- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos atrás por
diegolenhardt.
-
AutorPosts
-
3 de março de 2010 às 6:58 pm #92932
hudsona
ParticipanteFala Pessoal
Estou com o seguinte problema, realizo o expdp de uma base com a opção METADATA ONLY. Para não esportar as linhas nem os dados das tabelas.
Quando vou realizar a importação ele aloca o mesmo espaço nos tablespaces , como se a tabela tivesse vindo com os dados.
Até ai tudo bem, eu realizo o shirink space cascade em todas as tabelas, o enterprise manager me diz que eu consegui quase 90% de espaço livre nos meus tablespaces, minha marca d’agua cai a 0, não ocupo mais do que 8 blocos, meu db_block_size é 8192 e mesmo assim quando vou realizar o resize nos datafiles me retorna o erroORA-03297: o arquivo contém dados usados além do valor solicitado de RESIZE
Lembrando que teoricamente não exite dados nas minhas tabelas.
3 de março de 2010 às 8:31 pm #92940Regis Araujo
ParticipanteFala Hudson..!
Vc pode dar um COALESCE nas tablespaces..!! Seria parecido com um defrag..!
Comando..
alter tablespace coalesce;
E depois vc da um resize.. se mesmo assim não liberar muito espaço.. crie uma outra tablespace.. mova os dados para esta outra tablespace.. drope a tablepace “zuada” e depois crie uma nova tablespace com a nomenclatura q vc tinha antes e mova os dados para a tablespace correta..
Isto se vc quiser manter o padrão da nomenclatura das tablespaces..!
Abraços..
3 de março de 2010 às 9:01 pm #92943diegolenhardt
ParticipanteAcho que o parametro poderia resolver, alterando o Initial das tabelas,
TRANSFORM Metadata transform to apply (Y/N) to specific objects.
Valid transform keywords: SEGMENT_ATTRIBUTES and STORAGE.
ex. TRANSFORM=SEGMENT_ATTRIBUTES:N:TABLE.3 de março de 2010 às 10:46 pm #92949hudsona
ParticipanteFala Pessoal,
Diego com esse parametro a historia mudou.
* SEGMENT_ATTRIBUTES – if the value is specified as y, then segment attributes (physical attributes, storage attributes, tablespaces, and logging) are included, with appropriate DDL. The default is y.
* STORAGE – If the value is specified as y, the storage clauses are included, with appropriate DDL. The default is y. This parameter is ignored if SEGMENT_ATTRIBUTES=n.Ele parou de alocar os artibutos dos segmentos (initial,blocks ,extents e etc)
Falta de atenção minha porque ele estava lá na pagina do data pump,http://download.oracle.com/docs/cd/B141 … import.htm
Mas mesmo assim ainda quero saber porque não consegui realizar o resize nos datafiles.
Regis eu já tinha tentado mover os objetos de tablespace e mesmo assim ele alocava o mesmo espaço no tablespace “novo”, e nao tinha chegado
a tentar usar o COALESCE porque uso o 11g e como uso tablespace gerenciado localmente, não é mais necessario de aglutinar as extensões livres porque o gerenciamento local de extensões busca
automaticamente o espaço livre adjacente, o que o coallesc faz.Mas mesmo assim vou tentar fazer dar um coallesc, por desencargo de consciência .
Obrigado a Todos !
3 de março de 2010 às 11:32 pm #92952diegolenhardt
ParticipanteNo TOAD tem um esquema de tablespace map, que mostra todas as alocações nos blocos da tablespace, dessa forma você poderia verificar o que estava ficando no final da tablespace para não estar permitindo o resize.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.