- Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por
rman.
-
AutorPosts
-
4 de dezembro de 2012 às 5:13 pm #104844
Lenon
ParticipanteGalera, estou com uma dúvida aqui quanto ao EM e suas “features”.
Instalei um Oracle 10g Standard. Já no uso do DBCA criei marquei lá “usar em”.
Blz, usei tudo o que tinha da minha versão Standard instalado. Pelo EM eu usei o “SQL Tuning Advisor” e os “AWR Reports”. Até achei uns scripts pelos blogs da vida que fazem uso dessas funções…
Problema: Agora, migrando para versão 11.2, me vem um cara da parte comercial da Oracle e me diz que estou “usando features enterprise” que tenho que pagar pelo enterprise (retroativo) antes de qualquer outro passo…
Alguém já ouviu falar algo parecido com isso?
Se instalei (e tenho muita certeza disso) Standard, como posso ter usado Enterprise?Gostaria de algum parecer dos mais experientes aqui do fórum.
Obrigado!
4 de dezembro de 2012 às 5:25 pm #104846Lenon
ParticipanteAhhh, mais uma coisa que me veio agora: onde vejo quais “features” estão instadas no Enterprise Manager? Se essa é uma feature Enterprise, como sei se fui eu que instalei ou se algum funcionário da empresa instalou ela depois?
O EM é um pacote só? Ou ele tem “add-ons” ?
Tem como eu saber “o que exatamente” está instalado do EM para ver quais foram as coisas que usei e não deveria?Só quero saber se foi erro meu, de alguém que instalou depois de mim e usou isso ou deixou lá, ou se é má fé (não estou dizendo que seja) desse agente comercial da Oracle em dizer que estou ilegal.
Entendo que se executei um script (de terceiro) que chama uma função pela qual eu não paguei, ela não pode se auto-instalar e mandar uma fatura para mim depois….
Agradeço desde já qualquer opinião ou esclarecimento.
4 de dezembro de 2012 às 7:52 pm #104854rman
Participante@l.oliveira
A aba DESEMPENHO está habilitada? Se estiver realmente você está usando o tuning pack e o diagnostic pack, ambos são options da versão Enterprise do Oracle. No primeiro acesso ao EM é apresentado um aviso sobre esses options e lá é claro que o uso deles requer o licenciamento a parte.
Um detalhe, esses packs são para a versão Enterprise, e não são vendidos para versão Standard mesmo você querendo licenciar. O pior que é possível utilizar esses packs na versão Standard.
Para habilitar/desabilitar essas options utilize o usuário sysman no EM, vá em Configurar (topo superior direito) > Acesso ao Management Pack.
4 de dezembro de 2012 às 10:14 pm #104856Lenon
ParticipanteCerto. Já nem estou discutindo o caso de estar ou não ativo.
Pergunto da legalidade disso diante da lei brasileira e direito do consumidor.
Se eu comprei um carro sem direção hidráulica,
me entregam um carro com direção, não vem nada escrito ( e olha que peguei uma maquina virtual aqui e fiz uma install e realmente já vem esse Tunning Pack pronto para uso) e depois de 1 ano vem um cara dizendo “olha o Sr. vai ter que pagar pela direção que lhe mandamos”.O exemplo não é muito bom, mas eu não marquei e nem ativei esses recursos. Se eles estão soltos e qualquer poderia usar, eles podem me cobrar agora?
Pela conversa o patrão vai negociar com a revenda e tentar desconto para acertar a casa, mas eu penso que aqui dá uma briga boa.
Se não pode usar e nem mesmo vendem, porque o instalador põe isso lá (e na surdina ainda) ?Bom, fica aqui aviso aos leitores. Depois posto o desfecho da briga.
4 de dezembro de 2012 às 10:41 pm #104857rman
Participante@l.oliveira
O assunto é complicado. Os packs só são ativados após a concordância do usuário, e fica claro a necessidade do licenciamento a parte.
Mas realmente existe uma falha, na minha opinião, a Oracle não pode cobrar algo que não é vendido.
4 de dezembro de 2012 às 11:19 pm #104858Lenon
ParticipanteE a questão nem é cobrar. É permitir a instalação (steath) de uma coisa (que não foi comprada) e depois cobrar por causa de um clique.
Ainda mais com um simples “checkbox” que qualquer user pode ativar.
Como vou saber quem da minha equipe ativou e quando/se usou?Acho que se usamos mesmo, vai lá, pagaremos então…
Mas também não é assim de qualquer jeito né…No mínimo vamos averiguar a veracidade da alegação e depois a legalidade da coisa toda.
5 de dezembro de 2012 às 8:03 pm #104865rman
Participante@l.oliveira
Provavelmente quem aceitou as condições foi quem criou a instancia. Mas não da pra provar nada. Provavelmente aceitou sem ler mesmo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.