- Este tópico contém 4 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 3 meses atrás por
LoadingXp.
-
AutorPosts
-
5 de dezembro de 2007 às 12:47 am #80899
djdigao
ParticipanteBoa tarde pessoal!
Sou novato com Oracle e gostaria de pedir a opinião de pessoas com mais tempo de convivência com o Oracle 10g ou outras versões. Bom vamos lá.Eu gostaria de saber quais os procedimentos (“quais tipos de manutenções”) básic(os)(as) que eu devo fazer para manter minha base de dados sempre com um bom desempenho, ou seja, sempre deixar ela rápida sem perde de rendimentos. Esses procedimentos devo realizar todo dia? Ou semanal? Devo reiniciar minha base de produção pelo menos uma vez por mês?
Pessoal eu agradeço a todos que puderem me dar uma força, muito obrigado a todos.
😀
5 de dezembro de 2007 às 4:11 pm #80900Marcio68Almeida
ParticipanteBom dia.
Primeiro de tudo, um banco de dados não é feito para ficar off line, portanto chutar um banco é uma atitude extrema e não corriqueira…
Administrar um banco requer atividades diárias e corriqueiras como verificação de espaço disponível em disco e nas tablespaces.
Verificar diariamente as consultas que são efetuadas, ver se não há table full access, verificar se não é necessária a criação de novos índices, verificar se já não existem índices demais o que também atrapalha na performace.
Backup tem que ter uma atenção especial.5 de dezembro de 2007 às 9:38 pm #80903Ishii
ParticipanteApenas complementando. Existem as manutenções do SO do Servidor mas isso depende mais do SO do que do Oracle mesmo. A “necessidade” de reiniciar o Oracle pode estar atrelada ao SO (windows normalmente…) em SO de alta performance (unix, solaris, linux etc) isso não deveria ocorrer.
Manter atualizado os patches também ajuda muito. Para isso verificar os patches no Metalink e aplicá-los dentro da versão do Oracle que se utiliza também ajuda bastante.