Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 8 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 1 mês atrás por vilnei.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    aschulz
    Participante

Bom dia ,

Preciso atualizar a minha base de testes com ora11g instalado, esta base ja contem todos os dados que ja foram importados a 1 mes da base de produtção

o script para export do banco foi usado este aqui..

expdp system/***@master.britanianet full=Y directory=/work dumpfil
      e=FULL.dmp logfile=FULL.log

A duvida é, para atualizar a minha base de testes preciso excluir todos os schemas e tabelas para fazer o import??

Gostaria de somente atualizar tudo sem precisar excluir, visto que tenho varios schemas que sao utilizados.

Obrigado desde ja pela ajuda.

Participante

@aschulz

Boa tarde!

Cara.. com expdp/impdp da maneira que vc esta usando, não tem como atualizar a base, se vc importar este backup sem dropar os schemas existentes ele vai dar erro, informando que os objetos já existem e tal..

Oq vc pode fazer é gerar um backup por schema, com a opção DATA_ONLY e usando query, filtrando as tabelas para exportar apenas os dados após a data da sua ultima carga.. desta maneira quando vc for fazer a import, ele vai simplesmente realizar um insert nas tabelas com os dados atuais..

Mas lembrando que este insert de importação vai verificar PK´s, FK´s e todas as chaves que existirem..

Esta é uma maneira de vc não precisar dropar os schemas e conseguir atualizar sua base de teste.

Qualquer coisa, vai postando ai..!!

Abraços..!

mpvargas
        Participante

Camarada…
          acho que a opção que o Regis postou é muito boa, não sei algum colega terá uma outra idéia… fazer um backup por esquema acho que facilita na organização, o problema é se você tiver muitos schemas…

no mais, tem outras opções, tipo

table_exists_action = append
          será feita uma atualização nas tabelas mas tem aqueles detalhes da estrutura, PK’s, FK’s, etc

table_exists_action = truncate
          as tabelas serão excluídas, recriadas e atualizadas, mas incluindo esse comando você atualiza todos os schemas de uma vez…

Qq coisa posta aí para a gente tentar achar a melhor solução…

valeu !!!

aschulz
          Participante

Certo Regis,

Acredito que a melhor maneira seja mesmo dropar os schemas entao, porque se for verificar todas as pk,fk das tabelas no insert acredito que vai dar um trabalho.

No banco tenho um Schema somente para dados, o que penso em fazer é fazer um export somente deste schema e realizar o import.

Regis/mpvargas

Como nao tenho muita experencia em rotinas de atualização de base, como é feito normalmente isso ?? Ou depende de cada ambiente e de cada adm do banco.

Participante

@aschulz

Então, realmente depende de cada sistema e ambiente, se na sua empresa possuir uma otima máquina para teste, vc pode também usar o clone database, onde será restaurado um backup criando uma outra base ou como vc está usando o 11g vc pode usar o clone from active database, que também irá criar uma base nova mas sem a necessidade de se realizar um backup antes.. somente lembrando que para isto precisa do rman e do catalogo do rman…

Mas normalmente usa-se a opção de dropar o usuário e realizar o import.. é mais pratico e vc sempre terá uma base de teste atualizada com a produção e não terá tanto trabalho, dependendo do tamanho da base vc pode fazer isto em uma noite ou em algumas horas.

Uma politica de criação de bases de teste legal é toda segunda a base estar atualizada com a produção, desta maneira vc colocaria como janela todo o fds, ou seja, teria sabado e domingo para criar este ambiente..

Bom, estas são as maneiras que eu utilizo para criar uma base de teste..

Abraços..!

aschulz
              Participante

Para fim de testes, estou criando outro servidor de homologação.

Estou instalando Oracle 11G em outro servidor, realizarei a importação depois irei testar o ambiente dropando os schemas e importando novamente.

Uma duvida que surgiu hoje é fazendo este processo pelo RMAN nao seria mais garantido? nao cheguei a pesquisar as formas mas se alguem tive alguma dica.

Hoje na minha de produção tenho 2 bkps diarios, um do RMAN e outro do expdp

Qualquer coisa vou postando aqui.

Andrey Schulz

Participante

@aschulz

Bom dia..!! Andrey, se o backup via expdp está consistente, então não tem problema em usa-lo, pois é bem mais simples do que o via rman.

Mas se vc quiser realizar isto como forma de melhorar seu conhecimento em rman, é uma boa solução.

Abraços..!

rman
                  Participante

@aschulz

Se você puder fazer via RMAN é o ideal, e dependendo do tamanho da base é mais rápido que o impdp. Outra coisa bacana, você está também testando se o backup volta 😆

vilnei
                    Participante

ola

o que poderia ser feito também, se existir um outro servidor físico, importar tudo, e depois exportar somente os schemas que vc deseja, e importar no servidor atual.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
                    • Você deve fazer login para responder a este tópico.