Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 10 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 8 meses atrás por Victor Armbrust.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Pessoal,

O Enterprise Manager comum não monitora mais de uma instância no mesmo servidor? Se for possível como faço pra registrar a segunda?

Porque quando eu dou um emctl start dbconsole e acesso via WEB, só consigo ver uma instância. Será que eu tenho que configurar outro EM em outra porta pra monitorar a segunda instância, ainda que estejam no mesmo servidor?

Abs

Douglas Paiva de Sousa
      Participante

@msantino,

Eu acredito que essa sua ideia deve ser a real mesmo no caso de duas instancias no mesmo server, mais se não me engano você deve trocar a porta para a segunda instancia.
        Mais não seria uma boa ideia utilizar o EM Grid Control do que o Database Control.

Att,

msantino
        Participante

DPaiva,

Pensei que seria justamente o caso do Grid Control, mas pra isso não precisaria de uma licença à parte para o GRID Control?

Eu consegui subir 2 EMs em portas diferentes. Mas se não for necessário ter uma licença específica pro GRID, pode ser uma boa mesmo…

Douglas Paiva de Sousa
          Participante

@msantino

O EM en si não tem custo de licenciamento, o unico custo seria o do DB que vai ser o seu repositório.

Att,

msantino
            Participante

Humm, nesse caso, supondo que eu colocasse no mesmo ambiente de produção (o que hipoteticamente não seria o recomendado, claro), não teria custo nenhum adicional, pois já tenho o software licenciado, certo?

Valei ai pelas dicas!

abs

Victor Armbrust
              Mestre

Opa. E ae Galera!!

Antes de mais nada, o que acharam do novo GPO? Espero que gostem!!

Vamos lá:
                O OEM (Oracle Enterprise Manager) possui 2 linhas de produtos:

1 – Database Control
                2 – Grid / Cloud Control

Até a versão 11g temos: DATABASE CONTROL e GRID CONTROL
                A partir da versão 12c temos: DATABASE CONTROL e CLOUD CONTROL (Este último com suporte à tecnologias CLOUD).

O importante é lembrar que cada um tem sua função. O DB CONTROL permite o monitoramento apenas de 1 instância Oracle por vez, assim como recursos locais do servidor onde o mesmo está instalado. Já o GRID CONTROL permite o gerenciamento de 1 ou mais instâncias Oracle e Recursos do Servidor que suporta o produto. O Cloud Control é a mais nova versão (e continuação) do Grid Control, e por sua vez, tem as mesmas funcionalidades.

No Cloud Control é muito mais fácil ainda monitorar produtos não-Oracle e o mesmo ainda permite o Upgrade de Versões 10.2 (10g) ou Superiores. Para os interessados, segue o link de uma apresentação mais explicativa: http://www.slideshare.net/VictorArmbrus … ontrol-12c

Espero ter ajudado!

Abs
                Victor

Peterson
                Participante

Varmbrust,

Havia tempos que não entrava no site. Fiquei muito bem impressionado com o novo layout. Muito bom… limpo, moderno e eficiente. Parabéns a toda a equipe que participou desse projeto.

Victor Armbrust
                  Mestre

Peterson, obrigado pela mensagem e pelo reconhecimento.
                    E a dica é: Fica ligado aqui no GPO que tem bastante coisa nova por vir. vale a pena!

Abss

Fábio Prado
                    Participante

Pessoal,

Quero acrescentar algumas informações:

1- Se vc tem um BD que serve apenas como repositório do GRID Control, ele não precisa de licenciamento. Isso também vale para o repositório do RMAN.

2- A ferramenta EM (database control ou grid control) não exige licenciamento. Vc só precisará de licenciamento para determinadas funcionalidades que vc utilizar através desta ferramenta. Muitos recursos e funcionalidades exigem o licenciamento das options Tuning Pack e Diagnostics Pack. No Oracle Database 11G, se vc não tem licenciamento dessas options, vc pode desabilitá-las através do parametro de instância “control_management_pack_access”.

[]s

Fábio Prado
                      http://www.fabioprado.net

rman
                      Participante

@fbifabio

1- Tem certeza disso? Até onde eu sei, qualquer banco de dados independente o que vai armazenar é necessário o licenciamento.

2- Realmente o database control não exige um licenciamento a parte, mas o grid control sim, tanto é que o grid control não vem na instalação do Oracle.

Victor Armbrust
                        Mestre

Opa galera

Então, o Grid ou Cloud Control precisa de licenciamento sim, do produto e “options, packs, reports, etc..” e uso apenas do Database ( como repositório para GRID/CLOUD) é permitido e incluso no produto ou features que tenham relação com ele.
                          Para qualquer outro fim, deve-se adquirir licenças adicionais.

Para repositório RMAN existe uma single-licensing permitindo o uso como repositório.

Cloud Control 12c: http://docs.oracle.com/cd/E24628_01/lic … m#CJADBDCI
                          Grid Control 11g: http://docs.oracle.com/cd/E11857_01/lic … m#CJADBDCI

Abs
                          Victor

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.