- Este tópico contém 12 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 19 anos atrás por
chduarte.
-
AutorPosts
-
8 de março de 2007 às 9:24 pm #78937
Anônimo
Boa tarde!
Pessoal, tenho varias dúvidas referente ao meu Oracle… agradeço muito de alguém puder me ajudar, seguem elas abaixo:1) Hoje, estou com no máximo 10 usuários conectados ao banco de dados.
Fiz uma instalação padrão do Oracle e então estou com meus arquivos de Redo com 50mb de tamanho. Acredito que este tamanho está muito acima do ideal. Minha pergunta é:
– Qual o procedimento para diminuir o tamanho dos arquivos de Redo Logs (tenho 3 arquivos e não estou trabalhando em mode de arquivamento).2) Preciso aplicar um patch de correção no meu oracle… mas nem tenho idéia de como proceder. Alguém poderia me passar um procedimento para aplicar o patchset 10.2.0.2 ?
3) Qual a função dos seguintes parâmetros:
3.1) DB_CACHE_SIZE;
3.2) PGA_AGGREGATE_TARGET;
3.3) SHARED_POOL_SIZE;
3.4) Como posso fazer para ter idéia do tamanho ideal para os parâmetros listados acima ?4) Para que serve a feature FlashBack Recovery ?
4.1) Qual o problema no caso dela estar ativa ? Degrada a perfomace ? O que mais ?5) O que é job queue ?
Processador: Xeon 3.0
Memória: 4GB
Fernando.8 de março de 2007 às 9:32 pm #78938chduarte
ParticipanteResumindo:
1) Voce nao consegue mexer no tamanho dos redos depois de criado. Precia criar novos com tamanhos diferentes e dropar os antigos
2) Voce precisa entrar no site metalink.oracle.com e buscar este patch. Pode tambem instalar uma nova versao e fazer upgrade.
3.1) DB_CACHE_SIZE = Cache utilizado por dados
3.2) PGA_AGGREGATE_TARGET = Cache utilizado pelas operacoes de sort
3.3) SHARED_POOL_SIZE = Area do dicionario e Queries4) Ajuda voce a recuperar o banco completo em caso de falhas “logicas”
5) Fila de jobs
Acredito que seja uma boa um curso de Oracle 10g. Todas estes conceitos sao importantes e nos cursos é possivel entender todos.
[]
8 de março de 2007 às 9:54 pm #78939Anônimo
[quote=”chduarte”:a5tntmgj]Resumindo:
1) Voce nao consegue mexer no tamanho dos redos depois de criado. Precia criar novos com tamanhos diferentes e dropar os antigos
2) Voce precisa entrar no site metalink.oracle.com e buscar este patch. Pode tambem instalar uma nova versao e fazer upgrade.
3.1) DB_CACHE_SIZE = Cache utilizado por dados
3.2) PGA_AGGREGATE_TARGET = Cache utilizado pelas operacoes de sort
3.3) SHARED_POOL_SIZE = Area do dicionario e Queries4) Ajuda voce a recuperar o banco completo em caso de falhas “logicas”
5) Fila de jobs
Acredito que seja uma boa um curso de Oracle 10g. Todas estes conceitos sao importantes e nos cursos é possivel entender todos.
[][/quote]
Boa tarde amigo!
Bom, eu atualmente estou fazendo um curso de Oracle 10g… mas preciso entender melhor. Oracle é super complexo!!!
Confesso que meu curso não foi dos melhores, tenho somente o módulo de Performace para fazer e resumindo fiquei sem entender varias coisas. Agora estou tentando correr atrás.2) Sobre o patch… tenho o login do metalink e tal.. pelo que entendi tenho que baixar um pacote com a atualização, certo ? Mas não sei como proceder para atualizar, entende ? Preciso dar um shutdown no banco ? Como é esse arquivo ? Fácil instalar ? Instalo via Oracle (Enterprise Manager )? É isso que estou super confuso…
1) Para eu criar os Redos, preciso dar um shutdown no banco, e depois ?
Eu crio mais três com tamanho menores (talvez 5mb ou 10mb, nem tenho idéia) e depois precisarei ir em algum lugar para dizer que estes três criados será do meu banco ?Complexo né ? rsrs.
Blz… de qualquer forma… obrigado pela atenção.
8 de março de 2007 às 10:02 pm #78940chduarte
ParticipanteSim complexo.
Acredito que voce comecou pelo curso errado. Para aplicar o patch precisa dar shutdown sim.
A criacao dos REDOS pode ser feita online. Nao é possivel por aqui saber o tamanho do seu redo. Precisa ver a quantidade de transacoes e outras variaveis.
No site tahiti.oracle.com há uma documentacao completa sobre todas as suas duvidas.
Se tiver a oportunidade é melhor fazer o curso 9i Fundamentals I. Todas estas duvidas serao tiradas neste curso.
[]
8 de março de 2007 às 10:07 pm #78941Anônimo
[quote=”chduarte”:3k1g5i9z]Sim complexo.
Acredito que voce comecou pelo curso errado. Para aplicar o patch precisa dar shutdown sim.
A criacao dos REDOS pode ser feita online. Nao é possivel por aqui saber o tamanho do seu redo. Precisa ver a quantidade de transacoes e outras variaveis.
