- Este tópico contém 13 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 8 meses atrás por
JamirJr.
-
AutorPosts
-
17 de maio de 2007 às 3:45 pm #79451
JamirJr
ParticipanteOlá Pessoal,
Esta ocorrendo o seguinte erro:
O Enterprise Manager não consegue estabelecer conexão com a instância do banco de dados
Instância do Banco de Dados
Status
AbertoDetalhes
A instância está aberta.Listener
Status
AtivoConexão do Agente com a Instância
Status
Bem-sucedidojá parei o em( emctl stop dbconcole) e restartei(emctl start dbconsole)
Alguém poderia me ajudar?
Muito obrigado
17 de maio de 2007 às 6:51 pm #79453Anônimo
Olá !!!
Essa sessão do Enterprise Manager que não consegue estabelecer conexão está dentro do servidor mesmo ou é da sua estação ?
Nos envie o erro…. ORA-XXXXX
Valeu !!!
17 de maio de 2007 às 7:00 pm #79454JamirJr
ParticipanteOlá Leandro,
Essa sessão do Enterprise Manager que não consegue estabelecer conexão está dentro do servidor mesmo ou é da sua estação ?
= dentro do servidor, inclusive eu restartei o servico no proprio servidor, tbem!
= na verdade eu usava ele normalmente, de repente deu que não tinha acesso, inclusive com o system, ai resolvi parar o serviço e restartar, agora dá essa mensagen no browserNos envie o erro…. ORA-XXXXX
= não tem mensagem OracleValeu muito obrigado!
18 de maio de 2007 às 8:24 pm #79466santosclay
ParticipanteBoa tarde Jamir tudo bem!!!!
Cara desculpe-me pela demora em te responder mas ontem e hoje eu estava correndo por aqui.
Bem hoje eu troquei uma idéia com o DBA aqui da empresa a respeito do seu problema.
O que ele disse foi o seguinte.
Que na versão 10g a Oracle teve a brilhante idéia de separar as coisas.
Ou seja, a inicialização do banco é uma coisa e a inicialização de suas ferrametas é outra.Logo para inicializar o interprise manager, o internet sql plus e o banco em sí você deve executar um comando de start para cada um.
Eu dei uma olhada no site da oracle e encontrei os links abaixo sobre o assunto:
Starting and Stopping Enterprise Manager Components
http://download-east.oracle.com/docs/ht … /emctl.htmSQL Statements and Other Management Tools: SQLPlus and iSQLPlus
http://download-east.oracle.com/docs/cd … age006.htmEntendi que o serviço responsável pela inicialização do interprise maneger é o emctl start dbconsole e o do isql plus é o isqlplusctl start .
Segue abaixo script de inicialização para o Red Hat Enterprise Server 4.0:
#!/bin/bashORA_OWNR=”oracle10g”
case “$1” in
start)
echo -n “Starting Oracle: ”
su – $ORA_OWNR -c “dbstart”
echo “Database Start OK”
su – $ORA_OWNR -c “lsnrctl start”
echo “Listner Start OK”
su – $ORA_OWNR -c “emctl start dbconsole”
echo “Enterprise Manager Start OK”
su – $ORA_OWNR -c “isqlplusctl start”
echo “Isqlplus Start OK”
touch /var/lock/subsys/oracle ;;
stop)
echo -n “Shutdown Oracle: ”
su – $ORA_OWNR -c “lsnrctl stop”
echo “Listner Shutdown OK”
su – $ORA_OWNR -c “dbshut”
echo “Database Shutdown OK”
su – $ORA_OWNR -c “emctl stop dbconsole”
echo “Enterprise Manager Shutdown OK”
su – $ORA_OWNR -c “isqlplusctl stop”
echo “Isqlplus SHutdown OK”
rm -f /var/lock/subsys/oracle ;;
reload|restart)
$0 stop
$0 start ;;
*)
echo “Usage: $0 startstoprestart|reload”
exit 1
esac
Segundo o DBA da empresa isso deveria funcionar de cara, mas se rolar faça da maneira tradicional, ou seja, execute linha a linha os comandos necessários para resolver o seu problema e depois acerte o script a sua necessidade.
