Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por fabiogalera.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Thiago Vilhena
    Participante

Pessoal, hoje estava olhando pra um banco de produção e percebi
      que umas das máquinas estava com o consumo de CPU de 90% e a outra de 4%
      dei uma olhada nos processos, e tinha umas porção de processos em paralelo mas tudo entrou na maquina B, e na maquina A nao tinha nada

alguem tem alguma ideia?

Ambiente Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.2.0 – 64bit Production
      RAC 2 nós

fabiogalera
      Participante

Pelo o que vejo, é 11gR2.

Você esta usando os SCANS ? Como esta sendo feita a conexão com a Base de Dados ?

Execute abaixo nos dois servidores:
        ps -ef | grep tns

Vamos verificar os scans que estão habilitados.

Thiago Vilhena
        Participante

[quote=”fabiogalera”:359yqwkd]Pelo o que vejo, é 11gR2.

Você esta usando os SCANS ? Como esta sendo feita a conexão com a Base de Dados ?

Execute abaixo nos dois servidores:
          ps -ef | grep tns

Vamos verificar os scans que estão habilitados.[/quote]

fabiogalera
          Participante

Entra na Base de Dados:

show parameter listener;

No remote listener, pega o DNS que estiver la (sem a porta), e executa:

nslookup

Thiago Vilhena
            Participante

[quote=”fabiogalera”:1iw4qch2]Entra na Base de Dados:

show parameter listener;

No remote listener, pega o DNS que estiver la (sem a porta), e executa:

nslookup [/quote]

fabiogalera
              Participante

Execute mais vezes, e verifique se os valores alternam, de um ip para o outro. O DNS precisa estar configurar em Round Robin.

Outra coisa que você precisa verificar, é na parte aplicacional. Como esta configurar o TNSNAMES para a Base de Dados, se estão usando algum NODE direto, ou se estão usando esse dns em questão.

Thiago Vilhena
                Participante

[quote=”fabiogalera”:zpqtdvxu]Execute mais vezes, e verifique se os valores alternam, de um ip para o outro. O DNS precisa estar configurar em Round Robin.

Outra coisa que você precisa verificar, é na parte aplicacional. Como esta configurar o TNSNAMES para a Base de Dados, se estão usando algum NODE direto, ou se estão usando esse dns em questão.[/quote]

Pois é, eu to achando que eles fixaram na aplicação a entrada em somente um servidor.. ao invés de usar o SCAN pra dividir a carga nas máquinas.

Eu pedi um AWR das 2 instancias, e um relatório de infra da máquina!
                  pra tentar identificar o porque. de ter comido tanto em uma máquina só!

Mas acredito que tudo aponte para a aplicação estar utilizando somente uma máquina ao invés do SCAN, só quero ter certeza!!

Vlw pelas dicas meu brow!!
                  Abração

fabiogalera
                  Participante

O que eu posso te dizer é que o SCAN não é um ótimo balanceador, ele apenas alterna as conexões de um servidor pro outro. Pode ser que por exemplo, em um eventual acontecimento, imagine que as sessões impares:
                    primeira, terceira e quinta apenas querem um select minusculo, que roda em 2 s … as 3 vão para um servidor … e vamos supor que as pares (segunda, quarta e sexta) vão executar um JOB violento na Base de Dados, você irá notar uma carga maior em um nó.

É raro acontecer, mas pode. Mas também pode ser que eles estejam conectando diretamente em um nó. Verifique isso, caso estejam utilizando o SCAN, pode ser que o Round Robin não esteja funcionando direito, ou você pode utilizar outros meios de balanceamento, utilizando o Resource Manager para monitorar a CPU e tomar a decisão do melhor nó.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.