Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por Marcos Braga.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    goltte
    Participante

Ola pessoal

Sou novo no Oracle e estou criando um ambiente de teste com Oracle 11g Release 2 (11.2) for Linux x86-64 em VM VBOX com Enterprise Oracle Linux 5. Aparentimente com base em um livro que comprei a instacao e criacao do banco ocorreu tudo certo , porem quando cheguei em uma parte do livro que pede para executar o comando dbconsole ocorre um erro listado logo abaixo, ate agora nao encontrei nenhuma ajuda na net, e nao sei se posso continuar a diante com esse problema ocorrendo….

Quem puder ajudar agradeco……

mpvargas
      Participante

Caro amigo,

Observei um erro no comando… Está escrito statr ao invés de start
        Veja se aparece outra mensagem com o comando correto.

drim_drim_
        Participante

Opa blz, além do comando start estar escrito errado é bom dar uma verificada nos pacotes java.

se só o comando estivese escrito errado não apareceria essa mensagem!!!

vc cumpriu com todas as solicitações de pacotes que pede na documentação?

mpvargas
          Participante

Tem razão…

O comando errado traz uma mensagem diferente…

goltte
            Participante

Obrigado mpvargas por ter visto o comando, ja atualizei novamente a imagem.
              Mas a mensagem ‘e essa mesmo, e em relacao atualizacao de pacotes nao fiz, porque li na internet que o Oracle Enterprise Linux so disponibilizar atualizacao de pacotes somente para quem pagar pelo suporte do mesmo. O java instalado na maquina e a versao 1.4.2.

Marcos Braga
              Participante

Olá goltte,

O EM é um pouco chato com a configuração de rede. E sinceramente, as mensagens que retorna não são muito precisas.

Para adiantar o serviço, verifique o arquivo /etc/hosts e observe se o nome do seu computador (VM) está nesse arquivo.

Se não estiver, corrija, pois ele é extremamente importante para o funcionamento do EM.

Se tiver dúvidas de como configurá-lo, avisa.

[]s
                Braga

goltte
                Participante

Bem, nao sei se esta’ como deveria, mas pelo que eu procurei na net acho esta’ ok. Da uma analisada na imagem abaixo.

Dei um ping nesse IP e maquina VM e houve resposta.

Se puder ajudar a configurar agradeco.

Marcos Braga
                  Participante

Vamos lá,

Não está exatamente correto. Funciona do jeito que está para o sistema operacional e para vários aplicativos. Mas aplicativos que buscarem a configuração do hosts para resolução de nomes terá problema, pois o nome não estará em um servidor DNS também.

O padrão (e que a Oracle adotou) é este:

[IP_ADDRESS] [HOSTNAME].[DOMAIN] [HOSTNAME]

No seu caso, você tem o localhost (127.0.0.1), mas falta o IP da máquina.

Arrume o /etc/hosts da seguinte maneira:

# /etc/hosts
                    127.0.0.1 localhost.localdomain localhost
                    192.168.0.1 stctestbox01.us.oracle.com stctestbox01

Levando em consideração o seguinte:
                    IP do seu servidor: 192.168.0.1 (mude para o ip correto)
                    Hostname: stctestbox01
                    Domínio: us.oracle.com

Para descobrir o hostname e o domínio do seu servidor, digite o seguinte:
                    # hostname

Aparecerá do hostname e o domínio (se houver). Caso não haja domínio, não utilize em /etc/hosts.

Não há necessidade de deixar a configuração do IPV6, pois creio que não está utilizando. Pode comentar a linha que começa com ::1… (comentado: #::1…).

Observe este exemplo de uma VM que tenho:

Observe o seguinte:
                    IP: 192.168.56.102
                    Hostname: rh5ora102
                    Domain: [não tem]

Creio que isso já dá uma direção.

Qualquer dúvida, avisa.

[]s
                    Braga

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.