Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    mpvargas
    Participante

Caros Amigos,

Trabalho com Oracle 10g numa máquina RISC 6000
      S.O. AIX – 12 Gb RAM
      RAID 10 com 10 discos de 36.4Gb

Quando o sistema está sendo bastante utilizado, o número de aioserver fica absurdo, causando lentidão… e tb observei que o kernel fica oscilando entre 50 e 60% (monitorando pelo topas)… Sinceramente já não sei mais o que fazer, sinalizei para o gerente que o grande problema é o RAID, pois o Oracle enxerga como um único disco e não há como distribuir os processos.

O que posso fazer para tentar minimizar esse problema?

Ishii
      Participante

Olá,

Já faz tempo que está sem resposta mas vamos lá…

Pelo que me lembro do seu histórico e pela Situação que você já tinha apresentado várias vezes nesse fórum, só posso sugerir que a sua empresa contrate alguma empresa especializada em tuning mesmo, não estou menosprezando a sua capacidade mas acho que não estamos conseguindo ver alguma coisa que possa te ajudar. Por experiência sei que nestas situações e melhor ter um apoio local pois com isso pode-se identificar melhor e com maior precisão os problemas apontados. Como estive no ENPO 2008 recomendo a Teor pela sua experiência em tuning e pleo case apresentado.

http://www.teor.inf.br/portal/page/portal/Teor

Acho que o Metodo-R utilizado por eles pode te ajudar e dar um resultado bastante rápido.

[]s Ishii

mpvargas
        Participante

Valeu Ishii, obrigado pela ajuda.
          Já passei para minha gerência a situação. Até cogitei essa possibilidade da contratação de profissionais especializados, porque sinceramente não sei mais o que fazer. Já coloquei tabelas maiores e indices em TS diferentes, já usei paralelismo, tabela particionada, etc. Pelo que li em alguns artigos, esse tipo de RAID que temos aqui é o pior que tem para o Oracle em performance, pois a forma de escrita gera muito I/O e consequentemente lentidão nos processos. Gostaria de tirar uma dúvida. É possível apontar a área de flashback para uma outra máquina, sendo essa máquina em linux? Qual o parâmetro que gerencia a cópia dos redos para a área de flashback e como posso melhorar meu tempo de switch de redo log, se é que isso seja possível?
          Mais uma vez muito obrigado.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.