- Este tópico contém 15 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por
Alfeu.
-
AutorPosts
-
24 de novembro de 2009 às 9:43 pm #91103
EricoMM
ParticipanteBoa tarde amigos.
Acabei de receber um novo equipamento para um novo projeto e recebi com um editor SQuirreL SQL Client. Não consigo encontrar uma forma de importar um txt, e será essencial essa funcionalidade e tenho uma certa urgência.
Qual a melhor editor Free que posso utilizar e que não seja tão limitado?
Estou baixando: Oracle SQL Developer 1.5 pra testar.
Abraço.
Muito Obrigado!24 de novembro de 2009 às 9:51 pm #91104Ishii
ParticipanteOlá,
Acho que o SQL Developer deve resolver seus problemas…
[]s Ishii
ps: eu uso mesmo o PL/SQL Developer… 🙂24 de novembro de 2009 às 9:53 pm #91105burga
ParticipanteAqui na empresa usamos bastante o próprio SQL Developer, que você está pegando, e funciona bem, tem algumas funcionalidades que adiantam bastante nosso trabalho.
Também usamos o PLSQL Developer que o Ishii comentou, mas o problema dele é que não é free…
24 de novembro de 2009 às 10:14 pm #91106Ishii
ParticipanteOlá,
No caso deve ser uma questão de custo/benefício, eu uso para verificar e analisar packages de 15-20 mil linhas… como vejo alguns desenvolvimentos do tipo else forever (ver gambiarra no google) então os “highlights” para os blocos do PL/SQL ajudam muito…
Se for para uso intenso mesmo, sugiro o investimento, se for apenas para algumas verificações, não acho que valha a pena…
[]s Ishii
24 de novembro de 2009 às 10:22 pm #91109EricoMM
ParticipanteAmigos,
Muito Obrigado pela prontidão nas respostas.
Obs: Já estou instalando o Sqldeveloper
24 de novembro de 2009 às 11:59 pm #91114fsitja
ParticipanteO PL/SQL Developer da Allaround é uma ferramenta imensamente superior ao SQL Developer da Oracle, não me canso de repetir, porque é merecido.
É uma ferramenta que acrescenta muita produtividade para o desenvolvedor que tirar bom proveito dos recursos.
25 de novembro de 2009 às 12:16 am #91115EricoMM
Participantefsitja,
Melhor que o TOAD você não concorda comigo?Já estou falando pro meu gestor pra comprar-mos a licença, pois será necessário.
Abraço.
25 de novembro de 2009 às 4:04 am #91116burga
ParticipanteMe desculpem se no meu post anterior deu a entender que o SQL Developer é melhhor do que o PLSQL Developer por ser uma ferramenta grátis.
O que eu quis salientar foi o simples fato de que o PLSQL Developer não é livre. E tenho que concordar também que o PL com certeza possui muito mais recursos.
Também prefiro o PLSQL Developer, mas como você queria uma ferramenta free, o SQL não decepciona. 🙂
25 de novembro de 2009 às 4:59 am #91118EricoMM
ParticipanteOk! Entendido!
Obrigado burga
25 de novembro de 2009 às 5:16 am #91119fsitja
ParticipanteAh, com certeza Burga, desculpe se me expressei mal, mas só quis fazer um elogio (que soou um tanto exaltado demais) ao PL/SQL Developer.
Quanto ao Toad, infelizmente eu não tenho experiência com a ferramenta para fazer uma comparação justa, mas pelo pouco que pude ver de funcionalidades, ela me parece ter escopo mais abrangente e, de forma geral, mais “hardcore” que o PL/SQL Developer.
O Toad apresenta facilitadores para análises e otimizações que podem ou não ser muito úteis, dependendo da sua necessidade específica. Até por isso se paga mais do que pelo PL/SQL Developer, enquanto que a versão gratuita do Toad não compete com ele.Se alguém puder dar uma opinião mais embasada, por gentileza, tome liberdade, pois vou mais pelo que vejo, leio e ouço a respeito do que pelo que experimentei. Acho que principalmente DBA’s devem ter o Toad como ferramenta predileta, “price aside”, mas essa não é minha praia.
26 de novembro de 2009 às 10:56 pm #91178vieri
ParticipanteA ferramenta predileta dos DBA’s Oracle VERDADEIROS,
é o SQLPLUS!!8)
Nem tente compreender!! rsrs
Para desenvolvedores natos é o PL_SQL DEVELOPER o predileto,
com certeza.
para desenvolvedores que gostam de praticidade e de análisar algumas coisas “simples”, do banco é o TOAD.digo que o TOAD não é nem de perto a ferramente preferida dos DBA’s,
não incluo pseudo-dba’s.
Pois ela é extremamente pesada para o banco, e tudo que ela faz, fazemos no sqlplus sem problemas.DBA que é dba sabe que na hora que o bixo ta pegando,
nem sempre uma ferramente de 3°ajuda.Apenas os conhecimentos obtidos do funcionamento interno
e script’s criados ao longo de muita experiência para resolver
diversos tipos de problemas.Isso sem contar quando temos que envolver o suporte da Oracle
para resolver problemas, problemas com linux,aplicação,rede..etc..etc..mas isso foge ao escopo desse post.
abraços!!!
27 de novembro de 2009 às 12:43 am #91179fsitja
ParticipanteSempre notei a mesma coisa. Os DBAs e seus dois monitores têm sempre pelo menos um deles com a janela do SQL*Plus aberto… hehe 😆
27 de novembro de 2009 às 3:16 pm #91183Ishii
ParticipanteOlá,
A verdadeira razão para os DBAs preferirem o SQLPlus é justamente por saber que em qualquer cliente que tenham que atender, independente do SO SEMPRE haverá um SQLPlus disponível.
Conheci há anos um pseudo-DBA que só usava as ferramentas gráficas do Oracle (sim, desde a versão 8.0.5 já tinham) mas na hora de fazer uma manutenção no HP-UX… não conseguiu fazer direito e ainda alegou que não lembrava o comando…(twitter mode #fail)
[]s Ishii
27 de novembro de 2009 às 3:19 pm #91184Alfeu
ParticipanteOlá pessoal,
Claro que tinha que ter alguém para defender o TOAD. Por acaso sou eu.
Uso essa ferramenta há muitos anos.
Entendo e tb utilizo o PLSQL developer pra desenvolver. Não tem comparação.
Porém, o TOAD tem tantos recursos (que nem sei enumerá-los), que me auxiliam muito e muito mesmo para administração dos mais de 50 instâncias que temos aqui na empresa.
Ele facilita muito nosso trabalho e aponta atalhos para resolvermos os problemas muito mais rápido do que construir funções e procedimentos para isso.
Se estamos falando de desenvolvimento, tb aponto o PLSQL developer como o mais mais. E o utilizo tb.
Mas para administração e soluções rápidas de problemas o TOAD é imbatível.Cada um se adapta melhor as suas necessidades!!!!
1 de dezembro de 2009 às 5:51 am #91247hudsona
ParticipanteFalando dos DBAs
Eu acho que é essencial o DBA ser totalmente independente de ferramentas graficas como o TOAD, mas que elas auxiliam no dia dia, issso elas fazem sim.
Se eu quero saber todas as constraints de uma tabela em determinada instancia, é só eu dar um clique no TOAD que vai me mostrar, sim eu tenho que saber usar o sqlplus, e ir na dba_constraints e saber quais colunas usar pra ter a resposta.
Pra mim é uma questão de bom senso. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.