Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 17 anos, 6 meses atrás por Marcio68Almeida.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Anônimo

Boa dia, embora trabalhe com oracle ainda não precisei fazer migrações completas de banco. Agora necessito fazer uma migração de uma base oracle 9i para uma base oracle 11g, preciso migrar tudo inclusive a parte que usa o spatial. Tenho algumas dúvidas quanto ao procedimento, sobre possíveis conversões e principalmente quais ferramentas posso usar para realizar essa tarefa de forma aminimizar transtornos e agilizar o processo sem probemas.
      Em tempo. É possivel migar uma base 8i para 11g diretamente?

Desde já agradeço àqueles que puderem me ajudar.

Abraço e obrigado.

Marcio68Almeida
      Participante

Não é possível migrar do 8i para o 11g sem intermediárias…
        Ou você opta pelo export / import, o que é possível desde que você não tenha naad mais complexo, pois a forma de trabalhar do 11 é totalmente diferente do 8.
        O ideal é que se faça a migração em um ambiente de testes e, depois de homologado, fazer o trabalho na produção.
        Também não é bom ficar muitas versões atrás, se bem que nem sempre isso é possível, pois quanto mais demorar para aplicar patches, mais complicado fica o processo…

Anônimo

No caso de uma base 8i, eu posso fazer uma exportação full para a base 9i, e depois tentar exportar da base 9i para a base 11g diretamente?

Marcio68Almeida
          Participante

[quote=”adalberto”:26b492g2]No caso de uma base 8i, eu posso fazer uma exportação full para a base 9i, e depois tentar exportar da base 9i para a base 11g diretamente?[/quote]
            Se forem apenas as tabelas, pode até exportar do 8i para o 11g, desde que use o cliente do 8i para essa tarefa.
            No caso de funções, procedures, triggers, etc. verifique tudo, pois as incompatibilidades podem ser muitas…

Rodrigo Almeida
            Participante

Como o Marcio disse,

Eu já peguei um problema com 11g para bases 8i, um cliente por exemplo na versão 11g (11.1.0.5), não acessa uma base 8i (8.1.7.4), diz que é problemas de compatibilidade.

Existe um software da Oracle, o Oracle WorkBench Migration, que “diz” que auxilia na migração de versões anteriores para novas versões. Mas, tudo que trabalhar com interface sempre traz complicações.

O que eu acho melhor tu fazer, é criar uma base 11g, com o que precisa, ou do jeito que era no 8i, isso permite tu realizar algumas alterações como block_size, mudar o gerenciamento de tablespace padrão, utilizar algumas features do 11g e depois, como dito nos post acima, realizar um EXP/IMP e passar para a nova versão.

Sobre o Spatial, terá que trabalhar isoladamente, veja os objetos do owner do Spatial no 8i e depois tente recriar ele no 11g, e veja se alguma objeto dele ficou inválido e vá acertando pelas “beiradas”.

Abraços,

Anônimo

Você diz que deverei criar um novo banco com um novo schema (tabelas etc.) antes de importar os dados da base 8i? Será que tem como ir importando por partes de modo a minimizar os problemas? Neste caso, somente com o imp e o exp eu conseguiria realizar essa tarefa? Na verdade, só quero uma luz para que não tenha que perder muito tempo nessa tarefa. Se tiver alguma documentação ou tutorial que possa me ajudar ficaria muito grato.

Abraço

Adalberto

Marcio68Almeida
                Participante

Você pode importar por owner e até mesmo por tabela…
                  Pode importar para um arquivo texto só as estruturas, facilitando o trabalho…
                  É bom ver as opções do export e import 😀

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.