Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 10 meses atrás por Douglas Paiva de Sousa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    rhoads88
    Participante

Boa noite!

Estou com uma dúvida a respeito da gravação de registros no banco do oracle. Estou usando o oracle 6.

Quero fazer uma gravação do registro informando dinamicamente o número da coluna na tabela. Ou seja, [b] ao invés de fazer:

insert into tabela (coluna1) [/b]

eu quero inserir este valor na tabela de acordo com o column_id desta tabela.

Acredito que internamente o banco de dados interpreta esse script sql e envia a informação para um endereço de memória aonde está armazenada a coluna da tabela.

A ideia seria metaforicamente:

SELECT ENDEREÇO_COLUNA(‘COLUNA_TESTE’)
      FROM TABELA
      INTO VAR;

INSERT INTO TABELA(VAR) VALUES ‘1’;

Ou seja, quero gravar no campo VAR da TABELA, mas esse campo não é sempre o mesmo.

[size=4]
      EX 2 – prático:

Tenho 200 colunas em uma tabela, ex: pk,op_1,op_2,op_3,op_4,op_5….
      Fazer uma gravação de dados de um arquivo texto com 200 linhas.
      Cada linha que leio grava na proxima coluna no mesmo registro.
      [/size]

Espero ter conseguido me expressar. Deve haver uma maneira de fazer isso, até no Dataflex tem.. hehehehe

Abraço,
      Marcelo

Douglas Paiva de Sousa
      Participante

Cara, eu não entendi muito bem a sua ideia, mais a grosso modo me parece que você quer acessar metadados das suas tabelas, se realmente for isso você tem duas views que talvez lhe ajude nesse processo que são as views USER_TAB_COLUMN e USER_TABLES.
        Acho que nessas views você consegue as informações necessárias.

Att,

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.