- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 11 meses atrás por
emonteiro.
-
AutorPosts
-
20 de abril de 2011 às 12:25 am #98907
emonteiro
ParticipantePessoal,
Primeiro tópico.
Há a possibilidade de uma instância RDBMS utilizar os recursos de uma instância ASM de outro servidor?
Oracle10g => 10.2.0.3.0
RHEL => Red Hat Enterprise Linux ES release 4 (Nahant Update 8)Exemplo:
ServidorA=RDBMS
ServidorB=ASMAlterar ServidorA (filesystem) de forma a utilizar a instância ASM do ServidorB
Desde já agradeço a colaboração.
20 de abril de 2011 às 4:14 pm #98912VitorLeandro
ParticipanteFala amigo,
Se entendi bem, você tem um servidor A com Oracle Instalado, mas não quer nenhum datafile nele. Os arquivos de dados ficarão em outro servidor. Você quer montar o servidor B para funcionar como uma storage?
Se for isso mesmo, é até tranquilo de fazer. Você não precisa de instalar o Oracle no Servidor B, apenas de uma interface bem rápida entre o A e o B (1 Gb ou 10 Gb) para fazer a conexão e compartilhar os volumes para que o Oracle e o ASM no servidor A acessem…
O ASM é parte integrante do Oracle, então ele fica junto no mesmo servidor do Banco. O outro servidor, você apenas vai compartilhar os volumes.
Já ví fazerem isso com Filesystem. Mas pode ser uma alternativa de baixo custo.
20 de abril de 2011 às 5:54 pm #98915emonteiro
ParticipanteBom dia VitorLeandro,
Obrigado pela atenção.
Mas acho que não fui claro…. minha dúvida é:ASM somente gerencia arquivos de bases de dados do mesmo servidor a qual ela está instalada? Ou consigo utilizar um ASM rodando em outro servidor.
Exemplo:
Eu tenho duas instâncias oracle em dois servidores distintos, eu quero saber se posso ter apenas 1 instância ASM para estes dois servidores oracle distintos.20 de abril de 2011 às 8:59 pm #98919VitorLeandro
ParticipanteHa sim, acho que entendi. Duas instancias rodando banco de dados diferentes mas no mesmo ASM… Acho que não é possível.
Talves seja melhor fazer um RAC com os dois servidores mais uma storage. Daí você terá o ganho da alta disponibilidade e balanceamento de carga. Se algum destes queimar, você tem o outro auto.
Té mais!
21 de abril de 2011 às 5:02 pm #98931Peterson
ParticipanteAcho que é como o Vitor disse. Pelo ambiente que vc descreveu um RAC é a melhor alternativa. Aí você terá 2 instâncias em servidores diferentes acessando uma única área de disco.
21 de abril de 2011 às 6:41 pm #98932emonteiro
ParticipanteObrigago pela atenção.
Mas RAC infelizmente não posso instalar no momento.Estou em um projeto de Moving de Datacenter… meu cenário atual é cada servidor uma instância ASM e uma instância RDBMS. Tenho dois servidores nesta situação. Imaginava criar no novo datacenter o mesmo cenário… até o cliente dizer que é possivel permanecer com dois servidores porém concentrar os arquivos dos dois bancos em apenas um ASM… disseram-me que o CSS consegue encontrar uma instância ASM em outro servidor ai seria só apontar o armazenamento dos arquivos para ele.
Só não sei se isso é possível… esta é a questão. 🙁
Resumindo: Consigo encontrar a instância ASM na rede e concentrar o armazenamento de duas instâncias RDBMS em apenas uma?
Eu sinceramente gostaria de ter por servidor uma instância ASM e uma RDBMS. Mas…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.