- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos atrás por
Regis Araujo.
-
AutorPosts
-
3 de março de 2009 às 5:02 pm #85539
paulolot
ParticipanteEsse erro está se tornando comum em um servidor instalado o ORACLE XE.
Aconteceu uma queda de energia, e o servidor caiu.
Na hora de conectar ao banco ele apresenta esses erros:ORA-01034: ORACLE not available
ORA-27101: shared memory realm does not exist.Não consigo conectar de forma alguma.
Tem como eu resolver isso?
Tem como eu evitar isso?
Tenho um backup (.dmp), mas ja aconteceu do backup ser antigo, teria como eu pegar os (DBFs) e utiliza-los para recupera os dados em uma nova instalação? ja tentei mas nao foi possível, teria que copiar mais o que?3 de março de 2009 às 5:17 pm #85540abonacin
ParticipanteFala paulolot…
Você já iniciou o servico do banco, mas já deu um STARTUP??
Tenta ae…
Flw
3 de março de 2009 às 5:35 pm #85542Regis Araujo
ParticipanteFala amigo.. bom dia!
Seguinte.. primeiro a queda do seu servidor terá que ser corrigida.. vc não pode ficar a merce da energia da rua.. pois o ORACLE é muito sensível.. vc pode perder um banco inteiro em uma queda de energia.. e nem os backups irão te auxiliar..
Depois q vc subiu a máquina vc verificou se o serviço do oracle estava iniciado?? se não.. inicie o servico..
no cmd.. digite..
net start OracleServiceNome_Do_Banco
ou
iniciar/programas/oraclexe/iniciar banco de dados
depois no cmd digite..
sqlplus /nolog
connect /as sysdba
startup
Assim vc vai subir seu banco..
Agora para o backup..
Não adianta copiar e colar os Dbf´s (das tablespaces) para outros bancos.. pois existem informações que são gravados no header destes arquivos que identifica o caminho completo deles.. então ao colar eles em outro lugar da erro..
Oq vc pode fazer é.. criar um novo banco e alterar os arquivos Controls e Redos e depois subir o banco.. assim vc terá um novo banco com as configurações do banco antigo…e ai sim realizar o import do DMP para atualizar seu banco..Com relação a um DMP antigo.. vc pode criar uma rotina de backup.. determinando que de tempos em tempos ele gere um novo backup.. mas sempre verifique a disponibilidade do seu banco.. pois a geração de backup pode (e vai) utilizar muito processamento e consumir recursos do seu banco.. procure janelas durante o dia para realizar estes backups tanto “lógicos” (dmps) quanto integros.. (copia de redos e controls)… pois caso de algum problema (murphy…hunf) vc tenha um backup muito mais atual doq aquele gerado a noite…
Abraços…. Espero ter ajudado…
3 de março de 2009 às 5:56 pm #85543paulolot
ParticipanteRepondendo:
- Parei e iniciei o serviço do oracle;
- Não consigo conectar de forma alguma;
- O servidor possui no-break, mas as vezes não são só falhas decorrentes de queda de energia que me acarretam esse problema, ja aconteceram outras vezes, nao consegui identificar o porque;
- Ja deixei uma rotina de backup para gerar o dmp, mas nao confio muito;
- Gostei da solução do backup fisico, pois mesmo com o dmp geralmente sempre vai existir alguma atualização;
Perguntando:
– Como faço a copia desses arquivos de control e redo no ORACLE XE? onde estão localizados?
– Fazendo isso eu poderei fazer o “ctrl+c, ctrl+v” dos meus dbfs? e ele vai conseguir subir o banco com esses arquivos?
– Tenho que setar alguma coisa no meu banco atual para isso?3 de março de 2009 às 6:00 pm #85544Mixelsjce
ParticipanteAconteceu o mesmo comigo.
Baixe o banco.
Baixe o Listener.
Suba o Listener.
Suba o banco.[]’s
Michel3 de março de 2009 às 6:34 pm #85545Regis Araujo
ParticipanteOla amigo… respondendo…
- Como faço a copia desses arquivos de control e redo no ORACLE XE? onde estão localizados?
[color=red]
R: Normalmente estes arquivos ficam dentro da pasta C:ORACLEXEoradataXE
[/color] -
Fazendo isso eu poderei fazer o “ctrl+c, ctrl+v” dos meus dbfs? e ele vai conseguir subir o banco com esses arquivos?
[color=red]
R: Se não me engano vc não pode copiar e colar os Dbf´s.. assim.. sem mais nem menos..
Vc pode fazer um teste.. tem um artigo do ALPHAMEK (Rodrigo Almeida) sobre movimentação de datafiles..
http://imasters.uol.com.br/artigo/3194/ … _datafiles
Vc pode utilizar como exemplo oq ele fez e ao invez de renomear o datafile de C:Adatafile.dbf para C:Bdatafile.dbf .. vc pode tentar fazer assim..
C:Adatafile.dbf para C:Bdatafile_do_outro_banco.dbf
E ai subir o banco.. realmente nunca fiz isto mas quem pode explicar se isto funciona ou não é o Rodrigo..
[/color]
– Tenho que setar alguma coisa no meu banco atual para isso?
[color=red]
R: Não precisa setar nada.. como seu banco é o XE não tem opções avançadas de configuração…. Se fosse um banco Entreprise.. vc poderia fazer RAC e deixar seu banco clusterizado.. assim vc teria maior segurança e garantia de integridade dos dados…
[/color]Abraços…
3 de março de 2009 às 6:57 pm #85547Regis Araujo
ParticipanteVc conseguiu dar o startup no banco?
Tente subir ele passo a passo…
startup nomount;
alter database mount;
alter database open;
Se apresentar algum erro.. posta aqui…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.