- Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 3 meses atrás por
Ishii.
-
AutorPosts
-
9 de novembro de 2007 às 4:59 pm #80733
souza
ParticipanteFiz a cópia de uma base de dados e após fiz um truncate de todas as tabelas, porém o espaço que as tabelas e os índices estão ocupando é o mesmo da minha base original que estava populada.
Pergunta
Posso dropar os índices e cria-los novamente com a base em produção ?
As tabelas não posso deletar porque já existe movimentação.
Obrigado
9 de novembro de 2007 às 5:40 pm #80734Ishii
ParticipanteSouza,
Se for dropar somente os indexes não há problema a princípio com a Base em Produção desde que não sejam do Tipo Primary ou Foreign Key e até o Unique pois nestas situações vc poderia ter problemas de integridade.
Mas tenho uma pergunta: Não seria melhor utilizar o rebuild dos indexes em outra tablespace apontando para outro datafile? E se for caso novo rebuild para a tablespace original.
[]s Ishii
22 de novembro de 2007 às 2:54 am #80815LoadingXp
ParticipantePara detectar indices com falha consulte a visão DBA_INDEXES
SELECT OWNER, INDEX_NAME FROM DBA_INDEXES WHERE STATUS='UNUSABLE';Para reconstruir o indice use o comando REBUILD. Esse comando tem diversas opções entre elas TABLESPACE, ONLINE E NOLOGGING.
TABLESPACE – poderá alterar seu indice para outro tablespace.
ONLINE – quando você está criando um indice instruções DML ficam bloqueadas. Isso poderá ser emitido com o comando ONLINE
NOLOGGING – instrui o Oracle não gravar REDO da criação do indice, com isso a criação irá ser bem mais rapida.
ex.
ALTER INDEX IDX_TBPESSOAS REBUILD ONLINE NOLLOGING;23 de novembro de 2007 às 7:35 pm #80837souza
ParticipanteIshii
Fiz o rebuild do indexes , porém para a mesma tablespace e não tive ganho espaço. Após pedi para o pessoal parar de usar o sistema, dropei os índices,criei novamente e funcionou - tive um ganho significativo de espaço .23 de novembro de 2007 às 7:55 pm #80838Ishii
ParticipanteSouza,
Qdo vc reconstroi para a mesma Tablespace ele ainda mantem o espaço utilizado. Se fosse para outra tablespace vc notaria que o tamanho de cada um reduziria bastante. Por isso que eu havia mencionado para uma nova tablespace retornando para a Tablespace original
[]s Ishii
23 de novembro de 2007 às 8:01 pm #80839souza
ParticipanteEntendi , só que tenho um problema aí. Esse problema de espaço estou tendo numa base XE e até onde sei só posso ter uma tablespace com no máximo 4GB. Por isso acho que a solução para mim é dropar e criar novamente mesmo.
Estou certo ?
23 de novembro de 2007 às 8:38 pm #80842Ishii
ParticipanteSouza,
Se seu espaço está limitado pelo XE… não tem jeito mesmo…
[]s Ishii
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.