Pular para o conteúdo
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    airoosp
    Participante

Bom dia,

Gostaria de saber opinião de vocês aqui do fórum sobre:

Migração 9i para 10g ou 11g, qual a melhor opção?

Fiz algumas pesquisas e vi que o suporte para a versão 10g foi prorrogado até 2011 que logo chegará pois já estamos na metade de 2009, a versão 11g esta estável na plataforma Windows, quem esta utilizando o que pode comentar a respeito.

Obrigado.

Airton

Marcio68Almeida
      Participante

O que levar em conta na hora da migração…
        1. A aplicação está homologada apra a nova versão ?
        2. A nova versão me trará benefícios mensuráveis ?
        3. Eu domino a próxima versão ?
        4. Os requisitos de hardware e SO para a próxima versão.
        5. As facilidades da nova versão estarão sendo aproveitadas ?

Principalmente…
        POR QUE estou mudando de versão ???

eversonpiza
        Participante

Airton,

Eu não cheguei ainda a conhecer a versão 11g, mas apenas para te ajudar a pensar no assunto vou relatar algo que aconteceu comigo.

Na empresa onde eu trabalhava eles adoravam estar com a última versão de tudo, e logo que saiu o 10g e segurei ao máximo a migração, mas acabamos migrando pouco depois de 1 ano do lançamento, realmente a versão era muito boa, e para mim foi ótimo, pois foram criados muitas novas ferramentas de administração, mas quando encontrava algum problema eu sofria, pois por ser uma versão nova poucas pessoas conheciam, tentava em forum e dificilmente recebia respostas, procurava no google e nada, acabava ficando na mão do suporte deles, que para quem conhece sabe que nem sempre são rápidos nas respostas.

Atn,
          Everson

airoosp
          Participante

Bom dia,

Aqui temos aplicações desenvolvidas em .NET, Delphi 6 e ASP e como estaremos fazendo a migração do banco da versão 9i para 10g ou 11g alguém já teve experiência ou melhor pode comentar se teve algum problema com sistemas desenvolvidos nestas plataformas acessando as versões 10 e 11.

Obrigado.

Airton

juliano_sf
            Participante

Opa,

No metalink existe uma matriz de compatibilidade dos export/import. Talvez vc precise migrar para uma versão intermediária ou aplicar um patch antes de migrar. No 11g, tome cuidado com aquela feature que torna os LOGIN/SENHA case sensitivo (habilitado por default)

Att,

Juliano

juliano_sf
              Participante

Eu particularmente não confio em release 1 do Oracle, sempre vem muito bugada. A 9iR1 era horrível, a 10.1 é muito ruim e, segundo a Oracle a 11gR1 é a melhor release 1 que já saiu… eles sempre falam isso… rssss

A velha máxima: “You know what, I’m gonna wait for the second release!”.

Portanto, se eu fosse você, caso não precise desesperadamente de uma feature exclusiva do 11g (BLOBs mais rápidos, RESULT CACHE, DB Connection Pool, Database Replay, etc), sugiro que vc vá para a 10.2.0.4

Abs,

eversonpiza
                Participante

Concordo com o Juliano, release 1 nunca é uma boa, na verdade deveria ser chamada de versão ‘beta comercial’. rs

airoosp
                  Participante

Pessoal,

Obrigado pelas informações, pesquisando vi que o suporte da Oracle para 10g inicialmente seria até 2010 mas foi prorrogado para 2011, como já estamos na metade de 2009, 2010 chegará logo e 2011 também sendo assim estou analisando a possibilidade de migrar para 11g.

Airton

airoosp
                    Participante

Boa tarde,

Referente à migração, é possível ter duas instâncias de versões diferentes do Oracle no mesmo servidor por exemplo 9i com 10g ou 11g?
                      No processo de migração é possível fazer um upgrade direto da versão atual para a nova ou é melhor instalar a versão nova em outra máquina, executar o import + archives e depois com o banco configurado e atualizado deixar esta máquina como produção, desligando a versão anterior?

Ambiente Windows.

Obrigado.

Airton

souza
                      Participante

Sim é possível ter a versão 10g , 9i e até 11g na mesma máquina. Porém terá que ter os produtos relativos a cada versão instalado nessa mesma máquina, o que vai te ocupar um relativo espaço. Apesar de pouca experiência na área de banco de dados eu não uso essa prática de ter versões diferentes porque tu terás utilitários (exp,imp, sqlplus , rman e por aí vai) diferentes na mesma máquina. Aí se tu vai fazer um export de um banco tem que estar alterando variáveis e etc ….então não uso essa prática.

“No processo de migração é possível fazer um upgrade direto da versão atual para a nova ou é melhor instalar a versão nova em outra máquina, executar o import + archives e depois com o banco configurado e atualizado deixar esta máquina como produção, desligando a versão anterior?

Eu sempre monto um ambiente de teste primeiro em outra máquina. Sobre fazer import + archives não é possível. Ou faz o import ou usa um backup fisico (online ou cold) + archives.

Abraços

airoosp
                        Participante

Souza,

Também não tenho muita experiência com o Oracle, fiz um curso e não foi passado como fazer o processo de aplicação dos archives sem usar o RMAN, você sabe como fazer este processo.
                          Concordo com você primeiro montar um ambiente de teste, perguntei sobre mais de uma versão na mesma máquina pois no nosso ambiente de teste temos o 9i.

Obrigado.

Airton

souza
                          Participante

Para aplicar os archives você pode fazer da seguinte maneira: Partindo do princípio que você tenha um backup cold de ontem + archives.

Cópia todos os arquivos do banco de dados para o novo ambiente (redos, controlfiles e datafiles) , inicie teu banco em estado mount e faça um “recover database” , e depois digite a opção auto. Antes de você fazer esse procedimento você deve ter um banco nessa máquina de teste criado com o mesmo nome do teu banco de producao ou então você pode fazer um clone do teu banco principal também para não ter o trabalho de fazer toda essa mão. Uma referência boa para clone é em:

https://profissionaloracle.com.br/blogs/ … ld-school/

Espero ter ajudado

Abraços

Souza

VitorLeandro
                            Participante

Fala souza,

Na minha humilde opinião, acho que você poderia atualizar do 9i para o 10G ( 10.2.0.4), e quando sair o 11G R2 para Windows, você atualiza para o 11G!!! Dá uma conferida na documentação do 10G R2 (http://www.oracle.com/pls/db102/homepage) e no Upgrade Guide (http://download.oracle.com/docs/cd/B193 … 38/toc.htm).

Te mais!!!

airoosp
                              Participante

Boa tarde,

Obrigado pelas informações vou verificar mais sobre a versão 10g.

Airton

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
                              • Você deve fazer login para responder a este tópico.