- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 3 meses atrás por
fabiogalera.
-
AutorPosts
-
15 de dezembro de 2011 às 10:29 pm #102203
Thiago Vilhena
ParticipantePessoal, hoje estava olhando pra um banco de produção e percebi
que umas das máquinas estava com o consumo de CPU de 90% e a outra de 4%
dei uma olhada nos processos, e tinha umas porção de processos em paralelo mas tudo entrou na maquina B, e na maquina A nao tinha nadaalguem tem alguma ideia?
Ambiente Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.2.0 – 64bit Production
RAC 2 nós16 de dezembro de 2011 às 12:22 am #102209fabiogalera
ParticipantePelo o que vejo, é 11gR2.
Você esta usando os SCANS ? Como esta sendo feita a conexão com a Base de Dados ?
Execute abaixo nos dois servidores:
ps -ef | grep tnsVamos verificar os scans que estão habilitados.
16 de dezembro de 2011 às 7:10 pm #102217Thiago Vilhena
Participante[quote=”fabiogalera”:359yqwkd]Pelo o que vejo, é 11gR2.
Você esta usando os SCANS ? Como esta sendo feita a conexão com a Base de Dados ?
Execute abaixo nos dois servidores:
ps -ef | grep tnsVamos verificar os scans que estão habilitados.[/quote]
16 de dezembro de 2011 às 7:13 pm #102218fabiogalera
ParticipanteEntra na Base de Dados:
show parameter listener;
No remote listener, pega o DNS que estiver la (sem a porta), e executa:
nslookup
16 de dezembro de 2011 às 7:28 pm #102219Thiago Vilhena
Participante[quote=”fabiogalera”:1iw4qch2]Entra na Base de Dados:
show parameter listener;
No remote listener, pega o DNS que estiver la (sem a porta), e executa:
nslookup [/quote]
16 de dezembro de 2011 às 7:37 pm #102220fabiogalera
ParticipanteExecute mais vezes, e verifique se os valores alternam, de um ip para o outro. O DNS precisa estar configurar em Round Robin.
Outra coisa que você precisa verificar, é na parte aplicacional. Como esta configurar o TNSNAMES para a Base de Dados, se estão usando algum NODE direto, ou se estão usando esse dns em questão.
16 de dezembro de 2011 às 7:41 pm #102221Thiago Vilhena
Participante[quote=”fabiogalera”:zpqtdvxu]Execute mais vezes, e verifique se os valores alternam, de um ip para o outro. O DNS precisa estar configurar em Round Robin.
Outra coisa que você precisa verificar, é na parte aplicacional. Como esta configurar o TNSNAMES para a Base de Dados, se estão usando algum NODE direto, ou se estão usando esse dns em questão.[/quote]
Pois é, eu to achando que eles fixaram na aplicação a entrada em somente um servidor.. ao invés de usar o SCAN pra dividir a carga nas máquinas.
Eu pedi um AWR das 2 instancias, e um relatório de infra da máquina!
pra tentar identificar o porque. de ter comido tanto em uma máquina só!Mas acredito que tudo aponte para a aplicação estar utilizando somente uma máquina ao invés do SCAN, só quero ter certeza!!
Vlw pelas dicas meu brow!!
Abração16 de dezembro de 2011 às 7:46 pm #102222fabiogalera
ParticipanteO que eu posso te dizer é que o SCAN não é um ótimo balanceador, ele apenas alterna as conexões de um servidor pro outro. Pode ser que por exemplo, em um eventual acontecimento, imagine que as sessões impares:
primeira, terceira e quinta apenas querem um select minusculo, que roda em 2 s … as 3 vão para um servidor … e vamos supor que as pares (segunda, quarta e sexta) vão executar um JOB violento na Base de Dados, você irá notar uma carga maior em um nó.É raro acontecer, mas pode. Mas também pode ser que eles estejam conectando diretamente em um nó. Verifique isso, caso estejam utilizando o SCAN, pode ser que o Round Robin não esteja funcionando direito, ou você pode utilizar outros meios de balanceamento, utilizando o Resource Manager para monitorar a CPU e tomar a decisão do melhor nó.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.