- Este tópico contém 10 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por
VitorLeandro.
-
AutorPosts
-
19 de janeiro de 2010 às 6:05 pm #92143
Anônimo
Olá DBAs gostaria de saber se tem alguma maneira em descobrir o tipo de licença que está associado no Oracle pois não sou o DBA e o responsável me parece que não tem a minima vontade de me responder o e-mail 🙂 com essas informações pois estou fazendo umas modificações em tabelas e tive que particionar index e tables mas sei que tenho restrições dependendo da licença que eu tiver.
Obrigado desde já.19 de janeiro de 2010 às 6:12 pm #92145vieri
ParticipanteSe vc conseguiu particionar as tabelas
é porque a licensa é enterprise,
se fosse standart daria erro.fique tranquilo e faça seu trabalho, o DBA está na razão dele
em não lhe responder e nem vai te responder! Se limite ao seu escopo…19 de janeiro de 2010 às 6:34 pm #92147Anônimo
Ok obrigado, desculpe mas como ainda estou aprendendo sobre Oracle não tenho grandes conhecimentos queria saber mais uma coisa os DBA me deram uma versão Oracle que eu posso instalar na máquina local para que eu possa criar minhas próprias database e com isso consigo fazer particionamento e uma serie de coisas como usar packages do sys e instalar packages que não vem com o sys etc…
Mas minha dúvida é se realmente eu tentar criar uma partição em uma tabela isso vai me dar erro se eu não tiver a licença ok até ai entendi.
Mas eu tenho uma versão Oracle 10 instalada local em minha máquina que consigo criar partição em tables e index sem eu ter nenhuma licença e não me da nenhum erro, minha dúvida é essa se em minha database consigo sem licença para tal.
Será que quando compramos a licença alguém responsável Oracle vem para definir o que deve ou não ser possível fazer conforme a licença comprada?
Obrigado19 de janeiro de 2010 às 7:26 pm #92152VitorLeandro
ParticipanteBom amigo, vamos fazer o seguinte. Primeiro de tudo só explicado como identificar qual a versão do Oracle que você está usando..
select * from product_component_version where product like ‘Oracle%’
Se aparecer Oracle Enterprise, é porque a versão é enterprise, se não, é Standart (Particionamento não é possível)…
Se a opção de particionamento está habilitada:
SELECT * FROM V$OPTION where parameter like ‘Partitioning’Respondendo a outra pergunta, o CD de instalação do Oracle já vem com as duas versões a instalar, Enterprise ou Standart. Se for para fins de estudo, você pode instalar a versão Enterprise sem problema algum que todas as Features podem ser habilitadas! Pode baixar a instalação direto do site da Oracle. Mas se for em produção, solicite aos DBAs qual a versão o banco funciona, pois se alguma feature não estiver habilitada, quando você for criar uma tabela particionada (por exemplo) em um Banco Standart, vai dar a seguinte mensagem “ORA-00439: feature not enabled: Partitioning”.
Tutorial de instalação do 11G
http://www.oracle.com/technology/obe/11 … dbinst.htmTutorial de instalação do 10G
http://www.oracle.com/technology/obe/10 … st_otn.htm19 de janeiro de 2010 às 7:36 pm #92153Anônimo
Muito obrigado Vitor Leandro pois agora consigo ver o que posso ou não fazer em ambiente de produção pois sei que no Oracle tem todas as info em tabelas e com certeza essa info também estaria no Oracle só não conseguia encontrar a table ou view para checar.
Obrigado19 de janeiro de 2010 às 8:19 pm #92158vieri
ParticipanteSQL> desc dict
Name Null? Type
TABLE_NAME VARCHAR2(30)
COMMENTS VARCHAR2(4000)19 de janeiro de 2010 às 10:04 pm #92173Anônimo
Obrigado vieri essa tabela que queria lembrar pois como somente no curso eu a usei não lembrava de seu nome.
21 de janeiro de 2010 às 10:45 pm #92242mpvargas
ParticipanteCompanheiros,
Aproveitando o assunto (Tabela Particionada) gostaria de tirar uma dúvida…
A Oracle recomenda que seja particionada a tabela que o tamanho seja superior a 2Gb. Alguém sabe dizer se existe uma limitação com relação a quantidade de tabelas que podem ser particionadas?
Obrigado pela ajuda.21 de janeiro de 2010 às 11:19 pm #92243VitorLeandro
ParticipanteFala Vargas,
Da mesma forma que o número de tabelas por banco de dados é ilimitado, o numero de partições por banco de dados também deve ser. O limite que existe é o de numero de partições por tabela ou index, que no caso do 11G R2 é de 1024k -1.
Se quiser aprender mais sobre limites lógicos do Oracle, procure por “Logical Database Limits” na documentação da versão do seu banco de dados.
Segue o exemplo 11G R2: http://download.oracle.com/docs/cd/E118 … tm#i288032
Exemplo do 9i (9.2):
http://download.oracle.com/docs/cd/B105 … htm#288033Te mais!!!
21 de janeiro de 2010 às 11:23 pm #92244fsitja
Participante[quote=”mpvargas”:1z6p5ixb]Companheiros,
Aproveitando o assunto (Tabela Particionada) gostaria de tirar uma dúvida…
A Oracle recomenda que seja particionada a tabela que o tamanho seja superior a 2Gb. Alguém sabe dizer se existe uma limitação com relação a quantidade de tabelas que podem ser particionadas?
Obrigado pela ajuda.[/quote]Creio que não, nunca vi nada a respeito sobre limite de quantidade de tabelas.
Aproveitando o gancho, lembrei disso:
http://tkyte.blogspot.com/2005/05/rule-of-thumb.htmlROT (rule of thumb): Partition a table when it exceeds N rows. Not even close to being partially true, but widely believed. You partition tables based on how you use them. You might partition a 1,000,000 row table, you might not partition a 100,000,000 row table. (how big is a row anyway?).
21 de janeiro de 2010 às 11:34 pm #92245VitorLeandro
ParticipanteSó mais uma coisa, a Oracle realmente recomenda particionar tabelas com mais de 2 GB, mas já que você possui a feature de particionamento, você pode usufruir de seus benefícios em tabelas menores também, levando em consideração a redução de I/O e CPU das operações. Li algo a respeito em um documento da Oracle, vou procurar e posto aqui!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.