- Este tópico contém 18 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 9 meses atrás por
Regis Araujo.
-
AutorPosts
-
12 de março de 2008 às 5:47 pm #81391
Regis Araujo
ParticipanteBoa tarde pessoal,
Estou tendo uma dificuldade com um de meus bancos de dados ORACLE 8i com S.O. Red Hat 7.2, ao startar o banco aparece a seguinte mensagem:
ORA-01102 UNABLE TO MOUNT DATABASE IN EXCLUSIVE MODE
Já procurei em diversos foruns o que ocasionaria esta dificuldade e testei algumas opções mas sem sucesso.
Rodei o comando no LINUX
ps -ef | grep ora_ | grep $ORACLE_SIDNão existe nenhuma instancia rodando em paralelo..
Será que alguem poderia me auxiliar na solução desta dificuldade?
Creio que mais alguem já tenha passado por esta dificuldade, assim me auxiliando na correção deste “erro”.
Desde já obrigado.
Regis
12 de março de 2008 às 7:35 pm #81396Marcio68Almeida
ParticipanteVocê foi executar o STARTUP e deu esse erro ???
O que aparece no INIT.log referente a essa tentativa de iniciar o banco ???
Pode ser (provávelmente é) que haja algum problema e o banco necessita de um RECOVER, portanto inicie com STARTUP NOMOUNT
depois ALTER DATABASE MOUNT
depois ALTER DATABASE OPEN
veja onde deu erro e qual o erro, pode ser um monte de coisas, mas o banco vai te dar uma dica…12 de março de 2008 às 9:27 pm #81397Regis Araujo
ParticipanteOla Marcio,
Fiz o indicado por você e quando dei o OPEN apareceu o seguinte erro.
ORA-00355: change numbers out of order
ORA-00353: log corruption near block 2
ORA-00312: online log 2 thread 1Mas existem outras instancias no mesmo servidor que continuam com o erro anterior.
Desde já, agradeço.
12 de março de 2008 às 11:05 pm #81398Marcio68Almeida
ParticipanteO erro que você apontou é o seguinte :
ORA-00355: change numbers out of order
Cause: A change number found in the redo log is lower than a previously encountered change number. The log is corrupted in some way. The corruption may be at the earlier change or at this one.
Action: Do recovery with a good version of the log or do time based recovery up to the indicated time.
Você encontra neste site indicações de problemas relacionados :
http://ora-00355.ora-code.comAparentemente houve alguma corrupção dos arquivos de REDO, é necessária a restauração do banco.
Vocês possuem algum DBA experiente ?12 de março de 2008 às 11:39 pm #81399Regis Araujo
ParticipanteMarcio,
Já fiz a restauração dos arquivos REDO, porém o primeiro erro persiste.
ORA-01102: cannot mount database in EXCLUSIVE mode
Este erro é apresentado nas 4 instâncias que estão dentro deste servidor.
Até ontem as instâncias estavam operando normalmente, este erro começou a ser apresentado após a criação de mais 1 instancia neste servidor, porém a mesma está baixada.
Já consutamos alguns DBA´s que deram algumas dicas sobre oq fazer, mas nenhuma delas deram certo e a solução deles foram “procure em foruns” e é o que estou fazendo.
Obrigado.
13 de março de 2008 às 12:04 am #81400Marcio68Almeida
ParticipanteORA-01102: cannot mount database in EXCLUSIVE mode
Cause: Some other instance has the database mounted exclusive or shared.
Action: Shutdown other instance or mount in a compatible mode.
Aparentemente existe algum conflito entre a última instância criada com as demais.
[code]Verifique as suas variáveis de ambiente.[code]
Entre no SQLPLUS e dê SHUTDOWN em cada uma das instâncias (mesmo que elas já estejam baixadas).
Defina as variáveis de ambiente e tente subir uma, veja no arquivo de LOG o que está acontecendo.
