- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por
hudsona.
-
AutorPosts
-
23 de fevereiro de 2010 às 11:05 pm #92763
Doug
ParticipantePessoal, boa tarde.
Tenho um banco oracle 10g instalado em meu note, para estudos, testes e etc…
Eis que me surge uma duvida: Seria isso(abaixo) uma falha de segurança ? Se sim, como posso tratá-la ???
C:UsersDouglas>sqlplus sys as sysdba
SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 – Production on Ter Fev 23 16:00:33 2010
Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.
Informe a senha:
Conectado a:
Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.3.0 – Production
With the Partitioning, OLAP and Data Mining optionsSQL> create user teste identified by teste;
Usußrio criado.
SQL> grant connect to teste;
ConcessÒo bem-sucedida.
SQL> exit
Desconectado de Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.3.0 – Production
With the Partitioning, OLAP and Data Mining optionsC:UsersDouglas>sqlplus teste as sysdba
SQL*Plus: Release 10.2.0.3.0 – Production on Ter Fev 23 16:01:05 2010
Copyright (c) 1982, 2006, Oracle. All Rights Reserved.
Informe a senha:
Conectado a:
Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.3.0 – Production
With the Partitioning, OLAP and Data Mining optionsSQL> show user
USER Ú “SYS”
SQL> shutdown immediate;
Banco de dados fechado.
Banco de dados desmontado.
InstÔncia ORACLE desativada.
SQL>Mesmo colocando conn teste as sysdba e colocando a senha teste , ele loga com o user sys. 😯
23 de fevereiro de 2010 às 11:12 pm #92764hudsona
ParticipanteFala Doug
Tente fazer o mesmo procedimento com um usuário o qual não se encontre no grupo DBA do sistema operacional e se ele vai deixar ?
Abraços!!
23 de fevereiro de 2010 às 11:15 pm #92765Regis Araujo
ParticipanteDoug.. boa tarde..!
Faça uma alteração no seu arquivo SQLNET.ORA comente a linha
SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES = (NTS)Pois como vc tem instalado em seu note e esta tentando logar por ele.. quando vc colocar a clausula “as sysdba” ele automaticamente ja loga com SYS, não é bug.. ele esta fazendo autenticação pelo SO de instalação.. se vc rodar assim “connect as sysdba” tbm ira conectar como SYS…
Faça a alteração e tente novamente..!!
Abraços..!
23 de fevereiro de 2010 às 11:15 pm #92766Doug
ParticipanteAmigo hudsona. Nao entendi o que vc quis dizer.
(Não se encontre no grupo DBA do sistema operacional )Obrigado.
23 de fevereiro de 2010 às 11:44 pm #92767hudsona
ParticipanteAproveitando a explicação do nosso amigo Regis,
Te falei pra tentar fazer um teste, de executar o mesmo procedimento só que ao inves de fazer com o seu usuário, tentando fazer com um usuário o qual não se encontro no grupo dba do seu sistema operacional.
Existe um grupo de usuários no seu S.O chamado dba ou no windows se eu nao me engano é ora_dba, se um usuário estiver nesse grupo, irá conseguir acessar a base como sysdba, mesmo sem fornecer a senha.
Exceto se você realizar o procedimento que o nosso amigo regis informou acima .
Cuidado com quem esta nesse grupo, não no seu caso que é um ambiente de teste , mas em um ambiente de produção …
23 de fevereiro de 2010 às 11:57 pm #92769Doug
ParticipanteOpa galera…Fiz o que o Thunder recomendou, comentei a linha do NTS e a conexao com o teste nao foi executada.
ps – Estou utilzando Windows…Esse grupo de usuarios : ora_dba…encontro eles em usuarios do Windows?
Muito obrigado por tirarem minhas dúvidas.
24 de fevereiro de 2010 às 3:02 am #92771hudsona
ParticipanteClica com o botão direito em cima de meu computador >> clique em gerenciar >> Usuários e Grupos locais >> Grupos >> Dois cliques em cima de Ora_dba.
Abraços!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.