- Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 8 meses atrás por
David Siqueira.
-
AutorPosts
-
15 de julho de 2009 às 5:50 pm #87897
jspaulonci
ParticipanteOlá pessoal, tenho uma dúvida
Estou em um Ambiente RAC com ASM, tudo está na versão 10.2.0.4.0, porem gostaria de fazer o downgrade para 10.2.0.3.0, alguem já fez isso ? estou com o manual da Oracle e tal, mas gostaria de uma opnião de vocês. Pensei no downgrade para a 10.2.0.3.0 como sendo a minha estratégia de rollback no dia da migração , será que é mais fácil fazer o downgrade ou refazer o ambiente inteiro para 10.2.0.3.0 se ocorrer algum desastre no dia a migração para 10.2.0.4.0
Obrigado
15 de julho de 2009 às 6:27 pm #87899Marcio68Almeida
ParticipanteSe você está pensando na possibilidade de algum desastre, pode-se imaginar vários níveis de corrupção, portanto é mais seguro você refazer a instalação do que tentar remendar uma volta.
A princípio não deveria haver problemas para mudar a versão, desde que tenha sido devidamente testado em ambiente de homologação, conforme foi conversado no Café com GPO.
A volta é possível, eu nunca precisei fazer, mas não recomendaria, acho muito mais simples refazer a instalação e voltar backup.15 de julho de 2009 às 6:28 pm #87900jspaulonci
ParticipanteObrigado pela opinião Marcio….eu também acho que é mais fácil refazer tudo de novo e voltar backup.
Obrigado
15 de julho de 2009 às 6:50 pm #87902David Siqueira
ParticipanteOpa!! e ai João quanto tempo ??!!!
Cara me responde uma coisa, porque do DOWNGRADE?Abraço
15 de julho de 2009 às 7:12 pm #87904Marcio68Almeida
Participante[quote=”Drbs”:2aitrhr7]Opa!! e ai João quanto tempo ??!!!
Cara me responde uma coisa, porque do DOWNGRADE?Abraço[/quote]
Existem situações específicas em que a aplicação para de funcionar após o upgrade, esta é uma das possibilidades para voltar versão.
É possível também que algum módulo perca performance (difícil mas não impossível) e a diretoria exige a volta da versão.
A estratégia de ter uma rota de fulga é sempre saudável.15 de julho de 2009 às 7:16 pm #87905David Siqueira
ParticipanteOk!!!..Isso eu já imaginava, mas queria saber se foi por essa razão que você descreveu ou se por outra razão mais especifica.
JOÃO!
Um colega com o qual trabalhei a um tempo atrás fez este processo sem maiores problemas, mais de contra partida ganhou alguns outros, mais intrisecos a release escolhida, o que ele fez para amenizar foi voltar para a RELEASE 10.2.0.2 , não sei se é esse seu caso, mais fica aqui uma constatação. Sugiro que veja antes de fazer eu processo se este Downgrade não lhe trará mais dor de cabeças do que alivio.
Abraço!
16 de julho de 2009 às 3:24 pm #87927jspaulonci
ParticipanteOi David…eu escrevi esse post pois iremos migrar da 10.2.0.3.0 para 10.2.0.4.0, porem e se der um crash nesse upgrade ? o que fazer ?
É melhor perder um pouco mais de tempo e refazer a instalação da 10.2.0.3.0 ou fazer um downgrade da 10.2.0.4.0 para a 10.2.0.3.0 ?
O que devo considerar, o tempo da instalação da 102030? ou o tempo do donwgrade ?
O downgrade mesmo sendo rápido é garantido ?Como trata-se de uma migração, e isso é complexo, pensei em ter um plano B para fazer a volta em caso de crash.
Tenho um amigo que se chama Carlos Eduardo Sampaio Piva, ele é DBA Oracle a 17 anos, já viu muita coisa na vida, ele sempre diz que,
sempre precisamos ter um plano B, sempre…em qualquer situação, no meu caso, pelo que ouvi do Marcio e de mais um outro DBA, o melhor é fazer a instalação da 10.2.0.3.0 e boa, perde um pouco de tempo mas pelos menos volta concerteza, o downgrade é muito complicado, não é garantido e corre o risco de aparecer novos problemas.Espero ter respondido a sua pergunta, um grande abraço
João Paulo Spaulonci
16 de julho de 2009 às 4:25 pm #87930David Siqueira
ParticipanteGrande João, satisfação pareceiro.
Bem sempre é muito bom mesmo um Plano B, sob essa pespectiva o ideal mesmo seria , se isso fosse possivel é claro, term um ambiente onde pudesse manter as duas instalações e testar a aplicação na release nova e simular um “dia-a-dia”, mais como nem sempre contamos com esse tipo de suporte por parte da infra, vezes pelo custo ou até mesmo pela falta de tempo.
Acredito que da maneira como você descreveu seu PLANO B , seja este o mais viavel, no máximo você perderá alguns minutos na instalação, mas pelo menos tem asegurado seu ambiente da mesma maneira que se apresentava antes.
Abraço e boa sorte!!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.