Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    jgomez
    Participante

Pessoal,

Eu estou com um problema no Oracle de um cliente, o problema é que de cerca de 2 meses pra cá, vem apresentando uma lentidão absurda para inputar dados, ele chega a travar as telas do sistema.

Notei que existe picos de processamento de apenas 25% / 30%, mas não dura mais que 10 segundos.

De toda a memória alocada na máquina, está em uso apenas 48%, o restante está em stand-by.

Notei também a criação de muitos arquivos .TRC na pasta BDUMP, está com 150Gb, isso é normal ???.

Abrimos um chamado na Totvs para verificar, eles fizeram o que segue abaixo, houve uma melhora inicial depois ficou lento novamente.
      ———————————————————————————-
      Após análise sobre a lentidão, foi alterada a opção do banco de dados para otimizar as funções do Banco de Dados ( comando : Alter system set “_optimizer_cost_based_transformation”=off scope=both; ) .A versão do banco de dados do cliente é a Oracle Database 10g Express Edition Release 10.2.0.1.0
      ———————————————————————————–

Abaixo as informações do meu ambiente.

Sistema: BCS Sisjuri
      Banco: Oracle 10g XE
      SO: Windows 2008 R2 STD (Máquina virtual)
      Memória: 4Gb

msantino
      Participante

@jgomez,

Observe que mesmo tendo 4Gb no servidor, por limitação de edição o Oracle XE só uilizará 1GB e nunca mais que isso. E também um único processador.

Esses arquivos traces são gerados ou quando ocorrem erros e então o Oracle manda pro arquivo de trace ou então quando algum usuário seta manualmente. A galera pode ajudar mais em relação a isso, mas até onde eu sei a quantidade e tamanho dos traces não vai influenciar na performance do banco. Abre o conteúdo deles e ve se não tem nenhuma informação útil pra você…

fabiogalera
        Participante

show parameter trace

select SQL_TRACE from v$session;

Dependendo do resultado disso, você mesmo já poderia ter resolvido o problema =).

Sim, os .trc podem eventualmente degradar performance do Banco de Dados. Lembrando que esses traces podem estar sendo executados pelo USER, usando o ALTER SESSION.

Aconselho a abrir o trace usando o comando head

head -100

jgomez
          Participante

Pessoal,

Eu sou totalmente leigo em Oracle, normalmente quando um cliente pede eu apenas instalo com as especificações do pessoal do sistema, mas quem mantém é eles, eu mantenho apenas o SO do cliente.

Sobre a alocação de memória eu já sabia, só informei a quantidade que tenho para não gerar dúvidas se tenho memória suficiente para o SO e para o banco.

Poderiam, por favor, me informar a sintaxe completa de como abrir os TRC ?, posso excluir eles para liberar espaço ?, como é uma máquina virtual está me gerando problemas de tamanho no Backup Full da máquina.

Obrigado,

fabiogalera
            Participante

Daí complica né.

Como você irá analisar performance de um Banco sem ao menos saber como entrar nele ?

Eu pedi para você executar comandos simples, que podem resolver os .trc.

Provavelmente sua base de dados esta no modo de trace, bastante desativá-lo já da uma melhorada.

jgomez
              Participante

Sim eu sei que complica, eu não quero fazer analise de performance e/ou tunning do mesmo.

Eu quero apenas ter ideia do que pode estar acontecendo, para poder falar com o pessoal que mantem o banco.

De qualquer forma, obrigado pelas dicas.

Abraço,

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.