- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 5 meses atrás por
Evloki.
-
AutorPosts
-
9 de julho de 2010 às 5:53 pm #94996
Evloki
ParticipanteBom dia,
alguém sabe se alter table move e o alter table shrink space dão lock na tabela durante o processo?E outra no meu banco de teste o Shrink esta funcionando beleza, mas no banco de produção não esta funcionando está dando
ORA-10635: Invalid segment or tablespace typeE eu estou colocando alter table Owner.tabela shrink space;
E já olhei na tabela DBA_SEGMENTS e está certo o owner e o nome da tabela e o tipo.E outra posso rodar o
dbms_stats.gather_schema_stats(ownname => 'schema', estimate_percent =>
100, method_opt => 'for all indexed columns size auto', cascade => true)
com o banco com processamento medio ou ele também da lock em alguns objetos ?10 de julho de 2010 às 12:08 am #94999vieri
ParticipanteShrink e move bloqueiam a tabela ? SIM.
[oracle@admbi1 ~]$ oerr ora 10635
10635, 00000, “Invalid segment or tablespace type”
// *Cause: Cannot shrink the segment because it is not in auto segment space
// managed tablespace or it is not a data, index or lob segment.
// *Action: Check the tablespace and segment type and reissue the statementdbms_stats.gather_schema_stats
não bloqueia nada, mas é bom rodar com processamento baixo.
12 de julho de 2010 às 6:15 pm #95011Evloki
Participante[quote=”vieri”:1g8txf76]Shrink e move bloqueiam a tabela ? SIM.
[oracle@admbi1 ~]$ oerr ora 10635
10635, 00000, “Invalid segment or tablespace type”
// *Cause: Cannot shrink the segment because it is not in auto segment space
// managed tablespace or it is not a data, index or lob segment.
// *Action: Check the tablespace and segment type and reissue the statementdbms_stats.gather_schema_stats
não bloqueia nada, mas é bom rodar com processamento baixo.[/quote]
Não entendi esse
Check the tablespace and segment type and reissue the statement
O tipo dela está ok esta como table… 😕 Devia ser outro tipo ?
12 de julho de 2010 às 7:13 pm #95013vieri
ParticipanteNão de para fazer shrink em tablespaces
que não sejam do tipo ASSM.12 de julho de 2010 às 7:21 pm #95014Marcio68Almeida
ParticipanteBom… Vamos por partes…
Para você dar um MOVE na tabela, ela realmente ficará em LOCK até queo processo termine, por motivos bastante simples, não dá para trocar o pneu do carro com ele em movimento.
Depois que você der um MOVE na tabela, TEM que dar REBUILD nos índices e TEM que verificar quais objetos ficaram inválidos, pois tudo o que se referencia a esta tabela ficará inválido.Quanto ao SHRINK, você sabe o que ele faz ? Ele simplesmente remove a “marca d´água” da tabela, permitindo gravação nos lugares que estavam reservados, isso não dsfragmenta a tabela, só libera espaço.
Quanto ao erro propriamente dito, você tem duas possibilidades :
1. Não há espaço físico para manipulação dos dados.
2. O tipo de dados não é válido ou está em uso.12 de julho de 2010 às 7:53 pm #95015Evloki
ParticipanteEntão fiz o move e rebuild dos indices, já validei tudo que ficou invalido.
Sei que o shrink só tira o HWM, mas o estranho é tem 26GB de espaço livre e o banco tem 15GB teoricamente daria certo o tipo está ok é do tipo TABLE.
Por isso esse erro não faz sentido p mim.😕
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.