Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 15 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 7 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Susu
    Participante

Bom dia 🙂

Eu estou tentando criar um tablespace

CREATE TABLESPACE WL_DADOS
      DATAFILE ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’ SIZE 100M ;

ele dá erro q já existe

ERROR at line 1:
      ORA-01119: error in creating database file ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’
      ORA-27038: skgfrcre: file exists
      OSD-04010: option specified, file already exists

Mas quando eu faço um:

col tablespace_name format a30
      col file_name format a50
      col MBytes format 99999

select tablespace_name, file_name, bytes /1024/1024 MBytes
      from dba_data_files
      order by tablespace_name

TABLESPACE_NAME FILE_NAME
      —————————— ——————————————-
      CWMLITE :ORACLEORADATAPORTALCWMLITE01.DBF
      DRSYS :ORACLEORADATAPORTALDRSYS01.DBF
      EXAMPLE :ORACLEORADATAPORTALEXAMPLE01.DBF

INDX :ORACLEORADATAPORTALINDX01.DBF
      ODM :ORACLEORADATAPORTALODM01.DBF
      PORTAL_DADOS :ORACLEORADATAPORTALPORTAL_DADOS.ORA

E quando eu faço:

SQL> ALTER DATABASE
      2 DATAFILE ‘c:ORACLEORADATAPortalWL_DADOS.DBF’ RESIZE 250M ;
      ALTER DATABASE
      *
      *
      ERROR at line 1:
      ORA-01516: nonexistent log file, datafile, or tempfile “c:ORACLEORADATAPortalWL_DADOS.DBF”

Alguem pode me ajudar a desvendar esse misterio?

Ainda estou apanhando um pouco pois o conceito do sql server é diferente do oracle

abraços

Marcio68Almeida
      Participante

A tablespace é formada por datafiles, que são arquivos físicos no referido diretório.
        O que o banco está relamando é que o datafile existe, portanto, se você usar a cláusula REUSE na hora de criar a tablespace não deverá mais ter problemas…

Susu
        Participante

Oi Marcio,
          ainda continua dando erro 🙁
          Teria como deletar esse arquivo fisico? Como eu posso saber q ele está sendo usado?

DATAFILE ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’ SIZE 100M REUSE;

*
          ERROR at line 1:
          ORA-01119: error in creating database file ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’
          ORA-27086: skgfglk: unable to lock file – already in use
          OSD-04002: unable to open file
          O/S-Error: (OS 5) Access is denied.

Muitoooo Obrigada 🙂

Ishii
          Participante

Olá,

Lembro de outro post seu referente a qual Instância está sendo acessada… pela mensagem pode ser que este Datafile esteja associada a outra instância do Oracle. Confirme consultando no OS mesmo para saber se o Datafile existe de verdade e se a outra instância está ativa….

´[]s Ishii

Susu
            Participante

O datafile realmente existe. Mas não sei quem usa : (

Tem alguma consulta q posso fazer q mostre todos os tablespace e seus datafiles de todas as instacias?

obrigada 🙂

Ishii
              Participante

Olá,

Melhor verificar nos Serviços do Windows quais as Instances que estão ativas…

[]s Ishii

Susu
                Participante

Todas as instancias estão ativas …. isso nao ajuda muito, né?

Ishii
                  Participante

Olá,

Conecte nas Instances que você utiliza e refaça a query sobre os Datafiles, com isso você vai saber quais os Datafiles para cada Instance que está utilizando, das Instances que você não usa, altere para Start Manual ou desabilite a opção. Melhor utilizar uma estrutura padronizada de Data Files (OFA) deve estar na Documentação DBA do Oracle da SO que você está usando. O 11g já cria neste padrão, ou 10g também mas como é possível fazer manualmente acho melhor dar uma olhada na documentação OFA mesmo e adotar este padrão.

[]s Ishii

Marcio68Almeida
                    Participante

Lembrando que…
                      Se outra instância estiver usando esse datafile e você sobrepor na criação de uma tablespace para essa instância que você se refere, a outra instância deixará de funcionar…
                      É mais saudável criar com outro nome de datafile…

CleitonHanzen
                      Participante

Opá…

Pra identificar qual processo/instance estaria usando o datafile, utilizaria um utilitário da microsoft chamado filemon, ao invés de fazer a query em todas as instances que estão rodando no servidor, de vez em quando no Windows, os arquivos mesmo sendo excluídos do banco permancem no diretório e/ou alocados para algum processo…. 😉

E a nível de organização, iria criar diretórios separados para cada banco de dados que está rodando.

Flw.

Susu
                        Participante

Veriquei em outras instancias e não usam esse datafile.
                          Tem possibilidade esse datafile esta desvinculado a uma tablespace, e não esta sendo mais usada?! Posso criar uma tablespace e usar esse datafile para verificar o que tem nela?

Estou baixando o filemon para fazer o monitoramento.

Pessoal, o conceito do oracle ainda é muito novo paar mim … pois trabalho com sql server e como na fabrica só tem oracle e nenhum dba… estou tentando entender o mundo oracle e fazer um bom trabalho…

Abraços
                          Suzana : )

Marcio68Almeida
                          Participante

Se você usar a opção REUSE, você vai sobrepor o arquivo, seu conteúdo será perdido.
                            Você trabalha em uma fábrica de software ?
                            É importante a presença de um DBA, mesmo que consultor, para deixar a casa em ordem…

Susu
                            Participante

90% da empresa é voltado para LOTUS NOTES … Os outros 10% é desenvolvimento JAVA e usa muito banco Free como H2 … eu estava alocada em um cliente e la eu trabalha com SQL SERVER 2000/2005.

E estamos com montando um servidor oracle para desenvolvimento e nisso pego o meu conhecimento em SQL SERVER e assim mexo no oracle.

abraços
                              Suzana

Marcio68Almeida
                              Participante

Bom…
                                Como trata-se de um ambiente de testes / homologação, vai firme 😀
                                Que banco é esse “H2” ???

Susu
                                Participante
                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.