- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 10 meses atrás por
mpvargas.
-
AutorPosts
-
7 de maio de 2008 às 12:42 am #81776
mpvargas
ParticipanteCaros Amigos,
O meu banco ultimamente está gerando muitos logs, coisa que não acontecia a algum tempo atrás… observei que isso deve-se a alguns processamentos mais pesados… minha dúvida é a seguinte:
Tenho 1 grupo com 3 arquivos de REDO LOG com 500Mb cada, esse tamanho é bom ou está super dimensionado?
Posso aumentar os arquivos para 1Gb, para que o banco demore mais a copiar os arquivos para área de flashback e não onere tanto a aplicação?
Tenho que ter mais de 1 grupo de REDO?Obrigado pela ajuda
7 de maio de 2008 às 4:10 pm #81777Regis Araujo
ParticipanteOla amigo, bom dia!
Com relação a pergunta do tamanho de arquivo REDO, podem acontecer 2 coisas, caso você crie os arquivos REDO com 1GB suas aplicações irão onerar menos, porém quando for copiar o arquivo para a area de FLASHBACK seu banco poderá onerar, devido ao tamanho do arquivo a ser copiado.
Obs: Quanto maior o tamanho do arquivo REDO, maior o tamanho dos arquivos de log.
Em alguns bancos eu tenho 3 grupos de arquivos REDO cada um com 2 arquivos de log (800MBcada), mas está dividido em 2 máquinas.
Já vi em algumas palestras que tendo mais grupos/arquivos redo em um banco, isto auxilia no desempenho do mesmo e da mais segurança, e em outras palestras também vi que dependendo de quantos grupos/arquivos você tiver em seu banco, isto poderá onerar o desempenho do mesmo.
Creio que o correto é você fazer “experiência”, criar um banco em area de desenvolvimento e simular processamentos pesados e ir criando grupos/arquivos com tamanhos diferentes, assim você poderá verificar quais as especificacões que atendem a sua necessidade.
Abraços….
7 de maio de 2008 às 6:27 pm #81779mpvargas
ParticipanteCaro Amigo, obrigado pela ajuda.
Tenho um sério problema de não ter uma máquina para efetuar esses testes.
No meu ambiente, o servidor é AIX com uma storage de 10 discos em RAID, isto é, mesmo que eu crie outro grupo de REDO, ele estará fisicamente no mesmo conjunto de discos. Trabalho com ERP da Microsiga, e quando existe algum processo mais pesado o banco literalmente “senta”…
Existe algum parâmetro que agilize a cópia dos REDOs para a área de flashback, para que não onere tanto o banco?
Obrigado.8 de maio de 2008 às 6:13 pm #81782Regis Araujo
ParticipanteAmigo bom dia!
Agora fiquei com uma dúvida, o que você quer agilizar é a gravação dos arquivos de logs de flashback database ou logs dos arquivos REDO?
Pelo que você falou parece que o banco somente onera quando há uma carga muito pesada de consultas da aplicação ao seu banco.
O que você pode fazer, é identificar em qual momento o banco “senta”, caso for na gravação do log de flashback database , você pode alterar o tempo em que esta cópia é executada.
Verifique qual a quantidade de minutos seu flashback restaura.
Ex: Se vc fizer backup(integro/dmp) do banco a cada 6 horas, vc pode deixar configurado o flashback para restaurar até 400 minutos, assim diminuindo o tamanho do log de flashback.Caso ele onere pelas consultas, você pode criar views otimizadas ou ate mesmo alterar os indices das tabelas.
Eu tive uma dificuldade parecida com a sua, certa hora do dia o processamento do meu servidor passava de 1.3% para 35%, apos analisar todas as querys de consultas das aplicações, identifiquei que foi feito uma alteração na query de consulta de uma aplicação, assim esta consulta não entrava no indice dando access full na tabela de 15milhôes de registros, após ajustar a query da aplicação diminuiu a oneração do banco.
Ahhh.. qual versão do oracle vc está usando?
Uso:
Red Hat 7.0 – Oracle 8i (3 servidores)
Enterprise Linux – Oracle 10g (2 servidores)Abraços.
8 de maio de 2008 às 9:18 pm #81784mpvargas
ParticipanteCaro Amigo,
Desculpe a confusão. É que trabalho com Oracle a pouco tempo (antes usava o DB2) e ainda faço confusão em alguns detalhes.
Na verdade, ocorre que quando o banco copia os REDOs para área de flashback ele onera muito. E a pouco tempo rodaram um processo (contábil) que estourou minha área de flashback.
É possível definir em qual horário o banco irá copiar os logs do Redo para área de flashback?
Com relação as querys, fico numa situação mais complicada, porque a aplicação faz excessivos “table full scan”, principalmente em tabelas grandes… o que fiz foi separar as tabelas e indices em tablespaces diferentes.8 de maio de 2008 às 11:43 pm #81787Regis Araujo
ParticipanteQual é a versão do ORACLE que você utiliza?
9i ou 10g ?
Abraços!
9 de maio de 2008 às 9:34 pm #81789mpvargas
ParticipanteUso a versão 10g.
Ambiente AIX 5.3
12 Gb RAM
RAID 5 com 10 x 36.4GbA SGA do Oracle está com 8Gb
Tenho 10Gb de SWAP13 de maio de 2008 às 6:43 pm #81803mpvargas
ParticipanteCaro Amigo,
Obrigado pela ajuda.Observei que tenho muito problema com relação a LGWR… a todo momento o meu disco vai a 100% e trava o sistema…
O tamanho do meu log_buffer é 63Mb -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.