça o envio como parte do procedimento que altera o valor, uma vez commitado com sucesso, e não como “efeito colateral” na trigger da tabela.

Emersonmartins
          Participante

exatamente a intenção é essa depois do commit.

fsitja
            Participante

[quote=”Emersonmartins”:tvgxsw1z]exatamente a intenção é essa depois do commit.[/quote]

Então não seria através de trigger, pois a trigger executa durante a operação, e não há garantias de que ela terminará. E, mesmo assim, uma transação não é composta de um DML só.

Emersonmartins
              Participante

Agardeço o esclarecimento.
                Mas bom..senao posso atraves de trigger..o que vc me indica no momento?:

rwarstat
                Participante

Emerson,

Seguindo o raciocinio do Fsitja, o quê poderia ser feito é atualizar a(s) coluna(s) que tu precisar e após ter a confirmação que ocorreu tudo bem, sem erros, disparar um procedimento que faz o envio do e-mail.

Abraço,
                  Roberto

Emersonmartins
                  Participante

Certo.O que eu quero realmente é entender como funciona o disparo desse email para eu poder implementar numa atualização de dados entre bancos de filiais diferentes

Sds

Emerson Martins

rwarstat
                    Participante

Emerson,

Se tu tiver um procedure no banco que faça o envio de e-mails, pode chamar ela após o commit com sucesso da tua atualziação. Ou pode usar alguma rotina pronta na linguagem que tu está usando. Essa é uma decisão tua.

Rotinas em PL/SQL para envio de e-mail existem em razoável quantidade pela rede, é só procurar um pouco. Dependendo da linguagem que tu está usando, pode ser fácil achar uma rotina ou componente para fazer isso.

Abraço,
                      Roberto

Emersonmartins
                      Participante

Uso somente o PLSQl mesmo..vou dar uma analisa.

Mesmo assim obrigadão a todos pela ajuda!

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
                      • Você deve fazer login para responder a este tópico.