Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por diegolenhardt.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #92932
    hudsona
    Participante

      Fala Pessoal

      Estou com o seguinte problema, realizo o expdp de uma base com a opção METADATA ONLY. Para não esportar as linhas nem os dados das tabelas.
      Quando vou realizar a importação ele aloca o mesmo espaço nos tablespaces , como se a tabela tivesse vindo com os dados.
      Até ai tudo bem, eu realizo o shirink space cascade em todas as tabelas, o enterprise manager me diz que eu consegui quase 90% de espaço livre nos meus tablespaces, minha marca d’agua cai a 0, não ocupo mais do que 8 blocos, meu db_block_size é 8192 e mesmo assim quando vou realizar o resize nos datafiles me retorna o erro

      ORA-03297: o arquivo contém dados usados além do valor solicitado de RESIZE

      Lembrando que teoricamente não exite dados nas minhas tabelas.

      #92940
      Avatar photoRegis Araujo
      Participante

        Fala Hudson..!

        Vc pode dar um COALESCE nas tablespaces..!! Seria parecido com um defrag..!

        Comando..

        alter tablespace coalesce;

        E depois vc da um resize.. se mesmo assim não liberar muito espaço.. crie uma outra tablespace.. mova os dados para esta outra tablespace.. drope a tablepace “zuada” e depois crie uma nova tablespace com a nomenclatura q vc tinha antes e mova os dados para a tablespace correta..

        Isto se vc quiser manter o padrão da nomenclatura das tablespaces..!

        Abraços..

        #92943
        diegolenhardt
        Participante

          Acho que o parametro poderia resolver, alterando o Initial das tabelas,

          TRANSFORM Metadata transform to apply (Y/N) to specific objects.
          Valid transform keywords: SEGMENT_ATTRIBUTES and STORAGE.
          ex. TRANSFORM=SEGMENT_ATTRIBUTES:N:TABLE.

          #92949
          hudsona
          Participante

            Fala Pessoal,

            Diego com esse parametro a historia mudou.
            * SEGMENT_ATTRIBUTES – if the value is specified as y, then segment attributes (physical attributes, storage attributes, tablespaces, and logging) are included, with appropriate DDL. The default is y.
            * STORAGE – If the value is specified as y, the storage clauses are included, with appropriate DDL. The default is y. This parameter is ignored if SEGMENT_ATTRIBUTES=n.

            Ele parou de alocar os artibutos dos segmentos (initial,blocks ,extents e etc)
            Falta de atenção minha porque ele estava lá na pagina do data pump,

            http://download.oracle.com/docs/cd/B141 … import.htm

            Mas mesmo assim ainda quero saber porque não consegui realizar o resize nos datafiles.
            Regis eu já tinha tentado mover os objetos de tablespace e mesmo assim ele alocava o mesmo espaço no tablespace “novo”, e nao tinha chegado
            a tentar usar o COALESCE porque uso o 11g e como uso tablespace gerenciado localmente, não é mais necessario de aglutinar as extensões livres porque o gerenciamento local de extensões busca
            automaticamente o espaço livre adjacente, o que o coallesc faz.

            Mas mesmo assim vou tentar fazer dar um coallesc, por desencargo de consciência .

            Obrigado a Todos !

            #92952
            diegolenhardt
            Participante

              No TOAD tem um esquema de tablespace map, que mostra todas as alocações nos blocos da tablespace, dessa forma você poderia verificar o que estava ficando no final da tablespace para não estar permitindo o resize.

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.