Pular para o conteúdo
Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
  • Autor
    jspaulonci
    Participante

Boa tarde Felipe, contesto a sua opinião mesmo vendo os logs

A questão do initial ou do extent management, ficam fora do escopo dessa questão, talvez vc tenha conseguido dar o resize pelo fato de vc não estar trabalhando com ASM e estar utilizando file system (maneira convencional)

Como vc pode ver, eu não consegui dar o resize pra baixo da HWM

Abraços .

felipeg
      Participante

Entendo João.

Gosto justamente do fórum por podermos partilhar de situações diferentes.
        Essa do extent citei pois já aconteceu comigo.

Sobre o ASM não posso testar agora posi estou sem nenhuma VM para aplicar um teste e sim fiz isso em um Oracle com File System normal.

E no caso dessa sua pequena tablespace de exemplo não entendi o motivo do erro pois a HWM só deveria marcar caso houvesse algum objeto que já tivesse possuido dados (exceto com truncate) no datafile e não existe, teoricamente (por causa do drop …purge), mais nenhum objeto nela correto?

Só por isso e apenas por isso considerei a possibilidade de incompatibilidade nos extents.

Vou pensando aqui no que pode ser hehe, mas achei curioso.

Fábio,
        O largest é o maior extent que você tem livre em um tablespace.

Atenciosamente,
        Felipe.

jspaulonci
        Participante

Felipe você tem toda razão, eu confundi os conceitos.
          Se eu tivesse feito o resize pra 2mb ou 3mb teria dado certo, eu fiz o teste aqui em casa (antes eu estava no trabalho) e funcionou independentemente de ser file system ou asm

Esse comportamento era do 9i, a Oracle resolveu essa questão se não na 10 mas na 11 (pelo menos foi em 11 que eu testei)

Já virei muita noite reorganizando tabela de 100 200 gb no 9i.

Por isso que forum é bom

Abração.

felipeg
          Participante

@joao

Mudou do 9 pro 10 a forma de alocação do espaço.

Antes quem cuidava era o dicionário (dai o nome dictionary managed Tablespace) que usava o seu conceitinho chato de FET$ e UET$ para indicar quais os blocos estavam disponíveis para uso.

Sim, vi muita gente tendo que ficar reorganizando espaço.

Agora do 10g em diante quem faz esta administração é o sistema baseado em uma estrutura de bitmaps que ficam em cada datafile (locally managed Tablespace), ele te diz qual, e aloca da melhor forma, os blocos livres, por isso dificilmente há fragmentação no Oracle 10g e por isso acabmos não tendo esses problemas.

Mas é isso ai, obrigado pela situação, pude fazer aquele exercício legal de puxar da memória coisas que tava deixando de lado por causa do estudo pro OCP hehe.

@Fábio.

Problema resolvido? precisa de mais alguma coisa?
            Precisando estamos ai!

Atenciosamente,
            Felipe.

Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.