- Este tópico contém 15 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 7 meses atrás por
Marcio68Almeida.
-
AutorPosts
-
19 de agosto de 2008 às 5:43 pm #82455
Susu
ParticipanteBom dia 🙂
Eu estou tentando criar um tablespace
CREATE TABLESPACE WL_DADOS
DATAFILE ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’ SIZE 100M ;ele dá erro q já existe
ERROR at line 1:
ORA-01119: error in creating database file ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’
ORA-27038: skgfrcre: file exists
OSD-04010:option specified, file already exists Mas quando eu faço um:
col tablespace_name format a30
col file_name format a50
col MBytes format 99999select tablespace_name, file_name, bytes /1024/1024 MBytes
from dba_data_files
order by tablespace_nameTABLESPACE_NAME FILE_NAME
—————————— ——————————————-
CWMLITE :ORACLEORADATAPORTALCWMLITE01.DBF
DRSYS :ORACLEORADATAPORTALDRSYS01.DBF
EXAMPLE :ORACLEORADATAPORTALEXAMPLE01.DBFINDX :ORACLEORADATAPORTALINDX01.DBF
ODM :ORACLEORADATAPORTALODM01.DBF
PORTAL_DADOS :ORACLEORADATAPORTALPORTAL_DADOS.ORAE quando eu faço:
SQL> ALTER DATABASE
2 DATAFILE ‘c:ORACLEORADATAPortalWL_DADOS.DBF’ RESIZE 250M ;
ALTER DATABASE
*
*
ERROR at line 1:
ORA-01516: nonexistent log file, datafile, or tempfile “c:ORACLEORADATAPortalWL_DADOS.DBF”Alguem pode me ajudar a desvendar esse misterio?
Ainda estou apanhando um pouco pois o conceito do sql server é diferente do oracle
abraços
19 de agosto de 2008 às 7:31 pm #82459Marcio68Almeida
ParticipanteA tablespace é formada por datafiles, que são arquivos físicos no referido diretório.
O que o banco está relamando é que o datafile existe, portanto, se você usar a cláusula REUSE na hora de criar a tablespace não deverá mais ter problemas…19 de agosto de 2008 às 8:40 pm #82460Susu
ParticipanteOi Marcio,
ainda continua dando erro 🙁
Teria como deletar esse arquivo fisico? Como eu posso saber q ele está sendo usado?CREATE TABLESPACE WL_DADOS
DATAFILE ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’ SIZE 100M REUSE;CREATE TABLESPACE WL_DADOS
*
ERROR at line 1:
ORA-01119: error in creating database file ‘C:ORACLEORADATAPORTALWL_DADOS.DBF’
ORA-27086: skgfglk: unable to lock file – already in use
OSD-04002: unable to open file
O/S-Error: (OS 5) Access is denied.Muitoooo Obrigada 🙂
19 de agosto de 2008 às 8:46 pm #82461Ishii
ParticipanteOlá,
Lembro de outro post seu referente a qual Instância está sendo acessada… pela mensagem pode ser que este Datafile esteja associada a outra instância do Oracle. Confirme consultando no OS mesmo para saber se o Datafile existe de verdade e se a outra instância está ativa….
´[]s Ishii
19 de agosto de 2008 às 10:09 pm #82462Susu
ParticipanteO datafile realmente existe. Mas não sei quem usa : (
Tem alguma consulta q posso fazer q mostre todos os tablespace e seus datafiles de todas as instacias?
obrigada 🙂
19 de agosto de 2008 às 10:25 pm #82463Ishii
ParticipanteOlá,
Melhor verificar nos Serviços do Windows quais as Instances que estão ativas…
[]s Ishii
19 de agosto de 2008 às 10:43 pm #82464Susu
ParticipanteTodas as instancias estão ativas …. isso nao ajuda muito, né?
19 de agosto de 2008 às 11:00 pm #82465Ishii
ParticipanteOlá,
Conecte nas Instances que você utiliza e refaça a query sobre os Datafiles, com isso você vai saber quais os Datafiles para cada Instance que está utilizando, das Instances que você não usa, altere para Start Manual ou desabilite a opção. Melhor utilizar uma estrutura padronizada de Data Files (OFA) deve estar na Documentação DBA do Oracle da SO que você está usando. O 11g já cria neste padrão, ou 10g também mas como é possível fazer manualmente acho melhor dar uma olhada na documentação OFA mesmo e adotar este padrão.
[]s Ishii
19 de agosto de 2008 às 11:34 pm #82466Marcio68Almeida
ParticipanteLembrando que…
Se outra instância estiver usando esse datafile e você sobrepor na criação de uma tablespace para essa instância que você se refere, a outra instância deixará de funcionar…
É mais saudável criar com outro nome de datafile…20 de agosto de 2008 às 3:18 am #82467CleitonHanzen
ParticipanteOpá…
Pra identificar qual processo/instance estaria usando o datafile, utilizaria um utilitário da microsoft chamado filemon, ao invés de fazer a query em todas as instances que estão rodando no servidor, de vez em quando no Windows, os arquivos mesmo sendo excluídos do banco permancem no diretório e/ou alocados para algum processo…. 😉
E a nível de organização, iria criar diretórios separados para cada banco de dados que está rodando.
Flw.
20 de agosto de 2008 às 6:45 pm #82468Susu
ParticipanteVeriquei em outras instancias e não usam esse datafile.
Tem possibilidade esse datafile esta desvinculado a uma tablespace, e não esta sendo mais usada?! Posso criar uma tablespace e usar esse datafile para verificar o que tem nela?Estou baixando o filemon para fazer o monitoramento.
Pessoal, o conceito do oracle ainda é muito novo paar mim … pois trabalho com sql server e como na fabrica só tem oracle e nenhum dba… estou tentando entender o mundo oracle e fazer um bom trabalho…
Abraços
Suzana : )20 de agosto de 2008 às 10:34 pm #82469Marcio68Almeida
ParticipanteSe você usar a opção REUSE, você vai sobrepor o arquivo, seu conteúdo será perdido.
Você trabalha em uma fábrica de software ?
É importante a presença de um DBA, mesmo que consultor, para deixar a casa em ordem…21 de agosto de 2008 às 4:48 pm #82474Susu
Participante90% da empresa é voltado para LOTUS NOTES … Os outros 10% é desenvolvimento JAVA e usa muito banco Free como H2 … eu estava alocada em um cliente e la eu trabalha com SQL SERVER 2000/2005.
E estamos com montando um servidor oracle para desenvolvimento e nisso pego o meu conhecimento em SQL SERVER e assim mexo no oracle.
abraços
Suzana21 de agosto de 2008 às 10:04 pm #82477Marcio68Almeida
ParticipanteBom…
Como trata-se de um ambiente de testes / homologação, vai firme 😀
Que banco é esse “H2” ???21 de agosto de 2008 às 10:57 pm #82479Susu
Participante -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.