Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 12 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 8 meses atrás por armandoveloso.
Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
  • Autor
    armandoveloso
    Participante

Ola Pessoal,
      tinha um BD no oracle 10G (64 bits), OPenSUSe 10 (64 bits). Deu um crash horrivel…

Tenho um backup online e os archive logs… Devido urgencia, foi feito um IMPORT pra levantar o banco… so que com perda de um dia de trabalho…

Entao, com mais “calma”, instalei o Oracle XE no meu windows XP pra tentar recuperar esse backup ONLINE e aplicar os archives…

Ocorre que qdo vou dar o comando
      ALTER DATABASE RENAME FILE ‘path_antigo’ to ‘path_novo’
      o XE apresenta o seguinte erro:

SQL> ALTER DATABASE RENAME FILE ‘/u01/oradata/system01.dbf’ TO ‘C:Crashdatasystem01.dbf’;
      ALTER DATABASE RENAME FILE ‘/u01/oradata/system01.dbf’ TO
      ‘C:Crashdatasystem01.dbf’
      *
      ERRO na linha 1:
      ORA-01511: erro ao renomear os arquivos de log/dados
      ORA-01516: arquivo de log, arquivo de dados ou arquivo temp inexistente
      ‘/u01/oradata/system01.dbf’

Tambem tentei recriar o control file e da erro:

ERRO na linha 1:
      ORA-01503: CREATE CONTROLFILE falhou
      ORA-01565: erro ao identificar o arquivo
      ‘/u02/oradata/logfiles/redo0101.log’
      ORA-27041: n?o e possivel abrir arquivo
      OSD-04002: n+o + poss+vel abrir arquivo
      O/S-Error: (OS 3) O sistema n+o pode encontrar o caminho especificado.

*** engracado q NAS 2 TENTATIVAS ele reclama do arquivo de “Origem” e nao de destino!

Ja que o backup é online, nao necessita de copiar os logfiles… mas ele fica pedindo o da origem…

ALGUEM ME SOCORRA POR FAVOR!!!

armandoveloso
      Participante

Desculpe se não fui muito claro.. eu tinha um EXPORT dos dados do dia anterior e também um backup on-line, daí eu ter dito que fiz um IMPORT…

O banco que voltou pra producao foi recuperado de um IMPORT, mas como era da noite anterior, esta faltando os movimentos de um dia todo…

Na tentativa de recuperar o backup online é que estou tendo os problemas acima citados…

gustavodesa
        Participante

Para você voltar o backup online, você tem que possuir a mesma estrutura de diretórios que se encontra no controlfile e a mesma versão do banco.

Gustavo de Sá Oliveira

armandoveloso
          Participante

Gustavo,
            agradeco pela atencao, mas vc falou em SER OBRIGADO a ter
            1) a mesma estrutura de diretorios original e
            2) a mesma versão do banco;

Bom, o primeiro caso NÃO PROCEDE, pois eu mesmo já fiz recover de backup on-line em outra maquina e com diretorios diferentes, várias vezes… daí os “renames” …

Agora o segundo caso q vc citou pode ser SIM a causa do problema, ja que o backup foi feito em 10G R2 e estou tentando fazer recover num XE !!! Acredito ser mesmo essa a causa…

Só precisaria ter certeza…

gustavodesa
            Participante

Armando,

Se você esta utilizando o backup online, no controlfile esta registrado a estrutura do banco anterior, então você vai ter que montar o banco (neste momento vai ser aberto o controlfile) e depois utilizar o comando que você citou para alterar a localização.

Você esta copiando o datafile para o localização citada utilizando o comando do sistema operacional ?

gustavodesa
              Participante

Armando,

Mas eu tenho certeza que você não consegue recuperar um banco utilizando backup online com versões diferentes do banco, pois existe uma serie de aspectos que não permite esse procedimento (parametrizações do banco, dicionários de dados distintos, …)

Espero ter ajudado.

Gustavo

gustavodesa
                Participante

Lembrando também que o Oracle XE também só permite no máximo 4GB de dados.

armandoveloso
                  Participante

Isso Gustavo,
                    eu monto o banco primeiro depois tento renomear os datafiles…e ele nao aceita!
                    Acho q é problema de versoes distintas!
                    Quanto ao tamanho, nao ulapassa nao os 4 GB!
                    Obrigado!
                    Armando.

armandoveloso
                    Participante

AGORA LASCOU DE VEZ !!!!!!!!!!!!

PARA TIRAR A DÚVIDA, instalei o OTACLE 10G R2 FOR WINDOWS na minha máquina e… NADA!!!

As duas tentativas que eu havia feito com o XE FALHARAM TAMBEM COM O 10g R2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora só me resta dizer que É POR CAUSA DO SISTEMA OPERACIONAL QUE NA ORIGEM É LINUX E NO DESTINO É WINDOWS !!!

HELP ME!!!

gustavodesa
                      Participante

Se lembre que no controlfile esta toda a estrutura do banco (localização dos datafiles, redo, controlfile,…)

Se você estiver restaurando o seu banco com backup online em plataforma diferentes você vai ter problemas.

Lembre que no seu Controlfile da plataforma Linux o datafile se encontra em uma localização desta forma: /u01/app/oracle/oradata

E no Windows : c:oracleproduct10.2.0oradata

O que você pode fazer é criar um banco via DBCA, gerar scripts dos tablespaces, users e grants do banco que esta funcionando. Fazer as alterações no script dos tablespaces alterando o caminho dos datafiles, e logo em seguida fazer o export ->import.

brunocadn
                        Participante

Voce poderia ter feito tambem o REMAP_DATAFILE. Ele não deixou vc importar justamente por causa do caminho do SO.

Como por exemplo:

expdp system/system
                          DIRECTORY=dpump_dir1
                          FULL=Y
                          DUMPFILE=db_full.dmp
                          REMAP_DATAFILE=’/u01/app/oracle/oradata/tbs6′:
                          ‘c:db1hrdatapayrolltbs6.f’

Abraços

brunocadn
                          Participante

desculpe na verdade é o impdp

impdp system/system
                            DIRECTORY=dpump_dir1
                            FULL=Y
                            DUMPFILE=db_full.dmp

armandoveloso
                            Participante

<>

Caro Bruno, obrigado pela atencao.. mas nao entendi sua dica…
                              Primeiro pq eu nao estou tendo problemas com EXPORT/IMPORT e sim com BACKUP ONLINE !

Tenho um EXPORT da base tambem, que pode ser usado como uma tentativa… agora ja que vc colocou essa dica aí do “REMAP_DATAFILE”, aproveito e te pergunto como funciona esse parâmetro no IMPORT, pois ate onde eu entendo, o caminho dos DATAFILES é “transparante” numa importacao… bastando ter as TABLESPACES criadas e pronto, sendo independentes o caminho dos datafiles das tablespaces correspondentes…

impdp system/system
                              DIRECTORY=dpump_dir1
                              FULL=Y
                              DUMPFILE=db_full.dmp

Visualizando 13 posts - 1 até 13 (de 13 do total)
                            • Você deve fazer login para responder a este tópico.