- Este tópico contém 16 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 2 meses atrás por
uilton.
-
AutorPosts
-
14 de janeiro de 2011 às 3:52 pm #97706
uilton
ParticipanteOlá galera,
Estou com um problema no retorno de informações para o banco oracle 10G, onde é utilizado o DataProvider .NET para escrever (o retorno) no banco oracle 10G. Esta inserão está dando erro, segundo a produtora do software, devido ao nome do serviço do oracle ultrapassar 8 caracteres. Algúem tem idéia como devo proceder?
abçs a todos.14 de janeiro de 2011 às 4:04 pm #97707leandrolbs
ParticipanteQuando ao tamanho do nome do SID não existe problema, porem a produtora pode ter efetuar um desenvolvimento em base de até 8 carac, verifique se o sistema usa tnsnames para conexão, caso sim, tente trocar o alias. No mais, creio que a produtora que lhe dará a solução.
14 de janeiro de 2011 às 4:31 pm #97710uilton
ParticipanteUsamos tnsnames para conexão. Se alterar o alias neste arquivo, terei que fazer alguma outra alteração no banco ou apenas no tnsnames, parar o serviço e reiniciá-lo?
Desde já agradeço.14 de janeiro de 2011 às 4:49 pm #97711leandrolbs
Participantetente colocar no tnsnames na pasta da aplicação, e troque o alias, mais antes verifique com o pessoal do sistema se ele aceita trocar o alias, se aceitar troque o tnsnames de um client evite mecher no server para testes.
14 de janeiro de 2011 às 5:14 pm #97714uilton
ParticipanteSegue abaixo como ficou a linha do arquivo tnsnames para o serviço que tenho problemas:
VIVATEST =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = server01)(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = vivatest)
)
No service_name estava como vivateste.emb. Com o vivatste.emb ainda funcionava, depois que alterei para vivatest, ele dá erro, no console enterprise manager, que o listener não tem conhecimento do serviço solicitado, neste caso vivatest.14 de janeiro de 2011 às 5:30 pm #97718leandrolbs
Participanteo service_name vc não pode alterar, deve permanecer como o original SID, agora o alias vc pode mudar caso o sistema aceite mult alias.
ex:
VVT =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = vivateste.emb)
)
14 de janeiro de 2011 às 5:41 pm #97719uilton
ParticipanteVeja como ficou o tnsnames:
VIVATEST =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
)
(CONNECT_DATA =
(SID = vivateste.emb)
(SERVER = DEDICATED)
)
)Mesmo assim quando tento adicionar um banco a arvore no console enterprise manager, ta dando o erro:não foi possível resolver o SID no descritor de conexão.
Desde já agradeço pela ajuda.
abçs
14 de janeiro de 2011 às 7:10 pm #97720leandrolbs
Participantemais qual o SID do seu banco ?
14 de janeiro de 2011 às 7:21 pm #97721uilton
ParticipanteO NOME DA MINHA INSTANCIA É VIVATESTE.
17 de janeiro de 2011 às 5:40 pm #97737uilton
ParticipanteQual risco posso ter em alterar o nome do serviço?
17 de janeiro de 2011 às 10:38 pm #97752leandrolbs
Participanteulton, primeiro vc tem que conseguir logar no banco para solucionar o outros problemas, o tnsnames está correto visto que o nome de serviço SID tambem esteja, porem não consegue login… sugiro que faça logon no banco de dados usando o SQLPLUS e faça o logon sem usar tns:
set oracle_sid=NOMEsqlplus /nologconn sys as sysdbarode estes selects aqui para verificar.
[/code]
select name from v$database;
select instance_name from v$instance;
select * from global_name;
17 de janeiro de 2011 às 11:39 pm #97754uilton
ParticipanteAlterei o arquivo tnsnames e consegui logar, porém ainda preciso alterar o SID para até 8 caracteres. Onde posso ver o tamanho do meu SID em bytes?
Segue as respostas dos comandos executados:
select name from v$database; vivatest
select instance_name from v$instance; vivateste
select * from global_name; vivateste.embobrigado abçs,
18 de janeiro de 2011 às 4:53 pm #97766uilton
ParticipanteO Oracle limita o tamanho do SID a 8 Bytes?
18 de janeiro de 2011 às 7:45 pm #97775leandrolbs
Participanteuilton, criei um banco com 14 chars; conectei usando um sistema em ODBC e client via DOA normalmente.
Se tivesse problemas, na criação mesmo ele daria um alerta quando ao tamanho, o que não ocorreu.
18 de janeiro de 2011 às 8:28 pm #97777uilton
ParticipanteMuito obrigado pelas dicas leandrolbs. Realmente é uma llimitação da aplicação.
Para Alterar o nome do SID, terei que reinstalar todo o meu banco novamente?
Obrigado, abçs, -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.