- Este tópico contém 8 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos atrás por
samirbh.
-
AutorPosts
-
11 de março de 2009 às 7:29 am #85717
samirbh
ParticipanteOla pessoa,
Gostaria de esclarecer algumas duvidas que tenho em relação a usuários no Oracle, a versão que estou utilizando é a 10G.
Sobre as Tablespaces temporárias de cada usuário:
Elas são “criadas” toda vez que o usuário loga? Com o nome que eu defini na criação do usuário? (create user …temporary tablespace temp1;)
Não entendo o porque de uma tablespace temporária se o usuário já tem a sua default, seria interessante usar a temporária pra que?
Sobre exclusão de usuário:
Ao excluir um usuário a meu ver é uma boa pratica colocar a clausula cascade :
Drop user samirbh cascade;
Depois de ter executado tal tarefa os objetos se existentes do usuário samirbh iram pertencer a quem? Há uma view que exiba todos os “objetos” de um usuário?
No livro ORACLE Referência para o DBA (aprovado pela oracle press) usa o termo “sing on”, poderia ignorar o termo e filtrar essa informação como “estar logado” mas como o que quero da minha vida é ser um profissional não podia deixar a pergunta talvez bizarra fazer meu conhecimento ser incompleto.
Sing on é realmente o que estou pensando (“estar logado”)?desde já obrigado pela atenção.
11 de março de 2009 às 3:34 pm #85718Regis Araujo
ParticipanteSamir, bom dia!
Bom, vou tentar responder da maneira que eu conheço, tenho certeza que se eu cometer alguma “gafe” quem responder depois irá corrigir, mas ai vai…
Elas são “criadas” toda vez que o usuário loga? Com o nome que eu defini na criação do usuário? (create user …temporary tablespace temp1;)
R: Não, normalmente quando vc cria um novo banco, vc já cria uma tablespace TEMPORARIA (Default), ou pode criar uma nova tablespace TEMPORARY, que será utilizado por todos os usuários que vc determinar que tenham esta tabela como temporary…
Não entendo o porque de uma tablespace temporária se o usuário já tem a sua default, seria interessante usar a temporária pra que?
R: “A tabela temporária é utilizadas pelo banco durante operações SQL”, ou seja, ela armazena as transações que são realizadas pelo usuário, onde os dados gerados não são armazenados definitivamente. Um exemplo classico.. vc tem uma tabela A com 1 milhão de registros e uma tabela B com 3 milhões de registros, ao rodar uma consulta SQL com join entre estas 2 tabelas, ele irá retornar diversas linhas e esta informação precisa ser armazenada em algum lugar para que vc possa “manipula-la”, então estes dados são jogados na tablespace TEMPORARIA, pois quando vc fechar sua sessão, estes dados da consulta, serão perdidos/apagados, então para não prejudicar os acessos a tablespace DAT (De dados definitivos), eles são jogados e apagados na tablespace TEMPORARY…
Ao excluir um usuário a meu ver é uma boa pratica colocar a clausula cascade :
Drop user samirbh cascade;
Depois de ter executado tal tarefa os objetos se existentes do usuário samirbh iram pertencer a quem? Há uma view que exiba todos os “objetos” de um usuário?
R: A funcão CASCADE quer dizer mais ou menos “Tudo abaixo dele”, ou seja, quando vc dropa um usuário, vc tbm “dropa” todos os objetos que são deste usuário (Abaixo dele), os objetos que existiam neste usuário também são apagados, eles não são direcionados a outro usuário, a não ser que vc determine isto antes de “Dropar” o usuário.
No livro ORACLE Referência para o DBA (aprovado pela oracle press) usa o termo “sing on”, poderia ignorar o termo e filtrar essa informação como “estar logado” mas como o que quero da minha vida é ser um profissional não podia deixar a pergunta talvez bizarra fazer meu conhecimento ser incompleto.
Sing on é realmente o que estou pensando (“estar logado”)?R: Bom, não sei como lhe responder sobre esta questão, mas com certeza vc obterá sua resposta aqui….
Espero ter ajudado…
Abraços amigo…!!!!
12 de março de 2009 às 1:44 am #85736samirbh
Participanteobrigado Thunder_Catz,
esclareceu perfeitamente as duvidas.fico no aguardo da questão do “log on” valeu pessoal…
12 de março de 2009 às 1:47 am #85737samirbh
Participantedesculpa é “sing on”
12 de março de 2009 às 11:54 pm #85766Ishii
ParticipanteOlá,
O termo é “sing on” mesmo ou “sign on” ? Se você puder colocar o parágrafo ou a citação deste termo, fica mais fácil identificar pois em algumas traduções o termo técnico acaba sendo perdido e fica um pouco confuso na hora de identificar corretamente. (por exemplo: listener – ouvidor…)
[]s Ishii
15 de março de 2009 às 5:05 pm #85796samirbh
ParticipanteA citação se encontra no capitulo 10 “usuarios, perfis, papéis e concessões” pag. 210 ha pag. 233
livro: ORACLE – Referência para o DBApag. 211
“As senhas de usuário também podem ser vinculadas á conta do sistema operacional(operating system – SO) em que esta sendo efetuado logon, e o oracle também permite ‘sing on’ único”que que ele quer dizer com é sing on?
15 de março de 2009 às 5:06 pm #85797samirbh
ParticipanteA citação se encontra no capitulo 10 “usuarios, perfis, papéis e concessões” pag. 210 ha pag. 233
livro: ORACLE – Referência para o DBApag. 211
“As senhas de usuário também podem ser vinculadas á conta do sistema operacional(operating system – SO) em que esta sendo efetuado logon, e o oracle também permite ‘sing on’ único”que que ele quer dizer com sing on?
16 de março de 2009 às 5:14 am #85805Ishii
ParticipanteOlá,
Posso estar muuuito enganado mas deve ter sido erro de impressão, acho que o termo adequado seria “sign on” único, onde com apenas um Login ou uma “Assinatura” (sign on) no SO seria possível logar no Oracle. Já tinha visto isso no UNIX mas nunca configurei e nenhum SO até por que acho que pode ser “fraco” do ponto de vista de segurança. Um dos maiores defeitos do SQL Server por exemplo na minha opinião é justamente isso, se você logar no SO/AD você também tem acesso ao BD facilmente….
[]s Ishii
17 de março de 2009 às 1:29 am #85826samirbh
Participantea então é o que no SQL Server chamam de Windows autentication,
acesso pelo nivel que tiver no SO.
ok, obrigado pela explicação -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.