Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    EricoMM
    Participante

Boa tarde amigos.

Acabei de receber um novo equipamento para um novo projeto e recebi com um editor SQuirreL SQL Client. Não consigo encontrar uma forma de importar um txt, e será essencial essa funcionalidade e tenho uma certa urgência.

Qual a melhor editor Free que posso utilizar e que não seja tão limitado?

Estou baixando: Oracle SQL Developer 1.5 pra testar.

Abraço.
      Muito Obrigado!

Ishii
      Participante

Olá,

Acho que o SQL Developer deve resolver seus problemas…

[]s Ishii
        ps: eu uso mesmo o PL/SQL Developer… 🙂

burga
        Participante

Aqui na empresa usamos bastante o próprio SQL Developer, que você está pegando, e funciona bem, tem algumas funcionalidades que adiantam bastante nosso trabalho.

Também usamos o PLSQL Developer que o Ishii comentou, mas o problema dele é que não é free…

Ishii
          Participante

Olá,

No caso deve ser uma questão de custo/benefício, eu uso para verificar e analisar packages de 15-20 mil linhas… como vejo alguns desenvolvimentos do tipo else forever (ver gambiarra no google) então os “highlights” para os blocos do PL/SQL ajudam muito…

Se for para uso intenso mesmo, sugiro o investimento, se for apenas para algumas verificações, não acho que valha a pena…

[]s Ishii

EricoMM
            Participante

Amigos,

Muito Obrigado pela prontidão nas respostas.

Obs: Já estou instalando o Sqldeveloper

fsitja
              Participante

O PL/SQL Developer da Allaround é uma ferramenta imensamente superior ao SQL Developer da Oracle, não me canso de repetir, porque é merecido.

É uma ferramenta que acrescenta muita produtividade para o desenvolvedor que tirar bom proveito dos recursos.

EricoMM
                Participante

fsitja,
                  Melhor que o TOAD você não concorda comigo?

Já estou falando pro meu gestor pra comprar-mos a licença, pois será necessário.

Abraço.

burga
                  Participante

Me desculpem se no meu post anterior deu a entender que o SQL Developer é melhhor do que o PLSQL Developer por ser uma ferramenta grátis.

O que eu quis salientar foi o simples fato de que o PLSQL Developer não é livre. E tenho que concordar também que o PL com certeza possui muito mais recursos.

Também prefiro o PLSQL Developer, mas como você queria uma ferramenta free, o SQL não decepciona. 🙂

EricoMM
                    Participante

Ok! Entendido!

Obrigado burga

fsitja
                      Participante

Ah, com certeza Burga, desculpe se me expressei mal, mas só quis fazer um elogio (que soou um tanto exaltado demais) ao PL/SQL Developer.

Quanto ao Toad, infelizmente eu não tenho experiência com a ferramenta para fazer uma comparação justa, mas pelo pouco que pude ver de funcionalidades, ela me parece ter escopo mais abrangente e, de forma geral, mais “hardcore” que o PL/SQL Developer.
                        O Toad apresenta facilitadores para análises e otimizações que podem ou não ser muito úteis, dependendo da sua necessidade específica. Até por isso se paga mais do que pelo PL/SQL Developer, enquanto que a versão gratuita do Toad não compete com ele.

Se alguém puder dar uma opinião mais embasada, por gentileza, tome liberdade, pois vou mais pelo que vejo, leio e ouço a respeito do que pelo que experimentei. Acho que principalmente DBA’s devem ter o Toad como ferramenta predileta, “price aside”, mas essa não é minha praia.

vieri
                        Participante

A ferramenta predileta dos DBA’s Oracle VERDADEIROS,
                          é o SQLPLUS!!

8)

Nem tente compreender!! rsrs

Para desenvolvedores natos é o PL_SQL DEVELOPER o predileto,
                          com certeza.
                          para desenvolvedores que gostam de praticidade e de análisar algumas coisas “simples”, do banco é o TOAD.

digo que o TOAD não é nem de perto a ferramente preferida dos DBA’s,
                          não incluo pseudo-dba’s.
                          Pois ela é extremamente pesada para o banco, e tudo que ela faz, fazemos no sqlplus sem problemas.

DBA que é dba sabe que na hora que o bixo ta pegando,
                          nem sempre uma ferramente de 3°ajuda.

Apenas os conhecimentos obtidos do funcionamento interno
                          e script’s criados ao longo de muita experiência para resolver
                          diversos tipos de problemas.

Isso sem contar quando temos que envolver o suporte da Oracle
                          para resolver problemas, problemas com linux,aplicação,rede..etc..etc..

mas isso foge ao escopo desse post.

abraços!!!

fsitja
                          Participante

Sempre notei a mesma coisa. Os DBAs e seus dois monitores têm sempre pelo menos um deles com a janela do SQL*Plus aberto… hehe 😆

Ishii
                            Participante

Olá,

A verdadeira razão para os DBAs preferirem o SQLPlus é justamente por saber que em qualquer cliente que tenham que atender, independente do SO SEMPRE haverá um SQLPlus disponível.

Conheci há anos um pseudo-DBA que só usava as ferramentas gráficas do Oracle (sim, desde a versão 8.0.5 já tinham) mas na hora de fazer uma manutenção no HP-UX… não conseguiu fazer direito e ainda alegou que não lembrava o comando…(twitter mode #fail)

[]s Ishii

Alfeu
                              Participante

Olá pessoal,
                                Claro que tinha que ter alguém para defender o TOAD. Por acaso sou eu.
                                Uso essa ferramenta há muitos anos.
                                Entendo e tb utilizo o PLSQL developer pra desenvolver. Não tem comparação.
                                Porém, o TOAD tem tantos recursos (que nem sei enumerá-los), que me auxiliam muito e muito mesmo para administração dos mais de 50 instâncias que temos aqui na empresa.
                                Ele facilita muito nosso trabalho e aponta atalhos para resolvermos os problemas muito mais rápido do que construir funções e procedimentos para isso.
                                Se estamos falando de desenvolvimento, tb aponto o PLSQL developer como o mais mais. E o utilizo tb.
                                Mas para administração e soluções rápidas de problemas o TOAD é imbatível.

Cada um se adapta melhor as suas necessidades!!!!

hudsona
                                Participante

Falando dos DBAs

Eu acho que é essencial o DBA ser totalmente independente de ferramentas graficas como o TOAD, mas que elas auxiliam no dia dia, issso elas fazem sim.
                                  Se eu quero saber todas as constraints de uma tabela em determinada instancia, é só eu dar um clique no TOAD que vai me mostrar, sim eu tenho que saber usar o sqlplus, e ir na dba_constraints e saber quais colunas usar pra ter a resposta.
                                  Pra mim é uma questão de bom senso.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.