- Este tópico contém 20 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 9 meses atrás por
Susu.
-
AutorPosts
-
2 de maio de 2012 às 4:55 pm #103511
Susu
ParticipantePessoal,
eu tentei habilitar o archive log alterando o arquivo pfile.
*.log_archive_dest_1=’location=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’
*.log_archive_format=’cognos_%t_%s_%r.arc’
*.log_archive_dest_state_1=enableSQL>shutdown immediate;
SQL>startup mount PFILE=’/export/home/oracle/product/10.2.0/Db_2/dbs/initcognos.ora’;
SQL>alter database archivelog;
SQL>alter database open;
SQL>alter system switch logfile;Até ai blz. Os archives geraram no $ORACLE_HOME e nao /dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch conforme o parametro no pfile. Alguem tem alguma sugestao do que pode ser?
Obrigada,
Suzana Costa2 de maio de 2012 às 5:04 pm #103512rman
Participante@Susu
Por favor poste o resultado:
SQL> archive log list
O procedimento de habilitar o archive log está ok. Um passo essencial após habilitar o archive log é fazer o backup via RMAN de acordo com as suas politicas, isso é para ter um ponto de partida.
2 de maio de 2012 às 6:08 pm #103513Susu
ParticipanteEu tb mudei o parametro db_recovery_file_dest no pfile mas o danado continua apontando para o oracle_home
db_recovery_file_dest=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/archle_dest=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch
Segue consulta
—
SQL> archive log list;
Database log mode No Archive Mode
Automatic archival Disabled
Archive destination USE_DB_RECOVERY_FILE_DEST
Oldest online log sequence 11142
Current log sequence 11144Eu tive que desabilitar o archive pq o disco onde o archive estava gerando nao é grande.
2 de maio de 2012 às 7:44 pm #103515Douglas Paiva de Sousa
ParticipanteDe acordo com as informações que você passou seu banco não está em modo archive.
Porque você está usando pfile e não spfile? Qual a versão do seu banco?Att,
2 de maio de 2012 às 7:57 pm #103516rman
Participante@Susu
Estranho fiz o teste aqui e funcionou normalmente, fiz editando o pfile também.
Depois de alterar o parâmetro log_archive_dest_1 o comando ARCHIVE LOG LIST vai deixar de mostrar
Archive destination USE_DB_RECOVERY_FILE_DEST
E mostrará o valor de log_archive_dest_1
O parâmetro db_recovery_file_dest é a localização da flash recovery area.
Verifique quando ativar o archive log se o ARCHIVE LOG LIST vai mostrar o caminho correto da area de archive.
2 de maio de 2012 às 9:23 pm #103517Susu
ParticipanteDPaiva,
então essa alteração eu quero fazer no banco de produção. Seu eu deixar habilitado o archive no disco do $ORACLE_HOME, vai estourar o meu disco.
Estou usando o pfile pq quero fazer alteração manualmente e depois criar o spfile a partir do pfile.Rman,
antes de habilitar esse archive eu testei num banco de homologação e funcionou perfeitamente, criando o archive no diretorio informado no log_archive_dest_1.
*.log_archive_dest_1=’location=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’Eu to achando que nao pode usar os 2 parametros:
*.log_archive_dest_1
DB_RECOVERY_FILE_DEST;Eu vou habilitar somente o DB_RECOVERY_FILE_DEST no pfile e tira o parametro *.log_archive_dest_1;
O que acha?
2 de maio de 2012 às 9:31 pm #103518rman
Participante@Susu
Funciona da seguinte forma, por padrão o log_archive_dest_1 não vem definido e a área de archive log é apontada para a flash recovery area, ou seja, é o valor do parâmetro DB_RECOVERY_FILE_DEST.
Quando você define o log_archive_dest_1 a área de archive deixa de usar a flash recovery area e aponta para o valor do parâmetro log_archive_dest_1.
Creio que não é o fato de definir os 2 parâmetros.
2 de maio de 2012 às 10:07 pm #103519Douglas Paiva de Sousa
ParticipanteQuando você inicia seu banco de dados você usa “startup” somente? Ou faz um apontamento explicito para o “pfile”?
Att,
2 de maio de 2012 às 11:41 pm #103520Susu
ParticipanteSQL>startup mount PFILE=’/export/home/oracle/product/10.2.0/Db_2/dbs/initcognos.ora’;
Eu subi pelo pfile somente para nao sujar o spfile3 de maio de 2012 às 1:24 am #103521Douglas Paiva de Sousa
ParticipanteTente fazer o seguinte;
1 – Crie uma cópia do seu spfile original em um diretório de backup (/home/oracle ou /tmp por exemplo).
2 – Transforme seu pfile (com as alterações necessárias) em um spfile.
3 – Inicie o banco de dados com “startup” para que ele atinja o estado de open.
Acredito que dessa maneira tem que funcionar, e se não funcionar faça as alterações diretamente neste novo spfile com “ALTER SYSTEM” e reinicie o banco de dados. Tem que funcionar!
Att,
3 de maio de 2012 às 4:53 pm #103524Susu
ParticipantePessoal,
por padrao ORACLE o diretorio padrao para gerar o archive log é o $oracle_home/dbs.
Como faço para alterar o Archive Destination : USE_DB_RECOVERY_FILE_DEST?no pfile eu mudei os parametros:
db_recovery_file_dest=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch
log_archive_dest=’/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’Será que vou precisar desabilitar o FRA (parametro db_recovery_file_dest)?
Qual a consequencia de colocar null no parametro db_recovery_file_dest?
obrigada,
Suzana3 de maio de 2012 às 7:29 pm #103527Douglas Paiva de Sousa
ParticipanteVocê pode deixar o parâmetro db_recovery_file_dest sem nenhuma informação (acredito que se colocar null haverá problema), porém a consequência disso é que você não vai ter a FRA habilitada.
E o parametro log_archive_dest_1 não pode estar assim como você colocou
log_archive_dest_1=’/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’
Coloque assim
log_archive_dest_1=’LOCATION=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’
Att,
8 de maio de 2012 às 12:33 am #103561Susu
ParticipanteDPaiva,
infelizmente o Location nao fez funcionar
log_archive_dest_1=’LOCATION=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch’
🙁Tb mudei o caminho do db_recovery_file_dest mesmo assim nada.
alter system set db_recovery_file_dest=’LOCATION=/dados_dwih3/COGNOSPRD/oradata/arch
‘Alguem sabe dizer se o parametro db_recovery_file_dest anula o parametro log_archive_dest ?
Obrigada,
Suzana8 de maio de 2012 às 4:53 pm #103563rman
Participante@Susu
Não anula
Funciona da seguinte forma, por padrão o log_archive_dest_1 não vem definido e a área de archive log é apontada para a flash recovery area, ou seja, é o valor do parâmetro DB_RECOVERY_FILE_DEST.
Quando você define o log_archive_dest_1 a área de archive deixa de usar a flash recovery area e aponta para o valor do parâmetro log_archive_dest_1.
Creio que não é o fato de definir os 2 parâmetros.
8 de maio de 2012 às 6:09 pm #103564Doids
ParticipanteComo vc esta conferindo se mudou de caminho ou não?
Executou o comando abaixo e verificou?
alter system switch logfile;
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.