Um grande abraço e fico no aguardo de um retorno sobre a solução ou não do seu problema.
Clayton.
P.S.”De coração agradeço o DBA Carlos Alberto pela paciência em me explicar o porque das coisas e colaborar com este post. Valeu Carlos!!!!!”
21 de maio de 2007 às 6:32 pm #79476santosclay
ParticipanteOlá Jamir.
Gostaria de saber se o seu problema foi resolvido?
Abraços Clayton.
23 de maio de 2007 às 10:01 pm #79500JamirJr
ParticipanteSantosclay, desculpa a demora, mas houve um problema aqui, mas já estamos consertando.
Como disse anteriormente eu já reinicializei o serviço várias vezes, o que ainda não tentei foi reinicializar o proprio banco.
Vou tentar isso.De qq forma muito obrigado
23 de maio de 2007 às 10:23 pm #79501JamirJr
ParticipanteAproveitando…
em outra instância esta dando esse erro, porém abre o browser, mas
não mostra alguns graficos.Erro
java.lang.Exception: ORA-28000: the account is lockedMuito obrigado
4 de junho de 2007 às 5:08 pm #79578JamirJr
ParticipanteReinicializei o banco… e nada!
Reinicializei o serviço, tbem!alguém poderia me dar uma sugestão?
Muito obrigado
4 de junho de 2007 às 7:30 pm #79579Marcio68Almeida
Participante[quote=”JamirJr”:hwfbdpb1]java.lang.Exception: ORA-28000: the account is locked
[/quote]A conta de usuário que está tentando usar para conectar ao banco está travada…
ORA-28000: the account is locked
Cause: The user has entered wrong password consequently for maximum number of times specified by the user's profile parameter FAILED_LOGIN_ATTEMPTS, or the DBA has locked the account
Action: Wait for PASSWORD_LOCK_TIME or contact DBA
6 de junho de 2007 às 10:07 pm #79615JamirJr
ParticipanteColega Marcio,
com respeito ao Erro java.lang.Exception: ORA-28000: the account is locked
o EM abre normalmente, apenas alguns graficos não são mostrados, ex. cpu do host e exibe a mensagem “Não ha dados disponiveis atualmente”, não há(parece!) nenhum problema com a conta, pois entro pelo sqlplus e outros aplicativos, inclusive com usuario sys e system, acho que deve ser alguma coisa de compilação do java.com relação ao primeiro problema: O Enterprise Manager não consegue estabelecer conexão com a instância do banco de dados
– descobri que: quando abro o browser na página do EM, o usuario sysman é bloqueado, automaticamente!Muito obrigado!
6 de junho de 2007 às 10:57 pm #79616santosclay
ParticipanteBoa Tarde Jamir!!!
Recebi o seu e-mail, mas infelismente estive fora estes dias.
Vamos lá. Você poderia postar as descrições do Sistema Operacional, versão do Kernel(caso seja linux), versão do java instalado no servidor e a versão do banco completa (tipo Orcale 10g 10.1.2)?
Abraços Clayton.
8 de junho de 2007 às 6:29 pm #79624JamirJr
ParticipanteCONSEGUI…
rodei o comando :
emca -config dbcontrol dbe informei os parâmetros solicitados.
fonte:
http://download-east.oracle.com/docs/cd … ucture.htmValeu galera!
28 de junho de 2007 às 11:52 pm #79902JamirJr
ParticipanteOcorreu novamente!
Suspeito que é pq mudei a senha do sysman, parece que ele guarda alguma coisa nas properties, li por alto alguma coisa a respeito disto.É só um aviso!
3 de julho de 2007 às 10:20 pm #79925JamirJr
Participantecomo suspeitava ele guarda informações neste arquivo : emoms.properties
que fica dentro de …sua_maquina/sysman/config
interessante ressaltar que neste comando: emctl status dbconsole
ele informa :Logs are generated in directory
então é só verificar nos logs o que ele fez, num caso especifico aqui coloquei o numero da porta do listener errado!
encontrei no log: No listener found… -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.