No site tahiti.oracle.com há uma documentacao completa sobre todas as suas duvidas.
Se tiver a oportunidade é melhor fazer o curso 9i Fundamentals I. Todas estas duvidas serao tiradas neste curso.
[][/quote]
Pode me indicar uma boa escola para curso de Oracle (em São Paulo, onde estou.. hehehe)
Desculpe-me, nem sei de onde vc é… rsrs.
Se for de SP, deve conhecer… senão, blz!!!8 de março de 2007 às 10:12 pm #78942chduarte
ParticipanteEu ja dei varias aulas na En-Sof e tem otimos professores la. Aconselho.
[]
9 de março de 2007 às 10:21 pm #78951Anônimo
[quote=”chduarte”:5i43jnd9]Eu ja dei varias aulas na En-Sof e tem otimos professores la. Aconselho.
[][/quote]
Boa tarde!Legal, já vi falar sobre a en-sot, a própria oracle recomenda. O problema é que lá os cursos são super caros.
Uma perguntinha, você mora aqui em São Paulo ? Não daria aula particular ?
Fernando.
9 de março de 2007 às 10:38 pm #78955chduarte
ParticipanteRealmente os cursos da Oracle tem um valor alto mas valem a pena.
Eu estou em SP mas nao dou cursos particulares. Acredito que vale a pena juntar uma grana e investir se voce gostar da tecnologia.
[]
9 de março de 2007 às 10:46 pm #78956Anônimo
[quote=”chduarte”:3o0ybsgt]Realmente os cursos da Oracle tem um valor alto mas valem a pena.
Eu estou em SP mas nao dou cursos particulares. Acredito que vale a pena juntar uma grana e investir se voce gostar da tecnologia.
[][/quote]
Gosto sim… quero investir nisso, mas entenda meu lado!!! Gastei R$ 4.000,00 com curso de oracle em outra escola (Intrudução a SQL – PL/SQL – ADM1 – ADM2 – Perfomace)… foi muito rápido, e outra, parece não haver diferença, mas tem sim.. eu trabalho com linux o curso foi passado em windows, já começa que não tem a instalação em LInux.. me matei para instala-lo.
O problema maior é eu chegar agora e gastar mais R$ 2.600,00 para fazer somente dois cursos (ADM1 e ADM2). Putz..que inhaca viu.. se eu soubesse né..mas é sempre assim, temos que levar na cabeça as vezes para aprender!!!Obrigado amigo.
Deixa eu pensar no que farei…13 de março de 2007 às 4:31 pm #78973Anônimo
[quote=”FERNANDO“:3rfkp0ht][quote=”chduarte”:3rfkp0ht]Realmente os cursos da Oracle tem um valor alto mas valem a pena.
[][/quote]
Gosto sim… quero investir nisso, mas entenda meu lado!!! Gastei R$ 4.000,00 com curso de oracle em outra escola (Intrudução a SQL – PL/SQL – ADM1 – ADM2 – Perfomace)… foi muito rápido, e outra, parece não haver diferença, mas tem sim.. eu trabalho com linux o curso foi passado em windows, já começa que não tem a instalação em LInux.. me matei para instala-lo.
O problema maior é eu chegar agora e gastar mais R$ 2.600,00 para fazer somente dois cursos (ADM1 e ADM2). Putz..que inhaca viu.. se eu soubesse né..mas é sempre assim, temos que levar na cabeça as vezes para aprender!!!Obrigado amigo.
Deixa eu pensar no que farei…[/quote]Carlos…estou pensando em fazer dois cursos na en-sof.
DBA10gI [Oracle Database 10g: Workshop Administration I]
DBA10gII [Oracle Database 10g: Workshop Administration II]Os cursos de SQL, por enquanto, não estou precisando… então acredito que referente a administração do oracle são estes dois cursos, certo ?
Me confirma se é isto mesmo, o que eu preciso é aprender realmente toda a parte conceitual, o que é e para que serve cada coisinha daquela e também a parte de backup (que é super importante).
Valeu pela ajuda viu!
13 de março de 2007 às 7:41 pm #78978chduarte
ParticipanteAcho melhor neste caso vc fazer o Fundamentals I e Fundamentals II do 9i. Vai ser mais importante na sua carreira como DBA.
O seu entendimento será bem maior e mais profundo.
Na minha opiniao, os cursos do 9i servem para o 10g mas nao o contrario.
[]
13 de março de 2007 às 8:07 pm #78979Anônimo
[quote=”chduarte”:2twbrnl6]Acho melhor neste caso vc fazer o Fundamentals I e Fundamentals II do 9i. Vai ser mais importante na sua carreira como DBA.
O seu entendimento será bem maior e mais profundo.
Na minha opiniao, os cursos do 9i servem para o 10g mas nao o contrario.
[][/quote]
Vixi!!! É que, como tenho um 10g aqui, pensei que seria melhor fazer o curso baseado no mesmo!
Vou verificar sobre os cursos do 9i.
O medo é eu aprender numa ferramenta (9i) e me perder na outra (10g).Mas valeu pela dica, vou analisar direitinho.
Grato.
13 de março de 2007 às 8:19 pm #78981chduarte
ParticipanteA unica diferenca é que a ferramenta de gerenciamento no 10g é via web, mas os nomes e conceitos sao =
[]
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.