- Este tópico contém 11 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 6 meses atrás por
jspaulonci.
-
AutorPosts
-
21 de setembro de 2009 às 5:39 pm #89803
jspaulonci
ParticipanteBom dia pessoal, gostaria de ter um feedback de vocês no seguinte sentido .
Como que o mercado está reagindo quanto ao 11g, vocês estão com projetos de migração para 11g nas empresas que vocês trabalham ?
Existe algum mito sobre a 11g ?
O 11g está sendo um sucesso ?
O que vocês tem ouvido sobre essa versão ?
Alguem tem algum material sobre new feature do 11 g?
Abraços
João Paulo Spaulonci
21 de setembro de 2009 às 8:49 pm #89814Rodrigo Almeida
ParticipanteMalé má as empresas estão com 10g em produção! heheheheh…
O 11g o pessoal esperou sair o Release 2 para começar as migrações.
Agora que o pessoal irá começar a migrar definitivamente.
Tirando lógico, o pessoal que foi obrigado a migrar do 10.2.0.4 para 11.0.1.6 ou 11.2.0.7 por motivos de BUG. principalmente em RAC!
Abraços,
22 de setembro de 2009 às 2:34 pm #89824jspaulonci
ParticipanteQuer dizer que a versão boa é a 11.2.0.7 ?
23 de setembro de 2009 às 7:14 am #89851Ishii
ParticipanteOlá,
Existe um “xará” do Alphamek, Rodrigo Buriola – DBA – Uninove que migrou os Bancos de Dados Oracle para o 11g em produção (R1 ainda) no ano passado, estou tentando trazê-lo para o ENPO para um Workshop sobre essa migração, dificuldades, benefícios etc…
[]s Ishii
23 de setembro de 2009 às 1:12 pm #89852jspaulonci
ParticipanteDe repente poderiamos fazer um mini faq sobre esse assunto, o que vocês acham ?
Ontem eu tentei instalar a 11.1.0.6.0 no Windows Vista e achei estranho um step da instalação, quando eu marquei a opção para instalar um banco com OEM , o instalador pediu para que eu subisse um listener antes, eu nunca tinha visto isso antes, e por fim não consegui concluir a instalação.
O que vocês me dizem ?
Abraços
Spaulonci23 de setembro de 2009 às 5:06 pm #89856Marcos Braga
ParticipanteOi,
Há dois anos, na empresa onde trabalhava, migrei os bancos 10.2.0.4 para 11.1.0.6 e ano passado atualizei para 11.1.0.7.
Na empresa onde atualmente trabalho, migramos (esta semana) o banco de desenvolvimento da versão 10.2.0.3 para 11.2.0.1.
A migração em si foi tranquila, até o momento as migrações foram efetuadas através de imp/exp e/ou impdp/expdp (funcionam muito bem).
Como os bancos não tem um volume muito significativo e temos espaço disponível para efetuarmos as cópias, preferimos estas ferramentas para reestruturarmos fisicamente o banco.
- A princípio observo a geração exagerada de traces (bdump, novo trace – diferentemente estruturado), muitos deles contém somente informações, o que, no meu ponto de vista, não merece gerar “traces” (na release 1, o suporte da Oracle informou que eram bugs, mas observo ainda várias informações em traces na release 2);
- Outra preocupação que deve ter é quanto ao acesso utilizando UTL_SMTP ou UTL_TCP (qualquer tipo de acesso externo), na versão 11 (ao menos na release 1), tivemos que criar as ACLs para os usuários que utilizam envio de email (por exemplo) utilizando packages do próprio Oracle;
- A migração dos catálogos do rman foram tranquilas com um novo comando (rman) import catalog da versão 11, funcionou que foi uma maravilha.
Bom…, ainda estamos estudando a release 2 aqui na empresa e observando o que tem de novo e quais os impactos que trará aos sistemas atuais.
