Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 12 meses atrás por Rodrigo Almeida.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    ramasine
    Participante

Caros,

Alguem sabe como funciona as estatísticas do 11G.
      Sei que são automáticas, mas como posso alterar o que já está definido?
      Faço pelo Enterprise Manager?

Agradeço qq dica ou ajuda..

Oracle 11.2.0.1 em AIX 6.1

Participante

Ola Ramasine..!

Então.. as estatisticas no 11g realmente são automaticas.. mas o Oracle somente “capta” elas quando existe uma movimentação de dados acima de 10% do total de registros de uma tabela..!

Sei que existe uma maneira de alterar esta “percentagem”, mas agora não estou me lembrando.. e é feito pelo EM mesmo..

Abraços..

ramasine
        Participante

Valeu Regis…
          Descobri..

É em Server / Automated Maintenance Tasks / Configure / Optimizer Statistics Gathering

Acho que é isso
          Lá aparece em Stale Percentage: 10

VitorLeandro
          Participante

Ramasine,

No 11GR2, as estatísticas podem ser geradas automaticamente através do “Automated Maintenance Tasks”. Nesse horário de manutenção, você pode agendar alem da coleta de estatísticas, processos como “Segment Advisor” e “Automatic SQL Tuning”.

No EM, clique em Server e na parte da direita (em Oracle Scheduler), clique em “Automated Maintenance Tasks”.

Lá você define o horário de manutenção, as propriedades de cada processo e o intervalo de cada execução.

Sobre a coleta de estatística propriamente dito, você pode alterar tudo sobre as propriedades, como histograma, degree, granularidade, tal como você faz normalmente!

Existe um botão “Configure” onde você define cada atributo e configuração das execuções.

Té mais!

VitorLeandro
            Participante

Opa, desculpa, não vi que você tinha descobrido enquanto digitava meu pequeno texto!!!

Té mais!

Participante

Opa..!

Eh isto mesmo Ramasine..!! Eh este parametro.. hehehe.. a memória aqui ta fraca.. hehehe..

Muitas vezes gerar estatisticas é bom.. mas outras vezes acaba atrapalhando.. então é sempre bom mudar este parametro caso a sua movimentação de dados seja muito grande e em pouco tempo..!

Abraços..!

ramasine
                Participante

Obrigado Vítor e Régis…

Régis, as bases aqui são OLTP…por enquanto o fator 10 está de boa..mas vou acompanhar isso de perto!!!

Rodrigo Almeida
                  Participante

Ramasine,

Na verdade uma boa sugestão é adotar uma pratica de coleta de estatística por parte dos DBAS, pois os dynamic_sampling que vem desde o 10gR1, é uma melhoria do CBO que faz com que o Oracle forçe a coletar essas estatísticas para tentar estabelecer um bom plano de execução.

E isso, conforme os meses e volumetria de dados, na mesma instrução SQL pode ter planos de execuções diferentes, então, o melhor é ter uma pratica de coleta, que faça o Oracle ter bons planos de execuções e não prejudicar tanto a performance da base.

Abraços,

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.