Continue postando os resultados.13 de março de 2008 às 12:20 am #81401Ishii
ParticipanteOla,
Tente os seguintes comandos para poder identificar o possivel problema:
startup force
Mas tenha certeza que não há nenhuma instância no ar, pois se tiver o Oracle irá realizar um shutdown abort nas instâncias que estiverem no ar…
Outra alternativa:
startup open pfile= PARALLEL;
E com isso verifique se não foi configurado o Parallel Server do Oracle. No Oracle 8i isso ocorria qdo havia os mesmos datafiles em várias instâncias…
[]s Ishii
13 de março de 2008 às 2:21 am #81402Regis Araujo
ParticipanteOla,
Agradeço a todos pelo auxilio, consegui restaurar 3 das 4 instancias no meu servidor, porém em 1 delas corrompeu o arquivo REDO02.log e não tem um arquivo de backup.
Tentei criar novos arquivos de redo e dropar o arquivo corrompido, porém ele esta com erro de I/O, utilizando o comando
select * from v$log o arquivo corrompido esta com status de CURRENT e por este motivo não estou conseguindo dropa-lo.
Como posso fazer para dropar este arquivo redo?
Grato.
13 de março de 2008 às 3:16 pm #81403Marcio68Almeida
ParticipanteTente :
ALTER SYSTEM SWITCH LOGFILE;
ALTER SYSTEM ARCHIVE LOG ALL;
Isso deve resolver…13 de março de 2008 às 3:46 pm #81404Regis Araujo
ParticipanteBom dia Marcio,
Estes comandos eu já havia tentado rodar ontem, mas como não estou conseguindo dar OPEN no meu dabatase, ele não roda.
msg:
ORA-01109: database not openSe eu rodar o “ALTER DATABASE OPEN” ele apresenta o erro de arquivo REDO corrompido.
As coisas aqui estão começando a piorar, pois nesta instância tenho dados importantes e fiquei sabendo ontem (estava de ferias) que o backup deste banco não havia rodado.. (O.M.G.).
Desde já agradeço.
13 de março de 2008 às 4:45 pm #81405Marcio68Almeida
ParticipanteBom…
Vamos tentar estes passos para recuperação…SHUTDOWN ABORT;
STARTUP NOMOUNT;
ALTER DATABASE MOUNT;
RECOVER DATABASE UNTIL CANCEL;
ALTER DATABASE OPEN RESETLOGS;
ARCHIVE LOG LIST;
13 de março de 2008 às 5:05 pm #81406Regis Araujo
ParticipanteOla Marcio.
De antemão.. agradeço muito pela ajuda..
Após rodar o comando “RECOVER…” apareceu a msg abaixo.
SVRMGR> recover database until cancel;
ORA-00279: change 2218700 generated at 03/12/2008 13:58:35 needed for thread 1
ORA-00289: suggestion : /ora/app/oracle/product.8.1.7/dbs/arch1_99.dbf
ORA-00280: change 2218700 for thread 1 is in sequence #99
Specify log: {=suggested | filename | AUTO | CANCEL}ORA-00308: cannot open archived log ‘/ora/app/oracle/product.8.1.7/dbs/arch1_99.dbf’
ORA-27037: unable to obtain file status
Linux Error: 2: No such file or directory
Additional information: 3
ORA-01547: warning: RECOVER succeeded but OPEN RESETLOGS would get error below
ORA-01194: file 1 needs more recovery to be consistent
ORA-01110: data file 1: ‘/oradata/SPEEDYS/system/system01a.datObrigado.
13 de março de 2008 às 5:34 pm #81407Marcio68Almeida
ParticipanteVocê tentou abrir da forma que eu coloquei ?
ORA-01547 É uma mensagem de alerta…
Você não tem nenhum outro backup íntegro onde se possa aplicar os datafiles até o último íntegro ???
13 de março de 2008 às 5:52 pm #81408Regis Araujo
ParticipanteSim, segui passo a passo o que você informou.
Este banco eh de desenvolvimento e infelizmente não foi criado com archivelog ativo..
E no fds foram feitas algumas alterações em procedures e conteudo de tabelas que são importantes e são estes dados que eu preciso recuperar. O backup que tenho integro é de antes destas alterações.Bom.. vou tentar jogar os datafiles neste backup e ver se recupero os dados.
13 de março de 2008 às 6:32 pm #81409Regis Araujo
ParticipanteOla.
Bom.. esta opção também não surtiu efeito.. pois o backup tbm estava com o arquivo redo corrompido.
🙁
Será que tem mais alguma coisa que possa ser feito para restaurar este banco?
Obrigado.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.