- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 8 meses atrás por
LoadingXp.
-
AutorPosts
-
22 de julho de 2009 às 2:42 pm #88081
jspaulonci
ParticipanteBom dia meus amigos tudo bem ?
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, vocês usam a FLASH_RECOVERY_AREA ?
Não encontrei isso em documentação, mas ouvi de alguns profissionais que a flash_recovery_area precisa ser pelemos menos duas vezes o tamanho da base, isso é verdade ?
Como que os SRs implementaram o uso da FLASH em suas empresas ?
Qual é o valor para db_flashback_retention_target ?Obrigado
22 de julho de 2009 às 3:54 pm #88084Marcos Braga
ParticipanteOi João Paulo,
Na empresa onde trabalho deixamos 50G, e a base tem 30G. Essa necessidade deu-se pelo fato dos backups serem via Backup Set do RMAN, o qual direciona as cópias para a FLASH_RECOVERY_AREA.
Em uma empresa que presto consultoria, o espaço da FLASH_RECOVERY_AREA é de 2G (padrão). O backup nesta empresa é direcionado para outra área (outro disco) e é efetuado via RMAN também.
Em suma, o espaço disponível na FLASH_RECOVERY_AREA depende do quanto vai utilizar dela: RMAN e ARCHIVES são exemplos que utilizam (por padrão) esta área.
[]s
Braga22 de julho de 2009 às 6:02 pm #88091eversonpiza
ParticipanteApenas adicionando mais informações.
Oq tb deve tb ser levado em consideração é o a redundância aplicada e se o backup vai ser compactado ou não, e a política de limpeza.
Vamos supor que sua base tenha 1GB, e vc tenha a politica se reter 2 copias, quando vc iniciar uma nova cópia, até a conclusão dela vc vai ter três backups, e apenas após o final do novo backup o mais antigo será excluido, ou seja, por um período vc vai precisar de espaço para três bases, o que iria ocupar 3GB.
Tb tem que ver os intervalos entre os backups full, pois todos os arquivos tb são guardados, o que ocuparia mais espaço ainda, supondo que vc gere mais 200MB de archive por dia, e faça backup full semanal, com politica de 2 cópias, vai ter archive de 14 dias, ou seja, mais 2.8GB.
Um alternativa aos archives são os backups incrementais, mas mesmo assim eles ocupariam um espaço além do espaço utilizado pelo full.
Att,
Everson22 de julho de 2009 às 6:21 pm #88093jspaulonci
ParticipanteEverson…mas meus backups do rman são feitos em discos, eles não ficam na flash_recovery_area, o RMAN vai na minha flash, pega os archives e joga em uma unidade de disco, depois dele vai nos DATAFILES que estão na ASM e faz uma cópia essa unidade de disco.
22 de julho de 2009 às 6:25 pm #88094eversonpiza
ParticipanteSendo assim acredito que vc não vá precisar de muito espaço na flash_recovery_area, apenas o suficiente para os seus archives que ainda não foram removidos pelo rman.
22 de julho de 2009 às 6:30 pm #88095Marcos Braga
Participante[quote=”eversonpiza”:3p8qn7v8]Sendo assim acredito que vc não vá precisar de muito espaço na flash_recovery_area, apenas o suficiente para os seus archives que ainda não foram removidos pelo rman.[/quote]
Concordo plenamente.
[]s
22 de julho de 2009 às 6:49 pm #88097David Siqueira
ParticipanteTambém uso aqui na empresa, mais apenas para os archives ainda não gerados, após isso tenho um script de RMAN que descarrega e limpa a area automaticamente todos os dias, nunca tive problemas, e minha área não ultrapassa 20GB.
Abraços
22 de julho de 2009 às 7:36 pm #88101jspaulonci
ParticipanteDrbs , qual é o tamanho da sua base ?
22 de julho de 2009 às 8:23 pm #88102eversonpiza
Participante[quote=”jspaulonci”:cm8hmbvt]Drbs , qual é o tamanho da sua base ?[/quote]
O importante para saber o uso de espaço pelos archives não é o tamanho da base, e sim o volume de dados ‘alterados’.
Dá uma olhada na v$archived_log que vc terá uma idéia da quantidade de archives gerados.
Att.
Everson22 de julho de 2009 às 8:26 pm #88104David Siqueira
ParticipanteMinha base tem aproximadamente 70 GB, é como o everson disse, no meu caso eu uso apenas para archives mesmo, se eu utilizasse como outros propósitos minha área teria que ser repensada em questões de dimensões, mais pelo momento apenas o definido já me atende.
Abraços
25 de julho de 2009 às 1:39 am #88198LoadingXp
ParticipanteOlha um script bacana para fazer essa verificação:
SET PAGESIZE 10000
ACCEPT DATA_BUSCA prompt ‘Informe a data inicio (DD-MM-YYYY): ‘
SELECT B.RECID,
TO_CHAR(B.FIRST_TIME, ‘DD-MM-YYYY hh24:mi:ss’) START_TIME,
A.RECID,
TO_CHAR(A.FIRST_TIME, ‘DD-MM-YYYY hh24:mi:ss’) END_TIME,
ROUND(((A.FIRST_TIME-B.FIRST_TIME)25)60,2) MINUTES
FROM v$LOG_HISTORY A, V$LOG_HISTORY B
WHERE A.RECID = B.RECID+1
AND TO_CHAR(A.FIRST_TIME, ‘DD-MM-YYYY’) = ‘&data_busca’
ORDER BY A.FIRST_TIME ASC;
clear breaks;
undef user; -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.