Na empresa antiga, a release 1 funciona bem até hoje (mas continua com a geração “exagerada” de traces com informações e não erros).
Quanto as new features, consulte este endereço
http://www.oracle.com/technology/pub/ar … index.htmlEssa é minha experiência com 11.
[]s
Braga23 de setembro de 2009 às 5:08 pm #89857Marcos Braga
ParticipanteAh!!!, detalhe.
Todas as migrações foram efetuadas de Linux (Red Hat) da versão 4 para 4 e de 4 para 5; tanto 32 ou 64bits.
Todas sem complicações e/ou problemas.
Seguindo os pré-requisitos da documentação Oracle ou os guias rápido de instalação funcionam bem.
[]s
23 de setembro de 2009 às 5:59 pm #89858jspaulonci
ParticipanteBraga…muito obrigado pelo post….. me ajudou muito , principalmente esse link de new features, que eu tinha e perdi
Obrigado
Spaulonci
23 de setembro de 2009 às 6:55 pm #89859Rodrigo Almeida
ParticipanteEntão,
Estou fazendo os testes ainda com o 11g Release 2, vou migrar 4 bases de 9iR2 para 11gR2. Algumas coisas eu já notei de estranho.
(-) O padrão OFA utilizado, principalmente para os traces. Horrível.
(-) MEMORY_TARGET, criar um banco de dados manualmente ficou mais chato.
(+) O RMAN usou o Virtual Catalog, funcionou que é uma blz.
(+) Aplicação de Patchs Online. Foi de boa tb.
(+) Melhorou a segurança de senhas. Saiu o MD5 e entro o SHA-1.
(+) Tablespaces Data Encryption, Bacana também!
(+) Rotinas de backup do 10g, funcionaram sem transtorno no 11g. Sem alterar nada. RMAN puro!
(+) 11g com RHEL 4, kernel 2.6.9, foi tranquilo. 32Bits
(+) Data Pump, very WELL!! =D
(+) Migrei do 11.1.0.6 para 11.2.0.1, por Upgrade! Tranquilo!
E por enquanto é isso, conforme as necessidades estou testando no 11g para fazer esse migração.
Abraços,
23 de setembro de 2009 às 7:59 pm #89863jspaulonci
ParticipanteE olha que eu já reclamava do OFA do 10g para os traces
23 de setembro de 2009 às 8:16 pm #89865Marcos Braga
ParticipanteOi Rodrigo
Concordo com o padrão OFA para os traces: — é horrível mesmo.
Observou também que quando há um erro reportado nos traces, é criado os arquivos com mais informações em um subdiretório chamado “incidents” ?
Resumindo, atualmente criei script para ficar limpando os traces que só trazem informações em seu conteúdo, se não for assim, toda vez que acesso o diretório “trace” tomo um susto com tanto arquivo de trace.
Em alguns testes, criei um usuário oracle (usuário normal do S.O.) com home “/home/oracle”; observei que dentro do “home” deste usuário o Oracle cria um subdiretório chamado “oradiag”. No começo achei estranho, até apaguei o diretório, mas o Oracle recria o mesmo. Ainda não verifiquei qual a utilidade do mesmo, mas achei que está criado fora de contexto (como se estivesse perdido).
Se eu criasse um usuário somente como dono do ORACLE_BASE, esse “oradiag” seria criado nessa estrutura.
Ainda em estudos… (qualquer novidade aviso)
Outro detalhe importante:
Na release 2 a senha é case sensitive por padrão (não falo da release 1, pois não lembro ter alterado esse parâmetro, talvez até seja). Para compatibilizar a maioria das aplicações (que nunca se atentaram para esse detalhe), alterei o parâmetro SEC_CASE_SENSITIVE_LOGON para false.
Por enquanto é isso.
[]s
23 de setembro de 2009 às 9:31 pm #89869jspaulonci
ParticipanteMuito bom Braga….parabens …..
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.