- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 4 meses atrás por
juliano_sf.
-
AutorPosts
-
4 de novembro de 2009 às 10:14 pm #90725
Shiono
ParticipantePessoal
Bom dia,
Eu preciso gerar um relatorio de monitoria do banco, volumetria, trafego, ocupação de cpu.
Existe alguma ferramente ou objeto do oracle que de esta informação
Desde já eu agradeço ❓
4 de novembro de 2009 às 10:24 pm #90727Ishii
ParticipanteOlá,
O Enteprise Manager ou o Console do EM tem tudo isso….E já vem no pacote de instalação do Client (Administrador) para Oracle 9,10 e 11 (web neste ultimo caso)
[]s Ishii
5 de novembro de 2009 às 12:00 am #90731Shiono
ParticipanteFalou
Ishii
5 de novembro de 2009 às 5:40 am #90733CBizzarri
Participante. .e no caso do infeliz ter um simples PUTTY ??? ahahahha. . alguma ajuda, scripts ??
Valeu 😀
5 de novembro de 2009 às 11:20 am #90735lgciccone
ParticipanteFala CBizarri!
Eu conheço essa sina…normalmente eu só tenho acesso a 22 mesmo..rsrs
Nesse caso, o melhor a se fazer é gerar um relatório de AWR ( qual a versão do banco? )
Como se faz isso?
Uma das formas ad-hoc de se fazer isso seria rodando o script:SQL> @$ORACLE_HOME/rdbms/admin/awrrpt.sql;
E fornecer os parametros desejados.
No caso de versões mais antigas, um bom e velho relatório de statspack tb resolve, em 6 passos:
- veja se existe o usuario perfstat
- logue no banco e connect com o user perfstat
- rode o comando “@?/rdbms/admin/spreport.sql “
- coloque o codigo da data de inicio do relatório
- coloque o código da data final do relatório
- Coloque o caminho/nome para o arquivo
Espero ter ajudado!
Abração!
6 de novembro de 2009 às 4:21 pm #90745Marcos Braga
ParticipanteTem também o Grid Control, a última versão tá muito boa (em flash), rápida e mostra todas as informações que precisa para analisar o banco.
O melhor do Grid Control ou Enterprise Manager é conseguir um telão (ou TV LCD) e mostrar 2 ou 3 telas de utilização, consumo e performance do banco para todos (o gestor da área ficará muito feliz e ganharemos pontos com isso).
[]s
Braga6 de novembro de 2009 às 6:11 pm #90748juliano_sf
ParticipanteSem querer ser estraga prazer, mas o Tuning Pack e o Diagnostics Pack (aba Performance do Grid Control) só estão disponíveis como option do Oracle Enterprise Edition… é uma merda, mas é verdade.
Existem porém, ferramentas free que possibilitam você a analisar não o banco, mas o SO, como o Nagios e o PRTG.
6 de novembro de 2009 às 11:33 pm #90765vieri
ParticipanteEu utilizo o tunning pack em versão standart…
porêm via dbconsole…Prefiro ele do que o Grid, da menos dor de cabeça.
9 de novembro de 2009 às 4:02 pm #90774juliano_sf
ParticipanteRealmente, você pode utilizar, mas contratualmente está ilegal. E o Oracle registra todas as vezes que você utiliza o tuning pack e o diagnostic pack, para o caso de uma eventual auditoria.
Tanto faz se vc usa via dbconsole, grid control ou chama os scripts awrrpt e addmrpt via sqlplus. No 11g, inclusive, existe um parametro especificando isso, para as pessoas não poderem alegar que não sabiam que esta feature era só uma option do EE
9 de novembro de 2009 às 7:04 pm #90786vieri
Participantequal é o nome do parâmetro no 11G?
Nada que um contâto com a arêa comercial da Oracle do Brazil não resolva, e acho muito dificil eles monitorarem esse uso em empresas
de médio porte!10 de novembro de 2009 às 7:44 pm #90815juliano_sf
ParticipanteOi,
O nome do parametro é: control_management_pack_access
Por experiência própria sei que a Oracle pode ser muito chata em relação a licenças. Se o cara vai ou não correr este risco, eu passo a bola para o gerente de TI, pois se não fizer isso, a hora que bater uma auditoria a culpa será do DBA que estava desinformado em relação a isto.
Inclusive, eu descobri que o tuning pack era pago quando abri um chamado no Metalink reportando problemas neste pacote. Então, o cara me disse que eu precisava ter licanças e mandou eu executar um script (in a spooled file) que levantava minha licença e se eu estava usando esta option. Eu acabei enrolando ele dizendo que ainda estava testando antes de colocar em produção…
Flws,
Juliano
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.