Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    eversonpiza
    Participante

Olá amigos,

Estou procurando uma ferramenta free para monitoramento de instância Oracle, e está meio difícil achar, será que alguém pode me indicar alguma?

Obrigado,

Everson

VitorLeandro
      Participante

Olá Everson,

Seu uso o Oracle Enterprise Manager, que é gratis, vem junto com o Oracle e é bem completo!

eversonpiza
        Participante

Oi Vitor,

Infelizmente o OEM não é uma opção, pois o agent esta desativado, e por questões de sobrecarga no servidor não podemos ativa-lo.

Mesmo assim, obrigado pela ajuda.

VitorLeandro
          Participante

Neste caso, você pode usar o Enterprise Manager que vem junto do client do 10G. Ele roda na máquina local onde for instalado.

Uso as vezes tambem o Toad, e o SQL Developer (que é gratis) que possui na versão nova uma aba de monitoramente de sessoes. Não é tão completo, mas já da pra ver quem está rodando e o quê…

Tem um livro do Donald Burleson que fala somente sobre scripts de Tunning, e outro sobre Tunning. Talves você tenha que criar uma certa quantidade de scripts para monitorar o banco em tempo real.

Vale a pena, é bem mais custoso e demorado tanto no desenvolvimento e na análise mas você vai aprender bem mais.

mpvargas
            Participante

Olá Everson,

Eu uso o Spotlight…
              Ele dá uma visão geral dos processos (server e background) e dá pra acompanhar os acessos e as queries executadas…

eversonpiza
              Participante

Vitor,

Não achei o EM na instalação do Oracle 10, achei que tinha sido descontinuado, qual a versão que vc esta usando?

A idéia de usar uma ferramenta gráfica é para agilizar o diagnostico, scripts eu tenho vários, mas as vezes até terminar a investigação ‘manual’ a conexão investigada já foi encerrada, acredito que com uma boa ferramenta a analise será mais rápida e precisa.

mpvargas,

Realmente o Spotlight, da quest, é um dos melhores que já vim, mas é pago, preciso de algo free.

VitorLeandro
                Participante

Instale novamente o Client e marque a opção Administrator no menu do Universal Installer. O client tem que ser 10G (R1 ou R2), o 11 acho que não tem esta funcionalidade.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.