Pular para o conteúdo
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    souza
    Participante

Rodei o processo de estatística no meu banco com o seguinte comando , o processo demorou um pouco mas não ocorreu nenhum erro

begin
      dbms_stats.gather_schema_stats(ownname=> ‘USUARIO’ , cascade=> TRUE);
      end;

Verifiquei o last_analyzed de várias tabelas e constou a data que rodei o processo das estatísticas

Gostaria de saber mais sobre o processo de estatísticas e se realizei de forma correta ?

Alguém tem alguma documentação ou dicas…!?

No bd aqui que trabalho tenho 5 grupos de redo com um membro em cada um ,e cada membro tem 50 MB. Tenho em média 50 usuários conectados. Tb gostaria de saber como posso defnir um tamanho ideal para minha sga, atualmente tenho a seguinte situação:

DB_NAME.__db_cache_size=893386752
      DB_NAME.__java_pool_size=4194304
      DB_NAME.__large_pool_size=4194304
      DB_NAME.__shared_pool_size=167772160
      DB_NAME.__streams_pool_size=0
      *.job_queue_processes=20
      *.open_cursors=300
      *.pga_aggregate_target=307232768
      *.processes=500
      *.remote_login_passwordfile=’EXCLUSIVE’
      *.sessions=200
      *.sga_max_size=1073741824

Desde já obrigado

Eduardo

Ishii
      Participante

Eduardo,

Basicamente, o dbms.GATHER_SCHEMA_STATS tem mais um parâmetro que pode ser utilizado pois agiliza muito a coleta de estatísticas que é o ESTIMATE_PERCENT que pode ser de 5 ou 10% (em alguns casos pode até ser maior) pois como o parâmetro não foi passado deve ter executado 100%. Com isso as quantidades de linhas fica armazenada no dicionário na sua totalidade ou do percentual informado. Aí então o Oracle ‘decide’ qual o melhor plano de execução a ser realizado.

A Oracle Corp tem anunciado desde a Versão 8i (1999) que o OPTIMIZER_MODE de Regra (RULE) iria ser descontinuado na versão 11 do Oracle porém apesar de não constar na documentação este parâmetro ainda pode ser utilizado mesmo na versão 10g e também na 11g. Com o método de otimização para all_rows ou first_rows definido pode ajudar no percentual a ser analisado. Caso o crescimento do BD não seja muito grande (verifique em Mb/Dia) não há necessidade de um percentual alto.Com relação a documentação aqui no site tem ótimas matérias.

Com relação a sua configuração tenho um cliente que tem cerca de 190 usuários ativos em 9 estados e está tudo muito bem também. Existe algum problema específico que cause lentidão?

[]s Ishii

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.