Pular para o conteúdo
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    souza
    Participante

Fiz a cópia de uma base de dados e após fiz um truncate de todas as tabelas, porém o espaço que as tabelas e os índices estão ocupando é o mesmo da minha base original que estava populada.

Pergunta

Posso dropar os índices e cria-los novamente com a base em produção ?

As tabelas não posso deletar porque já existe movimentação.

Obrigado

Ishii
      Participante

Souza,

Se for dropar somente os indexes não há problema a princípio com a Base em Produção desde que não sejam do Tipo Primary ou Foreign Key e até o Unique pois nestas situações vc poderia ter problemas de integridade.

Mas tenho uma pergunta: Não seria melhor utilizar o rebuild dos indexes em outra tablespace apontando para outro datafile? E se for caso novo rebuild para a tablespace original.

[]s Ishii

LoadingXp
        Participante

Para detectar indices com falha consulte a visão DBA_INDEXES
          SELECT OWNER, INDEX_NAME FROM DBA_INDEXES WHERE STATUS='UNUSABLE';

Para reconstruir o indice use o comando REBUILD. Esse comando tem diversas opções entre elas TABLESPACE, ONLINE E NOLOGGING.

TABLESPACE – poderá alterar seu indice para outro tablespace.

ONLINE – quando você está criando um indice instruções DML ficam bloqueadas. Isso poderá ser emitido com o comando ONLINE

NOLOGGING – instrui o Oracle não gravar REDO da criação do indice, com isso a criação irá ser bem mais rapida.

ex.
          ALTER INDEX IDX_TBPESSOAS REBUILD ONLINE NOLLOGING;

souza
          Participante

Ishii

Fiz o rebuild do indexes , porém para a mesma tablespace e não tive ganho espaço. Após pedi para o pessoal parar de usar o sistema, dropei os índices,criei novamente e funcionou - tive um ganho significativo de espaço .

Ishii
            Participante

Souza,

Qdo vc reconstroi para a mesma Tablespace ele ainda mantem o espaço utilizado. Se fosse para outra tablespace vc notaria que o tamanho de cada um reduziria bastante. Por isso que eu havia mencionado para uma nova tablespace retornando para a Tablespace original

[]s Ishii

souza
              Participante

Entendi , só que tenho um problema aí. Esse problema de espaço estou tendo numa base XE e até onde sei só posso ter uma tablespace com no máximo 4GB. Por isso acho que a solução para mim é dropar e criar novamente mesmo.

Estou certo ?

Ishii
                Participante

Souza,

Se seu espaço está limitado pelo XE… não tem jeito mesmo…

[]s Ishii

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.