- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 6 meses atrás por
msantino.
-
AutorPosts
-
18 de agosto de 2012 às 12:24 am #104294
msantino
ParticipanteFala pessoal, blz?
Já vi soluções pra LAB de RAC usando VirtualBOX e VMWARE com soluções de disco compartilhado dessas ferramentas, mas queria saber se dá, de alguma forma, pra fazer um LAB entre 2 máquinas físicas (RED HAT + ORACLE 11G) sem que haja um storage, usando um disco físico em cada uma delas.
É possível? (lembrando que é apenas um LAB, então não há problemas de performance ou disponibilidade.)
Vlw galera…
18 de agosto de 2012 às 12:53 am #104295Victor Armbrust
Mestre[quote=”msantino”:1k0l1b3b]Fala pessoal, blz?
Já vi soluções pra LAB de RAC usando VirtualBOX e VMWARE com soluções de disco compartilhado dessas ferramentas, mas queria saber se dá, de alguma forma, pra fazer um LAB entre 2 máquinas físicas (RED HAT + ORACLE 11G) sem que haja um storage, usando um disco físico em cada uma delas.
É possível? (lembrando que é apenas um LAB, então não há problemas de performance ou disponibilidade.)
Vlw galera…[/quote]
Cara, você precisar pelo menos de um NAS entre esses caras, para montar o cluster…
18 de agosto de 2012 às 6:17 am #104297lucas silva
ParticipanteOlha, como estamos falando de um LAB, você consegue fazer o seguinte:
Configurar o Serviço NFS nos dois nós, sendo um (qualquer um) o nó que vai servir de ‘storage’ se podemos chamar assim.
Por exemplo:
Nó 1 – configura o NFS para servir / compartilhar os diretorios /compartilhado que deveram ser apontados como diretorios de criação do OCR, VOTING, etc… Isso na instalação do grid.
Qual o problema disso, se a máquina 2 cair o RAC continua no ar, porém se a máquina 1 cair, puff. o RAC vai pro saco.
Vale a pena ler o seguinte tutorial:
http://www.oracle-base.com/articles/11g … ng-nfs.php
Fala exatamente do que estou te passando agora, como configurar o NFS dos dois nós, instalar o grid, etc..
Tem algumas formas até de usar isso com ASM (criando ‘discos’ com o comando dd do linux).
Lucas Silva – DBA Oracle
28 de agosto de 2012 às 3:04 am #104325msantino
ParticipanteFala lucassilvadba,
É uma boa alternativa. Meu objetivo nesse momento é dominar um pouco mais o processo de instalação e configuração do RAC com ASM. Por isso pra mim é indiferente o NFS estar em uma solução ideal ou gambiarra. De fato, os testes de HA serão ruins, mas é um próximo passo que ficará mais pra frente.
Aparentemente consegui uma máquina razoavelmente boa onde vou conseguir subir um ESXi e uma das VMs vai ser um FreeNAS pra trabalhar como storage. A performance vai ser um lixo, mas volto a dizer, é um LAB! rs… Se a máquina não chegar vou tentar com a sua idéia, de fazer um NFS entre as proprias máquinas…
O artigo que tenho separado é justamente esse junto com mais alguns detalhes que li em outros artigos.
Valeu mesmo pela força!
abs
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.